Auto & Serviços

Startup lança tecnologia para venda de automóveis

 

“Venda Bem Seu Usado” atua como consultoria ponta-a-ponta, alcançando em média valores até 25% maiores na negociação e garantindo sigilo dos dados do dono do carro

De acordo com dados da Fenabrave – Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores, a indústria automobilística apresentou queda de 40% no volume de vendas de carros novos nos últimos 5 anos no Brasil. Na contramão da queda, o segmento de carros usados cresceu 20% no mesmo período, e deve encerrar as vendas em 2017 com quase 11 milhões de unidades vendidas, contra 9 milhões comercializados em 2012. Somente em 2017, a estimativa é que este mercado tenha faturado em torno de R$ 30 bilhões.

Ao analisarem de perto este nicho de mercado, Marcus Vinicius Martins, ex-CEO da Zurich Brasil e ex-Head de Seguros do Banco Safra, e Mauricio Terra Tilhe, ex-executivo da SulAmérica Seguros e Sócio da Startup Reboque.me, perceberam, durante suas pesquisas, em 2016, que há uma extensa cadeia de intermediários que compram e vendem automóveis entre si, e sobretaxam o cliente final com preços muito elevados. Além disso, ainda é muito comum vender ou trocar o carro usado em uma concessionária de veículos ou através de sites de leilão. Essas empresas oferecem em média 30% abaixo do que um particular pagaria e, em seguida, revendem o carro para outro particular, se valendo dos lucros da transação.

“São mais de 45 mil revendedores de veículos usados, e aproximadamente 7 mil concessionárias de veículos no país, que cada vez mais interagem entre si para trocar carros de seus estoques até encontrar um cliente final para adquirir o veículo. Esse troca-troca de estoques gera um elevado custo que fica embutido no valor do carro no mercado. No final das contas, quem paga esse custo é o cliente particular que compra o carro na concessionária, ou troca o carro antigo por um mais novo”, diz Mauricio.

Apostando na constante evolução deste nicho de mercado e observando suas cifras bilionárias, fundaram a Venda Bem Seu Usado, startup de tecnologia que atua como consultoria especializada na venda de veículos, que traz uma metodologia nova, garantindo total sigilo do dono do veículo e alcançando valores até 25% maiores no preço final de venda. “Vimos a oportunidade de criar um serviço em que o proprietário não perderia dinheiro, como acontece atualmente na maioria dos casos, e, ao mesmo tempo, manteria toda a comodidade e segurança durante a venda do veículo”, afirma Marcus Vinicius.

O serviço de consultoria da Venda Bem Seu Usado começa através do site. A partir dos dados informados pelo cliente, a startup calcula um valor sugerido para iniciar a divulgação da venda e também estima quanto o mercado tradicional pagaria pelo veículo, caso o cliente preferisse vender o carro com pressa, aceitando valores reduzidos. A cotação é gratuita, e tudo é processado e disparado para o cliente de forma automatizada, sem necessidade de intervenção humana.

Graças à sua tecnologia proprietária, a Venda Bem Seu Usado tem capacidade para precificar e considerar os diferentes graus de liquidez de cada modelo específico de veículo, desde 2001 até hoje. Outros critérios levados em conta pelos algoritmos são a quilometragem do veículo e o ano do modelo, cujo impacto pode aumentar ou reduzir o valor sugerido de anúncio.

Após o detalhamento da proposta e posterior aprovação da oferta pelo dono do veículo – nada é feito sem o aval do cliente – a Venda Bem Seu Usado assume toda a negociação do automóvel, inclusive, checando, a fundo, os dados de pessoas interessadas, como forma de evitar fraudes ou emboscadas. “Quem quer vender seu carro, não gosta de perder tempo negociando com diversas pessoas, correr riscos com a divulgação de seus contatos em anúncios na internet, feirões, ou cartazes colados no vidro do veículo, e por uma questão de comodidade e maior segurança, vendem muito mais barato através desses canais tradicionais”, complementa Tilhe.

“Nosso percentual é cobrado somente após a venda do veículo. O cliente segue sua vida, normalmente. Não precisa ficar respondendo contatos, pois nós fazemos todo esse atendimento. Selecionamos as melhores propostas, checamos a idoneidade do comprador e só aí fazemos contato com o cliente para viabilizar um encontro seguro. Ele só aparece no final, para fechar a negociação”, afirma Marcus Vinicius.

A Venda Bem Seu Usado não assume compromissos com compradores sem o aval do cliente, que precisa estar confortável com a negociação. “Nosso objetivo é que a venda seja realizada por um valor que esteja dentro da expectativa dos nossos clientes. Mostramos com base em dados e fatos que ele vai receber muito mais do que as ofertas das concessionárias e sites de leilão”, ressalta Mauricio.

A Venda Bem Seu Usado opera hoje, principalmente, em São Paulo e Rio de Janeiro, e quer levar seu modelo para outras capitais e cidades do país. Quando questionados sobre planos de expansão e investimentos, os sócios explicam que o modelo está evoluindo a cada dia.

“Já temos resultados positivos e o nosso objetivo é expandir rapidamente as nossas operações, sem abrir mão da qualidade dos nossos serviços. O mais importante agora é garantir que nosso modelo de negócios seja escalável, para crescer sem sacrificar a estrutura de custos. Temos uma excelente e enxuta equipe para tratar de tecnologia, marketing digital e design, e agora vamos investir cada vez mais na parte comercial e de atendimento ao cliente”, afirmam os executivos.

Biografia dos Sócios

Marcus Vinicius Lopes Martins
Com expertise de mais de 20 anos em posições de comando em grandes seguradoras, bancos e corretoras de seguros, Marcus Vinicius é engenheiro formado pelo Instituto Militar de Engenharia (IME), com Mestrado em Administração de Empresas pelo Coppead/UFRJ e formação executiva pela INSEAD (França). Marcus Vinicius é Sócio-Fundador da Iconeseg, empresa pioneira no desenvolvimento de aplicativos e soluções digitais para seguradoras e corretores de seguros. Já foi Vice-Presidente de Seguros de Automóveis da SulAmérica Seguros e ex-Head de Seguros do Banco Safra, além de ter ocupado a posição de CEO da Zurich Brasil.

Mauricio Terra Tilhe
Mestre em Administração de Empresas pelo Instituto Coppead / UFRJ, com formação executiva na Wharton Business School (EUA). Mauricio trabalhou por mais de uma década em posições de liderança no mercado segurador e é Sócio-Fundador da Veppo Solutions, empresa responsável pela Reboque.me, uma das principais inovações no segmento de assistência 24h digital no Brasil. A Reboque.me recebeu investimentos da seguradora Porto Seguros em fevereiro de 2017, ao ser selecionada para o Programa de Aceleração Oxigênio, em parceria com a Plug & Play.

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