Seguros Gerais

AGCS lança radar de tendências

 

Ferramenta tem como objetivo ajudar as empresas a se prepararem para as oportunidades e os riscos para os próximos anos

É o início da quarta revolução industrial e todos os mercados e setores enfrentam mudanças fundamentais que irão redefinir a criação de valor e os modelos de negócios. Tecnologias disruptivas como conectividade, inteligência artificial, computação quântica e avanços na ciência orbital estão se combinando com tendências socioeconômicas, como o abastecimento comunitário ou a mobilidade verde, para transformar completamente os negócios como os conhecemos.

Muitas dessas tendências parecem estar à beira de um avanço, mas quais são realmente relevantes e terão um impacto duradouro nos negócios? O Radar Tendências AGCS é uma nova ferramenta estratégica para ajudar as empresas a navegar por esse cenário complexo e em desenvolvimento detectando oportunidades e riscos para os próximos cinco a 15 anos.

Mais de 200 gestores e especialistas em riscos da AGCS identificaram e classificaram 25 tendências importantes em termos do impacto que terão nos negócios no futuro próximo. A TrendOne, líder de mercado em inovação e pesquisa, apoiou o projeto de aferição de tendências com sua expertise exclusiva.

O foco está nas tendências tecnológicas, empresariais e socioeconômicas que abordam as oportunidades futuras de uma perspectiva técnica e centrada no cliente. Uma versão interativa e em inglês, incluindo definições de tendências e estudos de caso, está disponível aqui. Siga este link para descobrir mais sobre a metodologia.

“O cenário de risco nunca foi tão complexo, tão interconectado, tão rápido”, diz Hartmut Mai, Diretor Regional e de Mercados AGCS. “A tecnologia está criando novas ameaças, assim como novos modelos de negócios – que podem ser ameaças”.

“O lançamento do Radar de Tendências oferece aos nossos clientes e à AGCS uma maior compreensão dos riscos emergentes em torno de novas tecnologias em todos os setores e mercador, e nos ajuda a identificar soluções para mitigar essas ameaças”, complementa.

O Radar avalia tendências em seis categorias diferentes, incluindo inteligência artificial, economia social, infraestrutura de TI e cidades e mobilidade. As principais tendências identificadas são: Plataformas Digitais; Costumização; Sistemas de Assistência Digital; Inteligência Artificial / Machine Learning / Serviços Preditivos; Modelos em tempo real; Força de Trabalho de Milennials, Objetos Inteligentes; Mobilidade Verde; Veículos autônomos.

O novo Radar de Tendências AGCS é complementar ao relatório anual Allianz Risk Barometer. Embora o Risk Barometer identifique os principais riscos de negócios para as empresas em todo o mundo, o foco do Radar de Tendências são as principais tendências tecnológicas e socioeconômicas que redefinirão os modelos de negócios em todos os setores daqui para frente.

Detalhes da metodologia

O Radar de Tendências AGCS é uma nova ferramenta estratégica para identificar as tendências que irão redefinir fundamentalmente a criação de valor, modelos de negócios e organizações internas em todos os setores. O foco está nas tendências tecnológicas, de negócios e socioeconômicas, que abordam as oportunidades futuras da AGCS, bem como de seus clientes, a partir de uma perspectiva técnica e centrada no cliente em um período entre os próximos 5 e 15 anos.

Juntamente com a TrendOne, empresa de pesquisa de tendências líder de mercado, 25 tendências importantes foram identificadas para o segmento de risco corporativo e de seguros. Em uma pesquisa no último trimestre de 2018, mais de 200 especialistas e gestores da AGCS de quase todas as regiões e funções avaliaram cada tendência em relação ao impacto da tendência e à velocidade de adoção. Os resultados da pesquisa foram interpretados e analisados durante um workshop.

Comentários

Newsletter



Facebook

Instagram

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Bradesco Auto/RE amplia atendimento digital para usuários do seguro residencial - t.co/Aa0TuWoGBZ

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Hapvida aquisição da RN Saúde - t.co/PYrbhmGXox

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

AIG Seguros anuncia nova liderança focada no interior de São Paulo - t.co/ANQITLiz90

To Top