Clique aqui no logo para voltar ao início
no site na web
Jopema

Maior gasto em seguros puxa os negócios tecnológicos

Share |

31/03/2014 - DCI

Maior gasto em seguros puxa os negócios tecnológicos

Anderson Neco

O mercado de seguros no Brasil - que cresce de maneira exponencial a partir da ascensão da denominada "nova classe média" - tem chamado a atenção de empresas de tecnologia, que começam a direcionar grande parte de seus esforços para desenvolver soluções voltadas a seguradoras em busca de lucros maiores.

Atenta à evolução do mercado segurador brasileiro, alemã SAP credita a melhora deste setor à estabilidade econômica que o País vive nos últimos anos, segundo o vice-presidente de serviços financeiros da SAP na América Latina, Tonatiuh Barradas. "Tradicionalmente, os brasileiros só compram seguros para automóveis. Com a estabilidade econômica, este mercado cresce, pois as pessoas estão fazendo investimentos em temas como previdência, poupança programada, seguro de vida e outros ramos que tradicionalmente não têm sido o foco", analisa.

Barradas crê que existe espaço para uma expansão ainda maior deste mercado no Brasil nos próximos anos. O executivo usa as taxas de adesão de países desenvolvidos - que são muito maiores - para defender sua tese. "O mercado de seguros só responde por 2% do Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil. Em países mais evoluídos, como França, EUA e Japão, por exemplo, este mercado representa 11% do PIB. Este gap é o grande apelo para que empresas estrangeiras façam investimentos no mercado brasileiro", revela o executivo.

A atuação da SAP no mercado segurador brasileiro tem sido tão eficaz que virou exemplo para operações da empresa alemã em outros países. "Particularmente no Brasil temos sido muito bem-sucedidos neste mercado. O Brasil foi definido como piloto do posicionamento destas soluções e hoje temos uma presença grande neste mercado. As dez maiores empresas de seguro que atuam no país usam alguma tecnologia SAP", revela.

O mercado de seguros no Brasil evolui a passos largos. Segundo dados da Superintendência Nacional de Seguros Privados (Susep), entre 2010 e novembro de 2013 a arrecadação das operadoras de seguros saltou de R$ 90 bilhões para R$ 130,6 bilhões, um crescimento de 45,1%.

A norte-americana SAS, por exemplo, conseguiu números expressivos na comercialização de soluções tecnológicas no mercado segurador em 2013. "O uso deste tipo de tecnologia é uma prática nova nesse mercado. Temos uma crescente nas vendas. Só no ano passado, tivemos aumento de 64% nas vendas de softwares para seguradoras no Brasil", revela Ricardo Saponara, especialista em seguradoras do SAS no Brasil.

Este ano, o SAS espera um crescimento superior aos 64% conseguidos em 2013. No ano passado, o segmento de seguros ficou atrás apenas de governo e telecom, como o que mais cresceu no País. "Um dos principais pontos de crescimento para o SAS em 2014 é o mercado de seguradoras, principalmente com foco em fraudes", prevê o executivo.

Para Saponara, o mercado segurador brasileiro já começa a dar sinais de evolução. O especialista acredita que o uso de Big Data - conjunto de soluções tecnológicas capaz de analisar uma quantidade astronômica de dados - por estas empresas já é uma realidade. "Uma grande tendência hoje do mercado segurador é o uso de Big Data como estratégia. E as seguradoras precisam aderir a este movimento ao redor do mundo. O Big Data se tornou uma ferramenta importante e o SAS pode ajudar estas empresas a analisar esta grande volume de dados", conta.

A HDI, seguradora alemã que atua no Brasil há 34 anos, usa a tecnologia para a expansão dos negócios. Ana Paula Soares, diretora de TI da HDI Seguros, acredita na evolução do setor. "O mercado segurador vem se modernizando nos últimos anos e, consequentemente, tem se tornado mais competitivo. Não falamos mais 'só em preço', falamos agora em quanto tempo você irá oferecer o melhor preço", finaliza.

 
Enviar para um amigo Imprimir
 
Voltar


Revista Cobertura e Clipp-Seg produtos Cobertura Editora Ltda
Rua Conselheiro Crispiniano 53 - Conjunto 121 São Paulo - SP Cep 01037-001 (11) 3151-5444 3151-3629 3231-0576 TODOS OS DIREITOS RESERVADOS® SKWEB É MAIS UM PRODUTO DA COBERTURA EDITORA©
skweb@skweb.com.br


  Nipotech Brasil Tecnologia