Redação

Alicerce para os corretores

 

Revista da Aconseg-SP

Representantes de seguradoras destacam atuação das assessorias para apoio ao corretor

28/10/2016 João Luiz de Lima – Diretor Comercial Nacional Varejo .Foto.Claudio Gatti/Divulgação

Após um período de recessão econômica enfrentado pelo país, a economia está reagindo, ainda que timidamente, e a indústria de seguros promete resultados ainda melhores. Nesse contexto, as assessorias são de fundamental importância, especialmente para que pequenos e médios corretores potencializem seus negócios.

“Neste momento de retomada de crescimento da economia, é fundamental que as assessorias trabalhem em conjunto com as seguradoras para identificar e mostrar aos corretores as oportunidades de negócios existentes além do seguro automóvel. É fundamental diversificar o mix da carteira”, diz João Luiz de Lima, diretor Comercial Varejo I da Tokio Marine Seguradora.

Segundo ele, ainda há um espaço muito grande para o crescimento dos seguros do varejo e de pequenas e médias empresas, por exemplo. “A Tokio Marine está focada na identificação de novos nichos de mercado e de produtos que possam atender às necessidades desse público”.

Para Luciano Lima, diretor Regional São Paulo Capital da SulAmérica, “as assessorias podem auxiliar os corretores no apoio à realização de tarefas operacionais, na promoção de treinamentos, no compartilhamento de informações e melhores práticas para que sua atuação possa evoluir, entre outras atividades”.

Ele conta que por ter acompanhado as assessorias desde o início de suas operações, na década de 1990, observa uma grande evolução desse canal de apoio à distribuição de seguros pelo corretor. “Hoje, as assessorias são também importantes aliadas das seguradoras, sobretudo da SulAmérica, que acredita e investe nesta parceria tão importante para o desenvolvimento do setor”.

Novos negócios

Na opinião de João Luiz de Lima, o trabalho das assessorias é muito importante porque proporciona suporte e estrutura ao corretor de seguros, canal exclusivo de vendas da companhia. “Com uma estrutura própria muito bem equipada para atender os corretores, elas proporcionam o suporte necessário para que eles possam oferecer o melhor serviço a seus clientes”.

O diretor da Tokio Marine destaca a atuação das assessorias na formação de novos corretores, reciclagem das equipes de vendas e apoio e consultoria técnica. “Além de várias ações promovidas através das assessorias, como as campanhas específicas e as reuniões mensais, onde são tratadas as demandas comuns aos corretores, o que proporciona uma melhoria contínua de processos”.

Luciano Lima, da SulAmérica, também comenta sobre a importância das assessorias para os corretores. “Elas são elos importantes entre as seguradoras e os corretores. Destacamos, por exemplo, a sua atuação fundamental na disseminação de informações sobre os portfólios das seguradoras”.

O que, segundo ele, “auxilia o preparo dos corretores na diversificação de suas carteiras, resultando em uma evolução de seus negócios. E o atendimento diferenciado e o auxílio em tarefas técnicas e operacionais que as assessorias oferecem são valiosos no cotidiano do corretor, que ganha mais tempo para prospectar novos negócios e investir no relacionamento com seus clientes”.

Desafios

Para João Luiz de Lima, as assessorias têm o desafio de identificar novos nichos de mercado e contribuir com as seguradoras para o desenvolvimento de novos produtos. “E os corretores podem ampliar o mix de carteira e a venda de produtos na base atual de seus clientes. Aumentar o mix de residencial, empresarial e vida individual, por exemplo, é um objetivo que apresentamos às nossas assessorias”.

E o aumento da quantidade de produtos vendidos para cada cliente contribui para maior fidelização, aponta o executivo. “E isso é um fator decisivo em um mercado competitivo como o nosso. É preciso ficar atento, por exemplo, às necessidades de seguros geradas pelos negócios de micro, pequenas e médias empresas”.

O diretor da Tokio Marine antecipa que a seguradora está trabalhando para apresentar uma novidade em breve para os parceiros de negócios. “Para estimular ainda mais as vendas, agora em abril, a Tokio Marine vai lançar uma grande campanha do Seguro Empresarial. Será uma grande oportunidade para a efetivação de negócios neste segmento tão importante”.

“Acreditamos que as assessorias são importantes aliadas dos corretores tanto para compreender suas demandas quanto para auxiliá-los a oferecer um atendimento de excelência aos clientes”, explica Luciano Lima, diretor Regional São Paulo Capital da SulAmérica.

O executivo menciona ainda a importância da relação entre as assessorias de seguros e os corretores para a rotina de trabalho e crescimento desses profissionais. “Ao estabelecer um relacionamento próximo com essas empresas, os corretores de seguros encontram o apoio necessário para o seu desenvolvimento profissional, desde auxílio nas vendas e tarefas operacionais, até capacitação para que assumam cada vez mais o papel estratégico de consultores de proteção junto aos clientes”.

E Luciano Lima conclui dizendo: “várias assessorias têm em suas equipes profissionais especializados para determinados produtos, agregando valor a este relacionamento, na medida em que estes profissionais preencham lacunas de conhecimento que não são muito trabalhadas pelos corretores de uma forma em geral”.

Conteúdo da edição 41 da Revista da Aconseg-SP

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