Seguros Gerais

Allianz e Impact Hub anunciam finalistas de programa de aceleração de empreendedorismo social

 

Ver Bem e Carlotas foram selecionados entre mais de 30 negócios brasileiros inscritos. Em junho, disputam aporte de 40 mil euros com startups da Alemanha, Malásia e Turquia

Os negócios de impacto social, Ver Bem e Carlotas, são os finalistas brasileiros do Investment Ready Program ‘Encouraging Future Generations’, programa internacional de aceleração promovido pelo Grupo Allianz em parceria com o Impact Hub. Em junho, representantes das duas startups embarcam para Munique, onde disputarão a injeção de capital de 40 mil euros, cerca de 160 mil reais, com selecionados dos outros três hubs da iniciativa, Alemanha, Malásia e Turquia.

Os dois empreendimentos foram selecionados por se destacarem na promoção de soluções escaláveis para inclusão social de crianças e jovens. Enquanto o Ver Bem atua em prol da saúde, o Carlotas está voltado à educação deste público.

“A Ver Bem surgiu a partir de dados como: 680 milhões de pessoas no mundo precisam de óculos e não podem pagar; 42 milhões de cidadãos brasileiros necessitam usar óculos, mas ainda não tiveram esse diagnóstico; 22,9% dos alunos brasileiros saem dos colégios por problemas de visão – é o maior motivo de evasão escolar no País e a terceira maior taxa global”, conta Ralf Toenjes, um dos fundadores do empreendimento.

A Ver Bem é um negócio social, cujo objetivo é fortalecer a operação da Renovatio, ONG, que leva saúde visual para diversas comunidades carentes de todo o Brasil. Sendo assim, a Ver Bem comercializa óculos a preços acessíveis, com o valor abaixo do mercado. A cada par de óculos vendido da “linha de impacto”, que custa a partir de R$ 179,00, um é doado para a ONG.

A Carlotas nasceu de um insight da artista plástica Carla Douglass durante uma roda de conversa com crianças sobre artes. Carla expôs alguns de seus desenhos e seus traços particulares chamaram a atenção. Depois de inúmeras perguntas e respostas, a artista e os estudantes chegaram à conclusão de que não existe “um perfeito, mas, sim, vários perfeitos”. Carla e os alunos acabavam de desconstruir padrões e quebrar o silêncio de três meses de Eric, um garoto em vulnerabilidade social, sob os cuidados de um abrigo devido a conflitos familiares.

Bastante impactada pelo resultado da atividade, Carla saiu da escola e procurou a amiga Fabiana. A partir daquele dia, elas começaram a estudar o porquê de Eric ter reagido tão prontamente ao estímulo da artista. “Após pesquisas e laboratórios, chegamos a uma abordagem única baseada em arte e ludicidade, hoje aplicada por meio de materiais, programas e oficinas em salas de aula e no universo corporativo”, conta Fabiana Gutierrez, sócia-fundadora do Carlotas.

A Carlotas, acima de tudo, é uma empresa de propósito social cujos pilares são diversidade, respeito e empatia para o desenvolvimento de competências socioemocionais e a gestão de conflitos. “Parte do faturamento conquistado com o emprego da metodologia em escolas e empresas privadas é revertido à aplicação gratuita de programas na rede pública de ensino. Hoje, atendemos 14 turmas mensais de cinco instituições e queremos ampliar esse impacto social. Precisamos, então, nos estruturar para captar mais investimentos”, conta Gutierrez.

Até chegarem à etapa europeia, o Ver Bem e o Carlotas estão passando por um processo estruturado de revisão e aprimoramento de seus modelos de negócio e preparação para crescimento, aqui no Brasil. Ele inclui mentorias com colaboradores da Allianz, como também consultorias com as equipes da Boston Consulting Group (BCG) e do Derraik & Menezes Advogados, escritório de direito empresarial. O objetivo é garantir que as startups estejam prontas para receber o investimento para alavancagem e escala.

“Acompanhar o desenvolvimento desses empreendimentos sociais é inspirador. Eles fazem os nossos colaboradores se aproximarem de realidades diversas e ficarem motivados a devolver à sociedade conhecimentos acumulados, ao serem mentores do programa. A Allianz Brasil é referência no encorajamento de gerações futuras, com a Associação Beneficente dos Funcionários do Grupo Allianz (ABA) há mais de 20 anos, e esse é um dos motivos que faz ela estar entre os hubs da iniciativa”, diz Mário Jorge, diretor de Relações Institucionais, Comunicação e Sustentabilidade da Allianz Seguros, durante encontro de trabalho com o time de mentores, experts e empreendedores ocorrido na sede da seguradora, em São Paulo.

O Investment Ready Program ‘Encouraging Future Generations’ vem auxiliando o Ver Bem, principalmente, em seus desafios de abertura de lojas físicas e Recursos Humanos, aqueles voltados à atração e retenção de talentos e criação de uma marca empregadora. “Temos que formar uma equipe com habilidades e competências comerciais para expandir o negócio, seja territorialmente ou por meio da diversificação dos canais de vendas. Esses colaboradores precisam estar imersos na cultura do terceiro setor e serem altamente estratégicos”, aponta Toenjes.

A demanda do Carlotas é outra. Logo na primeira mentoria, a Fabiana Gutierrez sinalizou ao Cido Rodrigues, superintendente financeiro da Allianz Seguros, que o empreendimento precisava, sobretudo, de aprimoramentos administrativo-financeiros. “Estou indicando à Fabiana alguns modelos financeiros, para que o Carlotas tenha planejamento de caixa e precificação mais eficientes. Isso significa poder enxergar à frente, o desenvolvimento do negócio”, explica Rodrigues.

”O Impact Hub é uma organização brasileira, globalmente conectada que apoia, cataliza e fomenta a jornada empreendedora em todo o mundo. O Programa incentiva as empresas que buscam soluções de impacto para os diversos desafios e o nosso papel é acelerar esses negócios com mentorias, capacitações, conexões e acesso a capital” Ruy Camargo, diretor de Projetos de Aceleração do Impact Hub São Paulo.

A próxima etapa contempla uma semana de capacitação aprofundada na Alemanha. Após essa fase, será conhecido o empreendimento dos quatro países com maior impulso social às próximas gerações.

Comentários

Newsletter



Facebook

Instagram

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Brasesul reúne corretores de seguros em Florianópolis - t.co/desVqfhmvp

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Chubb Brasil nomeia novo Vice Presidente de P t.co/OmNn6vTAly

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

A edição de julho (200) da Revista Cobertura já está disponível em nosso site! Boa leitura! t.co/1hoAOIEQJu t.co/qIXyttK0rc

Show Media
Tweet Media
To Top