Responsabilidade Social

MDS e ACNUR renovam acordo de cooperação e lançam livro com fotos da interiorização de venezuelanos no Brasil

 

O ministro do Desenvolvimento Social, Alberto Beltrame, assina nesta sexta-feira (28) a renovação do acordo de cooperação do MDS com a ACNUR (Agência da ONU para Refugiados) a fim de garantir aos refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil em situação de vulnerabilidade e risco social o acesso aos direitos socioassistenciais. O vice-representante da ACNUR no Brasil, Frederico Martins, estará presente.

O convênio, vigente desde agosto de 2018, permite o gerenciamento das medidas de identificação, recepção e acolhimento, incluindo a orientação dos cidadãos que atravessam a fronteira nos postos, o cadastro de pessoas e o atendimento social nos postos e abrigos temporários em vários Estados do país.

A solenidade também marca o lançamento do livro Pátria Mãe gentil, com fotos do processo de interiorização de venezuelanos no Brasil. As imagens foram produzidas por profissionais do Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), ACNUR, Presidência da República e Empresa Brasil de Comunicação (EBC). O livro é composto por três capítulos, que envolvem as fases de chegada à fronteira, acolhida nos abrigos e interiorização, incluindo as viagens de Roraima para outros Estados e a adaptação dessas pessoas às comunidades locais.

A resposta humanitária aos refugiados e migrantes venezuelanos no Brasil é feita por meio da Operação Acolhida, que reúne as Forças Armadas, ministérios, agências do Sistema ONU no Brasil e entidades da sociedade civil organizada.

Comentários

Newsletter



Facebook

Instagram

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

21º Congresso: Cláudia Leite fará show de abertura - t.co/RqVpmpoPEY

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Concorra a 30 Cestas Natalidade PASI - t.co/awhxT39tUM

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Youse amplia autonomia de clientes com possibilidade de alterar apólice online - t.co/YhtswI8t43

To Top