Lado a lado com a educação

 

Universidades Corporativas são iniciativas de seguradoras e entidades do mercado de seguros para a qualificação de profissionais

Por Camila Alcova

A adoção do modelo de universidades corporativas já faz parte da estratégia comercial e social de empresas de diversos segmentos da economia. Tais iniciativas colaboram para a qualificação de colaboradores diretos e, muitas vezes, são abrangentes para a sociedade de um modo geral.

No mercado de seguros, esses projetos também ganham cada vez mais espaço e são um bom método para que os corretores de seguros e funcionários de seguradoras e corretoras aprimorem seus conhecimentos.

No Grupo Bradesco Seguros essa iniciativa surgiu em 2004, com a criação do Universo do Conhecimento do Seguro (UniverSeg), para a capacitação de funcionários do banco, do grupo segurador e corretores de seguros, com foco no desenvolvimento técnico. “O UniverSeg atua em parceria com a Universidade Corporativa Bradesco (UniBrad), lançada em 2013 para promover a educação para excelência profissional e mobilidade social, e tornar-se referência em formação de competências e lideranças”, explica Juliano Marcílio, diretor de Recursos Humanos e do UniverSeg, do Grupo Bradesco Seguros.

O atendimento na UniBrad é prestado a cerca de 100 mil funcionários da Organização Bradesco, e o UniverSeg abrange atualmente cerca de sete mil colaboradores da Bradesco Seguros, além do quadro corporativo do banco e os mais de 40 mil corretores de seguros que comercializam os produtos da seguradora.

Conforme Juliano Marcílio, a UniBrad foca a educação corporativa, principalmente o desenvolvimento de competências e formação de lideranças, enquanto o UniverSeg oferece conteúdos relacionados a seguros de vida, auto, residência, ramos elementares, saúde, dental e previdência complementar.

Iniciativas para corretores e comunidade

A Porto Seguro possui algumas ações voltadas para a educação, mas duas delas têm se destacado atualmente: a Escola de Corretores e o Instituto Porto Seguro.

Em relação à Escola, Rivaldo Leite, diretor geral da seguradora, explica que o projeto foi lançado em 2012 para instruir e capacitar os corretores e contribuir para seu desenvolvimento profissional.

De acordo com o executivo, são oferecidos cursos presenciais e à distância, e a plataforma conta com uma interface intuitiva, o que torna a navegação fácil para os diversos perfis de corretores que trabalham com a seguradora. “Para ter acesso, é preciso que o Corretor realize um cadastro na companhia para que possamos segmentar seu perfil e sua sucursal de atuação. Após o cadastro, ele tem acesso irrestrito aos conteúdos disponíveis e pode participar de quantos cursos achar necessário”.

A Escola de Corretores conta com um portfólio de mais de 40 opções de cursos sobre vendas, produtos, comportamento, entre outros temas.

Ação social

O Instituto Porto Seguro não tem os moldes de uma universidade corporativa, mas caminha na rota da educação ao oferecer iniciativas desse cunho à comunidade. Localizada na região central de São Paulo, a organização sem fins lucrativos promove cursos para potencializar o desenvolvimento de projetos socioambientais e culturais da região, explica Mirian Mesquita, gerente de responsabilidade social e ambiental da Porto Seguro.

De acordo com ela, as ações educativas são divididas entre cursos profis sionalizantes e indicações para oportunidades de trabalho; o Projeto Ação Educa, que visa complementar as atividades do ensino formal de crianças e adolescentes com idade entre 6 e 15 anos; e o Escola Empreendedora, incubadora de projetos da organização.

A executiva acrescenta que os cursos são voltados à comunidade de baixa renda da região de Campos Elíseos. “Os cursos profissionalizantes capacitam os alunos para atividades como auxiliar de escritório, manicure, funilaria e pintura, informática básica, cabeleireiro, mecânica e elétrica. Já o Ação Educa oferece um conjunto de atividades pedagógicas, esportivas artísticas e culturais às crianças. Por fim, a Escola Empreendedora qualifica profissionalmente os alunos sobre empreendedorismo na área de costura industrial”, endossa.

Qualificação estratégica

A Universidade Corporativa da SulAmérica foi criada em 2005, como reflexo de uma estratégia da empresa de cultura ligada à inovação, além de dar oportunidade de carreira para os colaboradores.

Flávia Neves, superintendente de desenvolvimento organizacional da SulAmérica, comenta que as iniciativas são voltadas tanto para representantes de lideranças quanto para equipes. Já na área comercial, a seguradora conta com uma frente para a capacitação dos corretores de seguros.

Na universidade corporativa são abordadas questões de capacitação técnica, inerentes às funções diretas dos colaboradores, ferramentas e novas formas de executar tarefas; capacitação legal, que discute as regras do mercado de seguros; fatores comportamentais, que colaboram para a cultura da organização no dia a dia; além de uma temática focada nas lideranças. Os docentes são os profissionais da seguradora e parceiros externos com expertise em educação, por exemplo.

Flávia Neves defende que por intermédio do modelo de universidade corporativa os colaboradores alavancam os negócios da companhia ao passo que contribuem para a evolução de suas carreiras, além de terem mais oportunidades dentro da empresa, que trabalha com uma diversidade de linhas de negócios. “Nesse olhar é importante darmos protagonismo e oportunidade de o colaborador escolher o que faz sentido para ele ter mais conhecimento”.

Nesse sentido, ela acrescenta que é uma tendência de mercado a apresentação de um conjunto de temáticas amplo, que atenda os negócios e as necessidades individuais para o aprimoramento da execução de tarefas e de sua carreira.

Projetos de entidades do mercado

O incentivo à qualificação profissional em diversos campos também é uma bandeira das entidades do mercado. Na Escola Nacional de Seguros, de acordo com a diretora de Ensino Técnico, Maria Helena Monteiro, os corretores procuram tanto pelo Curso de Habilitação, quanto por cursos técnicos. Temas como inovação e insurtechs têm uma demanda para leitura alta de abordagem, já que assuntos nesse campo estão alterando o cenário do mundo segurador.

A Escola também disponibiliza a graduação em Administração de Empresas, com disciplinas específicas sobre seguros, e conta com novidades no âmbito dos MBA’s. “Teremos o novo MBA Executivo, que será lançado em setembro, e que poderá ser concluído em apenas 12 meses, oferecendo grande flexibilidade ao aluno. A concentração maior é área de gestão em seguros, com ênfases a serem escolhidas pelo próprio aluno, nas diversas áreas de especialização do setor”.

Ainda sobre novidades da Escola, ela explica que no ensino técnico houve uma revisão da grade do curso de Habilitação para corretores. “Introduzimos os cursos híbridos, em que temos algumas disciplinas em EAD, e nosso material didático agora é totalmente digital, refletindo as novas tendências.

O Sincor-SP é outro exemplo de adoção do modelo de universidade corporativa e ministra seus cursos por meio da Universidade Corporativa Sincor-SP (Unisincor).

Carlos Cunha, coordenador de cursos do sindicato, explica que a universidade disponibiliza cursos técnicos, sobre produtos, administrativos, vendas e qualidade de vida, por exemplo. “São ministrados todos os tipos de cursos para que não somente os corretores, mas seus funcionários, possam usufruir desses treinamentos”, destaca. A grade de cursos da Unisincor reúne cursos como Planejamento e Organização: Ferramentas Estratégicas para ser um Profissional Diferenciado; Como Administrar uma Corretora de Seguros; Inteligência emocional em negociação e vendas; Inovação & Empreendedorismo em Seguros, entre outros.

Comentários

Newsletter



Facebook

Instagram

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Evento para colaboradores da SulAmérica destaca a estratégia de transformação digital da companhia - t.co/22CYP08G5Q

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Redução de custos na saúde interessa a toda a sociedade - t.co/CbDOI76Vw8

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Confiança e proximidade com o segurado é foco da nova campanha de benefícios do Porto Seguro Auto - t.co/vfQb0RYdfh

To Top