Saúde e Odonto

Porto Seguro Saúde apresenta 7 dicas importantes para o combate ao colesterol

 

Companhia reforça a importância do cuidado com a saúde e traz informações importantes sobre o tema

O colesterol alto pode ocasionar uma série de complicações à saúde, como infarto, acidente vascular cerebral (AVC), doença renal, síndrome coronariana aguda, angina e trombose. Para alertar a população sobre os riscos do acúmulo desta gordura no organismo e conscientizar sobre a necessidade de adotar práticas saudáveis para melhorar a saúde cardiovascular, foi criado no dia 8 de agosto, o Dia Nacional de Combate ao Colesterol.

O Porto Seguro Saúde aproveita a data para compartilhar 7 dicas importantes sobre o tema, e dessa forma, colaborar para manter o seu colesterol sob controle:

1. Conheça os tipos de colesterol

O colesterol é um tipo de gordura produzida naturalmente pelo nosso organismo e que desempenha funções essenciais como a produção de hormônios e vitamina D. Existem dois tipos de colesterol: o LDL, conhecido como “colesterol ruim”, por se acumular nas artérias, provocando seu entupimento; e o HDL, conhecido como “colesterol bom”, por retirar o excesso de LDL das artérias e impedir a formação de placas de gordura. Em resumo, é importante para a saúde do coração que se diminua o colesterol ruim e aumente o colesterol bom.

2. Mantenha o equilíbrio da relação HDL x LDL

Para diminuir o colesterol ruim, é importante evitar alimentos como carnes gordurosas, frutos do mar, pele de frango, frituras, embutidos e industrializados. Já para aumentar o colesterol bom, podem adotados alguns cuidados, embora as respostas individuais possam ser bastante variáveis: a redução do peso corpóreo pode aumentar o HDL de 5-20%, parar de fumar em 5% e a prática regular de exercícios em até 30%. Já o consumo moderado de álcool (30-60 g/dia) pode elevar de 5-10% os níveis de HDL.

3. Histórico familiar também pode colaborar com altos índices de colesterol

A hereditariedade também pode ser um fator importante quando o assunto é colesterol alto. Mesmo com a alimentação saudável, o histórico familiar pode determinar colesterol alto, graças a um fator chamado hipercolesterolemia familiar. Se este for o seu caso, procure um médico para receber orientações sobre o tratamento.

4. Cuidado já na infância

Estimule hábitos saudáveis nos pequenos desde cedo. Não são apenas os adultos que devem se preocupar com o colesterol. Dados da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP), crianças de 2 a 8 anos com diagnóstico de diabetes ou que possuam pais ou avós com histórico de doenças cardíacas ou de colesterol alto, devem ter o colesterol dosado. Se o colesterol ruim estiver acima de 130mg/dL é necessário consultar o pediatra ou o endocrinologista.

5. Atenção total entre as mulheres na menopausa

Em virtude das mudanças hormonais, as mulheres estão mais propensas a apresentar um aumento no nível do colesterol ruim durante a menopausa. Além disso, o risco de doença cardiovascular aumenta nessa fase pela queda hormonal promovida durante o período.

6. Colesterol alto é para ser tratado durante a vida toda

Tratar o colesterol alto envolve mudanças no estilo de vida e muitas vezes o uso de medicamentos, como é o caso das estatinas. O tratamento deve ser preventivo e durante toda a vida.

7. Conte com a Porto Seguro para controlar melhor o colesterol

Os segurados do Porto Seguro Saúde, através do Alô Saúde, plataforma exclusiva da companhia, contam com uma equipe de nutricionistas e educadores físicos à disposição para realizar orientações sobre alimentação, atividade física e hábitos de vida mais saudáveis, de forma simples e fácil, bastam entrar em contato através do telefone 0800 940 1892.

Comentários

Newsletter



Facebook

Instagram

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Classic Vida e Previdência fecha parceria com a TEM Saúde - t.co/WGoxXwgxuw

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Susep está no Linkedin - t.co/fZEDXumEsu

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

BB Seguridade é a empresa mais valiosa do setor - t.co/7VkhtpkFSo

To Top