Seguros Gerais

Entrevista exclusiva: Edson Souza, diretor de Produtos da AIG Seguros Brasil

 

Há 20 anos na AIG Seguros, Edson Souza, diretor de Produtos da companhia, passou por diversas posições no Brasil e nos Estados Unidos. Formado em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá (RJ) e com MBA em Marketing pela Fundação Getúlio Vargas (FGV), o executivo possui grande experiência no setor e conversou conosco com exclusividade na última semana.

O mercado de seguros para Pequenas e Médias Empresas está em expansão. Qual a estratégia da AIG para esse segmento?

Consideramos este mercado estratégico para os negócios da companhia e, também por conta disso, decidimos, em dezembro de 2018, firmar uma aliança estratégica com a Porto Seguro, que passará a oferecer cinco novos produtos já comercializados pela AIG Seguros ao mercado de Pequenas e Médias Empresas (PMEs) até um valor determinado de importância segurada, contando com o conhecimento e a garantia de proteção de resseguro da AIG. Acima dos valores limites de importância segurada a AIG continuará atendendo o mercado normalmente, assim como por meio de corretores com os quais tem parcerias comerciais em outros segmentos e produtos. Os produtos que fazem parte desta aliança estratégica são Gestão Protegida (D&O), Seguro de Riscos Cibernéticos, Ambiental Transporte, Operador Portuário e Responsabilidade Civil Profissional, sendo que seguiremos cotando e comercializando normalmente os Seguros de Responsabilidade Civil Geral, tais como RC Operações, RC Obras, RC Prestação de Serviços, RC Eventos e outros para todos os segmentos de mercado, inclusive demandas de PME’s. Com esta aliança estratégica, unimos a capilaridade e penetração da Porto Seguro junto aos corretores em todo o Brasil, com a experiência da AIG nos produtos, o que permitirá ao pequeno e médio empresário ter um leque maior de opções para se proteger de diversos riscos de negócios.

Quais as estratégias de desenvolvimento da AIG para o Brasil?

Entre os dias 27 e 28 de maio, Brian Duperreault, nosso CEO Global, visitou à sede da companhia, em São Paulo (SP), e ressaltou que o Brasil tem um grande potencial para o desenvolvimento dos negócios da empresa e que o País ocupa uma posição estratégica entre os países da América Latina. Essa afirmação, vindo do CEO Global da companhia, já mostra o compromisso da seguradora com o País. A AIG acredita muito no Brasil e um exemplo disso pode ser visto nos produtos que a seguradora trouxe ao país de maneira inovadora, como os seguros D&O, Cyber e Ambiental. Além disso, somos a única empresa a oferecer o seguro M&A, para Fusões e Aquisições. Estes produtos têm conquistado cada vez mais espaço em virtude da proteção que oferecem diante das demandas crescentes. Uma estratégia da companhia para crescer de maneira ainda mais célere no mercado brasileiro, como já mencionei antes, é justamente a parceria realizada com a Porto Seguro. A AIG conseguirá ter uma penetração mais veloz no mercado PME, além da capacidade de distribuição da Porto Seguro. Já a Porto Seguro se beneficiará da capacidade de risco, proteção de resseguro e experiência de subscrição da AIG.

No Brasil, o Seguro de Responsabilidade Civil Profissional (RC) ainda não está no mesmo patamar que encontramos em mercados desenvolvidos. Qual a percepção da AIG sobre esse tipo de seguro e quais as dicas para os corretores nesse nicho de mercado?

Com relação ao Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, a AIG tem visto a demanda aumentar, principalmente pela maior conscientização dos profissionais e exigências contratuais. A companhia é referência no mercado nacional de Seguro de Responsabilidade Civil Profissional, com ofertas específicas e customizadas para diversas profissões. Acreditamos que existe um aumento da percepção do risco, impulsionado também por grandes sinistros ocorridos no Brasil nos últimos anos. Diante deste cenário, e tendo em mente a capilaridade da Porto Seguro, o seguro de Responsabilidade Civil Profissional foi incluído na aliança estratégica, sendo que a AIG continuará comercializando o produto para limites de importância segurada acima dos limites estabelecidos, assim como continuará comercializando normalmente o seguro de Responsabilidade Civil Geral. Isso demonstra a importância que damos e o potencial que enxergamos para estes produtos no Brasil. Para esse tipo de seguro, sempre é válido falarmos que é importante o corretor se especializar no tema, conhecer no detalhe os clausulados e coberturas, e identificar os principais riscos inerentes às operações de seus clientes, de forma a explicar o escopo da apólice x riscos da operação. Para contribuir com essa agilidade, a AIG oferece o Portal do Corretor AIG, plataforma digital que permite a cotação e emissão da apólice 100% online de seus seguros de Responsabilidade Civil.

O que a companhia está fazendo para celebrar os 70 anos de atuação no Brasil e 100 no mundo?

A AIG Seguros segue inovando e, de olho no futuro, investindo em novas tecnologias, como a recente abertura da Blackboard, uma nova empresa da AIG nos EUA, cuja missão é trabalhar com as novas tecnologias de informação e atender o mercado de forma disruptiva. Já no Brasil, outra forma que encontramos de celebrar a data foi criar um meio de levar informação confiável aos nossos corretores e públicos de interesse. Lançamos, em abril, o Blog Negócio Seguro AIG, www.negocioseguroaig.com.br, um canal de comunicação que tem como objetivo chamar a atenção de empresários sobre a importância da prevenção e antecipação de riscos nos seus negócios. Com uma linguagem simples, o blog traz informações sobre riscos presentes nas nossas operações. Entre as áreas estão: Agronegócio, Indústria, Logística & Transporte, Serviços & Comércio e Profissionais liberais. Por fim e não menos importante, focamos nas nossas pessoas e um dos pilares ao qual temos dado destaque é o investimento em diversidade e inclusão, pois sabemos que visões e percepções distintas nos posicionam melhor para os desafios do mercado. Recentemente, nos destacamos entre as Melhores Empresas para a Diversidade da DiversityInc, que publica anualmente a lista das 50 melhores companhias em práticas de diversidade e inclusão.

Com sua bagagem no segmento, elenque algumas dicas para o corretor expandir sua atuação?

Sobre esse ponto, acredito que há duas maneiras assertivas. A primeira é pensar quais produtos existentes podem ser comercializados para os atuais clientes de outros produtos. O segundo caminho é expandir a atuação para o público que ainda não é seu cliente. Podemos afirmar, sem sombra de dúvidas, que praticamente toda empresa de qualquer ramo da indústria e serviços tem riscos de responsabilidade civil na sua operação. Um exemplo: dentro de sua própria carteira, é importante que o corretor avalie os clientes, por exemplo, que podem se interessar pelo seguro de Responsabilidade Civil. É um caminho ao alcance de todos. Fora de sua carteira é interessante se especializar e explorar nichos específicos, a exemplo de atividades profissionais liberais. À medida que o corretor se especializa, acaba sendo referência para os profissionais e empresas de sua região. Nesse quesito, o Portal do Corretor AIG também é um aliado importante, pois o parceiro AIG tem à mão informações atualizadas e acesso a treinamentos constantes sobre os Seguros AIG, além de acompanhar o status dos sinistros de seus clientes.

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