Saúde e Odonto

Projeto da Amil é reconhecido como a melhor prática em comunicação para Segurança do Paciente

 

Iniciativa visa garantir o melhor desfecho clínico e empoderar o indivíduo na gestão de sua saúde

Um projeto da Amil que mobilizou profissionais de saúde de 150 unidades assistenciais acaba de ser anunciado como vencedor da categoria Comunicação do Laboratório de Inovação e Reconhecimento a Boas Práticas sobre Segurança do Paciente na Saúde Suplementar – iniciativa que envolve a Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS), o Ministério da Saúde, a Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e o Comitê Nacional de Segurança do Paciente. A entrega do certificado será realizada durante o 3º Fórum Latino-Americano de Qualidade e Segurança na Saúde, que acontece em São Paulo entre os dias 28 e 30 de agosto de 2017.

O investimento da empresa em atenção primária foi um dos principais viabilizadores do projeto, denominado Decisão Compartilhada e Segurança do Paciente. Isso porque os consultórios e centros de atendimento multidisciplinar da Amil foram a base desse trabalho. Os médicos atuantes nesses locais – que têm foco na coordenação do cuidado – foram convidados a seguir uma série de protocolos para engajar o beneficiário no próprio tratamento, em busca do melhor desfecho clínico. Em seguida, uma equipe especializada fez uma criteriosa avaliação dos prontuários médicos preenchidos pelos profissionais participantes, com base em dois critérios. “O primeiro é o raciocínio clínico, no qual deve haver uma coerência entre o relato do paciente, os exames indicados, o diagnóstico e a conduta adotada. O outro é o compartilhamento da decisão, ou seja, o apontamento do médico sobre a forma como ele procurou envolver o paciente no tratamento – se ofereceu alternativas e se discutiu os riscos e benefícios da conduta indicada, entre outros aspectos”, explica Gustavo Gusso, diretor médico outpatient da Amil e gestor do projeto.

Para conquistar a adesão dos profissionais à iniciativa, são realizadas, desde março, visitas mensais às unidades de atendimento para orientações e feedback, além de fornecimento de literatura médica para consulta. Os médicos que atendem a todos os critérios estabelecidos também recebem uma remuneração adicional, de acordo com a performance em cada um dos pontos avaliados.

“O projeto de comunicação para segurança do paciente da Amil está alinhado ao nosso compromisso de propor um novo modelo de atenção, baseado na prevenção e no cuidado primário na saúde suplementar. É claro que um prêmio sempre nos motiva, mas nosso grande objetivo com essa iniciativa é valorizar o vínculo entre médico e paciente, resgatar a confiança entre as partes e fortalecer ainda mais a qualidade da nossa assistência. Esse reconhecimento indica que estamos não só no caminho certo, mas também diante de uma grande oportunidade de compartilhar experiências, contribuindo para que o sistema de saúde no Brasil funcione melhor para todos”, afirma o diretor de Rede Médica da Amil, Daniel Coudry.

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