Seguros Gerais

Aon é a primeira corretora e consultoria de seguros a aderir aos Princípios para Sustentabilidade em Seguros da ONU

 

Adesão da Aon visa contribuir nas iniciativas do mercado segurador, apoiando corporações a avaliar e mitigar riscos e ameaças sociais, ambientais e corporativas

São Paulo – A Aon, empresa global líder de serviços profissionais, que oferece ampla gama de soluções em riscos, benefícios e saúde, é a primeira corretora e consultoria de seguros signatária dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros (PSI) das Nações Unidas (ONU), maior iniciativa colaborativa entre a ONU e a indústria de seguros. O compromisso foi assinado pelo Eric Andersen, Copresidente da Aon Global.

Coincidentemente, o Brasil também acaba de assinar o acordo com a ONU, através da CNSeg e da SUSEP, e se tornou o primeiro mercado de seguros do mundo a se comprometer com os Princípios de Sustentabilidade da ONU. Isso é de suma relevância, pois cada vez mais as empresas, órgãos reguladores e financiadores, e o próprio mercado de seguros exigirão melhor governança e controle dos riscos ambientais, climáticos e de continuidade de negócios.

Para Marcelo Homburger, Vice-Presidente Executivo de Riscos Corporativos da Aon Brasil, já há, por parte do mercado segurador, maior exigência quanto informações a respeito das ações e medidas de governança que as empresas estabelecem na construção e operação de seus negócios. “O papel da Aon como signatária do PSI trará perspectivas importantes a diversas iniciativas, que servirão para orientar empresas, globalmente, a gerenciarem seus riscos e sua governança, e apoiando nas ações necessárias para obter suporte junto ao mercado segurador e ressegurador, já que a subscrição de seguros também será influenciada pelos princípios de sustentabilidade. ”

Os quatro Princípios que a Aon abraçou são:

• Princípio 1: incluiremos em nosso processo de tomada de decisão questões ambientais, sociais e de governança que sejam relevantes para nossa atividade em seguros.
• Princípio 2: trabalharemos em conjunto com nossos clientes e parceiros comerciais para aumento da conscientização sobre questões ambientais, sociais e de governança, gerenciamento de riscos e desenvolvimento de soluções.
• Princípio 3: trabalharemos em conjunto com governos, órgãos reguladores e outros públicos estratégicos para promover ações amplas na sociedade sobre questões ambientais, sociais e de governança.
• Princípio 4: demonstraremos responsabilidade e transparência divulgando com regularidade, publicamente, nossos avanços na implementação dos Princípios.

A ONU criou os PSI com o foco em auxiliar a gestão de uma ampla gama de riscos ambientais, sociais e de governança nas principais atividades empresariais. Para isso, o trabalho requer análises e reduções de riscos de desastres e à saúde, soluções de seguros para comunidades vulneráveis e investimentos em infraestrutura resiliente e tecnologias verdes.

“A Aon tem muito orgulho em ser a primeira empresa do setor a aderir a essa importante iniciativa da ONU. Esses esforços colaborativos globais certamente contribuirão para um futuro mais sustentável”, comemora Eric Andersen, Copresidente da Aon. “Com os Princípios para Sustentabilidade em Seguros, a Aon ajudará a construir sociedades mais fortes e resistentes, em parceria com seguradoras e com a própria Nações Unidas”, afirma Andersen.

O trato firmado com os Princípios vai ao encontro da premissa da Aon de ser uma empresa responsável social e ambientalmente. Outras iniciativas recentes incluem o artigo ‘An Investor’s Guide to Responsible Investment’ (Guia do Investidor para um Investimento Responsável), da Aon, que analisa o foco crescente no investimento responsável em todas as classes de ativos, e a recém-lançada rede de Inovação em Riscos Climáticos e Clima da Aon (Aon Weather & Climate Risk Innovation). Essa rede ajuda o mercado a atender às demandas para avaliar os possíveis impactos de riscos climáticos em suas operações, além de desenvolver estratégias mais abrangentes de financiamento de risco.

“A Aon lidera com seu próprio exemplo. Como a primeira corretora de seguros global a assinar os Princípios para Sustentabilidade em Seguros, a empresa demonstra sua liderança e compromisso inigualáveis com o setor para apoiar o esforço global de construir comunidades e economias resilientes, inclusivas e sustentáveis”, comenta Butch Bacani, líder da iniciativa dos Princípios para Sustentabilidade em Seguros da ONU Meio Ambiente.

“É uma causa de todos nós, global. O que fizermos será compartilhado com o mercado e com a sociedade. Estamos no papel de também educar os clientes e ajudá-los a perceber esse momento, que está concentrado em princípios de governança. É um caminho sem volta.”, conclui Homburger.

Para mais detalhes sobre os Princípios, clique aqui.

Comentários

Newsletter



Facebook

Instagram

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Brasesul reúne corretores de seguros em Florianópolis - t.co/desVqfhmvp

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Chubb Brasil nomeia novo Vice Presidente de P t.co/OmNn6vTAly

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

A edição de julho (200) da Revista Cobertura já está disponível em nosso site! Boa leitura! t.co/1hoAOIEQJu t.co/qIXyttK0rc

Show Media
Tweet Media
To Top