Tecnologia & Serviços

Nero SecurDisc dá uma bica no Locky e outros Ransomware

O primeiro trimestre de 2016 registrou um aumento de 14% no número de ciberataques por ransomware (tipo de malware que criptografa o conteúdo armazenado no computador infectado e exige um resgate em dinheiro para que o acesso seja restabelecido).

Os dados, referentes à comparação com o mesmo período do ano passado, são do mais recente relatório da Kaspersky Lab, que aponta o Locky como um dos ransomware mais astutos, infectando milhões de computadores em mais de 114 países. O Locky chega até as vítimas como anexo .doc em emails do tipo spam e criptografa tudo que encontra em computadores pessoais e redes corporativas, incluindo arquivos e backups compartilhados.

Para ajudar no combate a esse malware que segue na ativa, a companhia alemã Nero AG dá algumas dicas sobre o uso do Nero Burning ROM e da tecnologia SecurDisc para proteção contra pragas virtuais.

“Proteger arquivos requer firewalls e similares, e ainda assim pode não funcionar”, diz Thomas Liebhold, Diretor Internacional de Negócios da Nero. “Com o Nero Burning ROM e a tecnologia SecurDisc, a salvaguarda dos arquivos e o acesso aos dados depois de um ataque ransomware está assegurada”.

Segundo o executivo, embora backups regulares não protejam contra crimes virtuais a dados e sistemas, eles garantem que os dados sejam armazenados com segurança – e fora do alcance dos cibercriminosos. É importante que a cópia de segurança seja feita offline, uma vez que o Locky e outros ransomware podem também infectar dados em sistemas NAS e outros locais online. Também é altamente recomendável realizar regularmente o backup de dados particulares, confidenciais e corporativos em mídias ópticas como CDs, DVDs ou BDs.

“Com o Nero SecurDisc 3.0 é possível proteger com senha os arquivos gravados e usufruir de recursos extras como adição de assinatura digital e verificação de integridade de dados”, afirma Liebhold. “Outra ferramenta adicional é a mensagem que avisa que o disco óptico está ficando velho, assim os usuários podem regravar seus arquivos em tempo”.

A última versão do SecurDisc está integrada a outros produtos da família de software Nero, a exemplo do Nero 2016 Platinum, Nero 2016 Classic e o Nero Burning Rom 2016.

Comentários

Newsletter



Facebook

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Estamos no fechamento da próxima edição da Revista Cobertura. Essa é a etapa final de revisão.… t.co/fjLWGwjO2d

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

A banda apresenta um repertório moderno e atual, com grandes sucessos do pop rock @bandagroovestorm t.co/jTpSAP0DeU

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Ana Claudia Calil, Gerente Comercial da @MondialTravel t.co/QsRULNoeKC

To Top