Congresso UNIDAS: Para economista, funcionamento do mercado de planos de saúde do Brasil exige mudanças institucionais, econômicas e assistenciais

Carregando Eventos

« Todos os Eventos

  • Este event já passou.

Congresso UNIDAS: Para economista, funcionamento do mercado de planos de saúde do Brasil exige mudanças institucionais, econômicas e assistenciais

novembro 7 | 00:00 - novembro 9 | 00:00

Custos e preços crescentes, redução da massa salarial, deseconomias de escala, envelhecimento populacional e uniformidade regulatória são alguns dos muitos desafios do setor de saúde suplementar, de acordo com o economista do Ipea e Presidente da Associação Brasileira de Economia da Saúde – ABrES, Carlos Octávio Ocké-Reis, palestrante do 21º Congresso UNIDAS – Caminhos para inovar, que ocorre entre os dias 7 e 9 de novembro, na Costa do Sauípe.

“Com a redução do gasto público per capita em saúde (EC 95), aumento dos gastos dos trabalhadores, empregadores e idosos com bens e serviços privados de saúde e piora das condições de saúde e de vida da população, temos muito o que fazer se não quisermos que o sistema entre em colapso”, alerta.

Segundo ele, há mediações possíveis, sem perder de vista o fortalecimento do SUS. Entre elas, mudanças institucionais (regulação a partir do nexo do mutualismo), econômicas (escala), organizacionais (single-payer) e assistenciais (uso racional de insumos, tecnologia e medicamentos).

Ocké vai falar especificamente das autogestões: os desafios deste segmento. Como funcionar como ponto de apoio para ações regulatórias da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) e quais as estratégias para o seu fortalecimento no padrão de competição do setor são alguns dos temas a serem tratados em sua palestra. “Gostaria sobretudo de refletir os limites e as possibilidades da modalidade da autogestão no tocante à assistência médica prestada ao trabalhador em cenário de acelerada concentração, centralização e internacionalização do mercado”, finaliza.

Congresso UNIDAS

O Congresso UNIDAS ocorre de 7 a 9 de novembro, na Costa do Sauípe (BA). O evento contará com a participação de especialistas internacionais, nacionais, gestores de planos de saúde, dirigentes e executivos de instituições públicas e privadas, médicos, enfermeiros, acadêmicos, formadores de opinião e prestadores de serviços. Este ano, 800 congressistas devem acompanhar as palestras.

Durante o Congresso acontecerá a 4ª Expo UNIDAS, na qual empresas fornecedoras expõem seus produtos e serviços desenvolvidos para atender o sistema de saúde brasileiro (equipamentos, soluções tecnológicas e ferramentas de gestão). Também haverá a entrega do Prêmio Saúde UNIDAS 2018 para os autores dos melhores trabalhos sobre a assistência à saúde de qualidade fundamentada nas práticas da autogestão em saúde.

Serviço
21º Congresso UNIDAS – CAMINHOS PARA INOVAR
Painel: Saúde do Trabalhador
Palestra: O financiamento da saúde dos trabalhadores
8 de novembro, das 9h30 às 11h
Local: Costa do Sauípe – Bahia
Mais informações: www.unidas.org.br/21congresso

Detalhes

Início:
novembro 7 | 00:00
Final:
novembro 9 | 00:00
Evento Tags:
,

Organizador

UNIDAS
Telefone:
(11) 3289-0855
Website:
http://www.unidas.org.br/

Local

Costa do Sauípe – Bahia
Website:
www.unidas.org.br/21congresso
Clique aqui para comentar
To Top