Redação

Operação Carnaval

 

 

Período que se estende por seis dias, com aumento considerável do número de veículos nas estradas

Especial Seguros e Carnaval

Por Karin Fuchs

Neste ano, a Operação Carnaval começará oficialmente à meia noite de sexta-feira, dia 9, e se estenderá até a meia-noite da Quarta-Feira de Cinzas, 14, nas estradas de todo o país, segundo a Polícia Rodoviária Federal. Na SulAmérica, o diretor de Operações Auto e Massificados, Renato Roperto, comenta sobre o aumento de ocorrências nesse período.

“Nós constatamos que costuma ocorrer um aumento de até 10% na quantidade de acionamentos da Assistência 24h durante o período de carnaval, com picos nos dias em que os segurados normalmente estão indo ou voltando da viagem, ou seja, na sexta-feira que antecede o feriado e na quarta-feira posterior”. 

Comenta Renato Roperto, diretor de Operações Auto e Massificados da SulAmérica

Em números, ele menciona que, em 2017, foi registrado na Quarta-feira de Cinzas um volume 40% maior de acionamentos por problemas mecânicos e 38,6% maior de pedidos de reboque, em comparação com o mesmo dia da outra semana.

“Além disso, nos últimos anos notamos um aumento de acionamentos do Motorista Amigo, serviço de condutor para o segurado que não se sentir apto para dirigir. Em 2017, a alta no número de acionamentos do Motorista Amigo na segunda-feira do feriado de carnaval foi de 766% em relação ao mesmo dia da semana anterior”, compara.

Motivos e dicas

Nos últimos anos, segundo Roperto, o principal motivo da solicitação de serviços à Assistência 24h durante o carnaval foi pane mecânica por bateria descarregada e superaquecimento. “Por isso, é muito importante realizar a revisão e a manutenção preventiva do veículo antes de pegar a estrada”, acrescenta.

E também que os motoristas iniciem os preparativos antes de viajar para aproveitar o carnaval com uma boa revisão do veículo, verificando necessidades de manutenção preventiva. “O planejamento da viagem com antecedência permite checar a segurança geral do carro, o trajeto que será realizado, os pontos de parada para abastecimento e descanso, além das condições do clima e da estrada”.

Entre os principais cuidados que devem ser tomados, Roperto menciona: “a realização de um checklist básico que contemple a verificação de pneus, freios, fluidos, faróis, lanternas, limpadores de para-brisa, bateria, correias e nível de combustível no tanque”.

Como também checar se os pneus estão gastos e calibrá-los, conferindo se o alinhamento está adequado e se o balanceamento das rodas está em dia. Para aqueles que viajam para áreas de curvas sinuosas, é imprescindível verificar a condição das pastilhas e dos discos de freios.

Para finalizar, ele acrescenta que “além de todos esses cuidados, o comportamento adequado do motorista pode evitar acidentes. Por isso, é importante ter cuidado ao dirigir em condições climáticas adversas como neblina e chuva forte, reduzindo a velocidade e mantendo uma distância segura em relação aos automóveis à frente. Também recomenda-se evitar consumir alimentos pesados antes das viagens, se hidratar adequadamente e dirigir apenas quando estiver descansado e alerta”.

Leia outras matérias do Especial Seguros e Carnaval:

 

Comentários

Newsletter



Facebook

Instagram

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

AXA no Brasil tem nova liderança - t.co/hNrcZjCCza

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Transexual será ressarcido por plano de saúde que negou cirurgia para retirada de seios - t.co/ZudESncozg

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

A ed. de maio da Revista Cobertura (198) já está disponível em nosso site! Boa leitura! t.co/tXmO6R6wTF t.co/ZLSYcrwplR

Show Media
Tweet Media
To Top