Tecnologia & Serviços

Omnilink firma parceria com Inatel para pesquisa em Internet das Coisas

Com um olhar atento ao futuro, onde tudo estará ainda mais conectado, a Omnilink investe no subsídio a projetos de pesquisa na rede dedicada à Internet das Coisas – SigFox

São Paulo- abril de 2017 – A Omnilink, reconhecida na oferta de soluções tecnológicas voltadas à segurança e prevenção de riscos, gestão de frotas, monitoramento de veículos e telemetria, anuncia parceria com o Instituto Nacional de Telecomunicações (Inatel). A empresa subsidiará projetos de pesquisa para o desenvolvimento de estudos com foco em Internet das Coisas (IoT) e testes de novas soluções no programa Inatel Smart Campus, em Santa Rita do Sapucaí, sul de Minas Gerais, sede do Inatel e também da fábrica da Omnilink.

Para Michel Levy, presidente da Omnilink, os investimentos possibilitarão conhecer ainda mais o potencial da SigFox, rede de comunicação dedicada a IoT, e realizar testes e validação das tecnologias. “Esta é uma rede que nos oferece infinitas possibilidades de inovação e crescimento. É uma solução de comunicação mais simples, que não pretende substituir o que temos hoje. Porém, as pesquisas nos ajudarão a testar e visualizar na prática a performance, o tráfego de dados, a segurança, a robustez do sistema, assim como a sua futura aplicação em nosso negócio, indicando caminhos para desenvolver novas propostas relacionadas ao rastreamento e monitoramento de coisas”, ressalta.

A Internet das Coisas tem estimulado a criação de negócios disruptivos e a expectativa é que movimente entre US$ 4 trilhões e US$ 11 trilhões em todo o mundo, segundo a consultoria McKinsey.

Com visão sobre a necessidade de capacitação profissional e desenvolvimento de pesquisas, o Inatel criou em 2016 o Inatel Smart Campus. Atualmente, o programa já conduz estudos com foco em cidades inteligentes com soluções diversas implementadas no campus, como, por exemplo, iluminação e estacionamento inteligente, assim como localização de pessoas.

Sandro Duarte Azevedo, desenvolvedor de negócios do Inatel, afirma que a parceria com a Omnilink indicará novos caminhos para pesquisas. “A empresa é referência no seu segmento e está ampliando suas pesquisas em novos projetos para acelerar o entendimento de novas tecnologias e desenvolvimento em seus produtos. Com parcerias como esta com a Omnilink, somos capazes de conduzir pesquisas, apoiar os testes com diferentes arquiteturas, tecnologias abertas e convergentes, avaliar a interoperabilidade dos sistemas e verificar o funcionamento em conjunto de diferentes soluções. Será possível avaliar os prós e contras e pensar em propostas com foco em IoT para serem aplicadas em todo o País”, afirma.

Atualmente diversas linhas de pesquisa têm sido trabalhadas pelo programa Inatel Smart Campus, dentre elas destacam-se: atividades de avaliação de desempenho de LPWAN’s (low power wide-area network), como LoRa e SigFox para aplicações de IoT; desempenho de middleware, gerenciamento de redes IoT, performance de interoperabilidade de redes, entre outras. “Todas as atividades acontecem em consonância entre a pesquisa e o mercado, com oportunidade de serem testadas em escala nos livings labs. Esperamos que, já na feira de projetos do Instituto, em outubro, os protótipos de soluções IoT sejam apresentados como potenciais oportunidades de negócios para os empreendedores do ecossistema de Santa Rita do Sapucaí”, enfatiza Azevedo.

Para o diretor técnico da DuoDigit, empresa também parceira do projeto e responsável pelo desenvolvimento do hardware, Luiz Henrique Corrêa Bernardes, trata-se de uma oportunidade importante na área do conhecimento, ampliando o campo da pesquisa para novos horizontes. “A Duodigit, a Omnilink e o Inatel são pioneiros na conectividade LPWAN, utilizando a rede SigFox no Brasil. A parceria, portanto, é muito importante para podermos aperfeiçoar os produtos para o mercado brasileiro e para exportação, colocando o País em posição de destaque e como protagonista nesse novo cenário da evolução tecnológica”, conclui o executivo.

Comentários

Publicidade

Newsletter



Facebook

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

SindsegNNE faz campanha nas Redes Sociais para anunciar não adesão à greve - t.co/bNM0mme5rd

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

AIDA realiza evento sobre “Os Riscos Cibernéticos e a Responsabilidade Civil” - t.co/0q30AC1ayJ

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Sincopeças-SP promove fórum sobre conectividade em veículos na Automec 2017 - t.co/lsYDK6wLj5

Publicidade

To Top