Revista Cobertura

Novos tempos para a BR Insurance

De holding a uma única companhia, empresa é totalmente reestruturada com foco no cliente

Por Karin Fuchs

A BR Insurance passa por um processo de reestruturação que teve início no final de 2015. A empresa deixou de ser a holding Brasil Insurance para se transformar na BR Insurance, uma única companhia, com um único DNA, o que inclui a integração das corretoras e o CNPJ.

Segundo o CEO da BR Insurance, Luiz Roberto de Salles Oliveira, “o mais importante não é a formalização dos CNPJs, isso é uma mera questão formal, mas sim todo mundo se sentir parte de uma mesma empresa. E é isso que está acontecendo na companhia”, afirma.

Em sua formação, ela já chegou a ter 51 corretoras e 104 sócios. Hoje são 26 corretores na operação, que foram fundadores de corretoras. O objetivo da reestruturação é ampliar a sua participação junto aos clientes. “Nós queremos ver o cliente como um todo e entender todas as suas necessidades”, diz.

Uma das metas da BR Insurance é ter mais produtos alocados no mesmo cliente. Para tanto, está investindo em três pilares neste ano: treinamento, tecnologia e na divulgação da companhia. Treinamento interno e com uma empresa terceirizada. “Nós estamos qualificando as pessoas em todas as linhas de negócios, investindo muito em treinamento, e vamos mostrar aos clientes o que temos de melhor a oferecer”, comenta Oliveira.

Estrutura

Com sede em São Paulo, no bairro de Pinheiros, a BR Insurance tem escritórios em Recife (PE), Fortaleza (CE), Salvador (BA), Vitória (ES), Rio de Janeiro (RJ), São Paulo (SP), Piracicaba (SP), Ribeirão Preto (SP), Curitiba (PR) e Porto Alegre (RS), e conta com um time de 700 pessoas.

Sobre expansão, o executivo frisa que o DNA da companhia é de consolidação. “Não de imediato, mas temos planos de voltarmos a fazer aquisições de forma estratégica. Este é o nosso DNA”, pontua.

Atualmente, o que tem sido feito é o fortalecimento das filiais. “Nós temos investido em todas elas, estamos colocando um time comercial para novas vendas nas filiais para sermos um pouco mais agressivos na comercialização, expandir as filiais e não focar somente no eixo Rio-São Paulo”, explica.

Historicamente, eram os donos das corretoras que cuidavam das vendas novas, com a reestruturação há uma equipe voltada para este objetivo, liderada por um diretor de vendas focado 100% no negócio.

Atuação

Multiprodutos, a BR Insurance atende desde as pequenas e médias empresas até o corporate. “Atuamos nos três mercados: pequeno, médio e grande, o porte da companhia nos permite isso, e o médio mercado é o target preferencial, onde focaremos bastante, e no PME. A operação da BR Insurance também tem um braço em grandes riscos, oriunda de uma das corretoras que já foi incorporada”, especifica.

Grande parte da receita vem da linha de benefícios e o foco é diversificar. “Há algumas oportunidades que conseguimos explorar mais, olhando para a nossa carteira. Apostamos bastante no seguro de vida e no responsabilidade civil, por exemplo. E pela concentração da companhia em benefícios, acreditamos que temos um potencial muito grande para crescermos em ramos elementares, de forma geral. A nossa meta é expandirmos em todos os produtos”.

Nesse novo momento para a BR Insurance, o executivo diz que o primeiro passo foi se concentrarem para a unificação e, feita a lição de casa, neste ano a companhia se volta para o mercado com uma nova imagem. “Nós estamos disseminando a cultura de sermos uma empresa única, precisamos trabalhar para o cliente e temos que ser uma companhia de ponta para que as seguradoras tenham produção e os acionistas, retorno sobre o investimento”.

“Atuamos nos três mercados: pequeno, médio e grande, o porte da companhia nos permite isso, e o médio mercado é o target preferencial, onde focaremos bastante, e no PME”

Inclusive, a reestruturação contou com o apoio dos acionistas. “Conseguimos fazer o trabalho com o apoio deles e agora nós precisamos responder a confiança que eles depositaram na gente. Eu tenho fé que estamos 100% no caminho certo”, enfatiza.

Outra iniciativa da BR Insurance foi divulgar o balanço da companhia para toda a equipe de forma bastante transparente e também há um projeto para que os consumidores, imprensa, empresas e corretores conheçam a estrutura da Brasil Insurance.

Com 20 anos no mercado de seguros, Luiz Roberto de Salles Oliveira começou em uma corretora e montou a sua própria, a Índico, focada em benefícios, vendida para a BR Insurance em 2012. Desde então, ele fez parte do conselho até assumir como CEO, em janeiro deste ano. “Eu participei de todo o processo de desenvolvimento da reestruturação e não houve no mercado um movimento tão grande quanto o que estamos fazendo”, finaliza.

“ Pela concentração da companhia em benefícios, acreditamos que temos um potencial muito grande para crescermos em ramos elementares, de forma geral. A nossa meta é expandirmos em todos os produtos”

BR Insurance

Idealizada e fundada por um fundo de investimentos, em 2010 nascia a BR Insurance reunindo a operação de 27 corretoras de seguros no país. E ela foi a primeira consultoria de seguros a ter ações comercializadas em bolsa de valores com adesão ao maior nível de Governança Corporativa da BM&F BOVESPA.

Com atuação em todos os seguros, como saúde, odontológico, vida, automóveis, frotas, grandes riscos, garantia, responsabilidade civil, risco de engenharia e transporte, pela sua organização, a diversificação veio das sociedades corretoras e suas experiências nos mais diversos ramos. Atualmente, ela tem 13 escritórios no país, uma equipe de 700 profissionais e atende mais de 1,2 milhão de pessoas e 80 mil veículos.

Conteúdo da edição 184 – Março/2017 – Revista Cobertura Mercado de Seguros

Comentários

Publicidade

Newsletter



Facebook

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

SindsegNNE faz campanha nas Redes Sociais para anunciar não adesão à greve - t.co/bNM0mme5rd

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

AIDA realiza evento sobre “Os Riscos Cibernéticos e a Responsabilidade Civil” - t.co/0q30AC1ayJ

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Sincopeças-SP promove fórum sobre conectividade em veículos na Automec 2017 - t.co/lsYDK6wLj5

Publicidade

To Top