Cobertura Especial

Acidente em Faculdade de Medicina Santa Marcelina mostra a importância da contratação de um seguro de Responsabilidade Civil

 

Exclusivo Revista Cobertura

Por Karin Fuchs

Em consequência de uma forte chuva no dia 1º de fevereiro, na zona leste de São Paulo, que causou o desmoronamento de um muro em uma chácara vizinha à Faculdade de Medicina Santa Marcelina (FASM), deixando vários feridos exatamente no momento em que era realizada uma festa de recepção para os calouros no local, a pergunta é: de quem é a responsabilidade?

Rodrigo Gonçalves, analista de RC da Liberty Seguros, esclarece que a responsabilidade é do proprietário do imóvel, no caso, o dono da chácara. “Neste caso, configura-se como uma responsabilização do dono do imóvel que ou não fez um muro adequado, ou não fez as manutenções devidas. Ou, mesmo com as manutenções devidas, o muro cedeu e, no mundo jurídico, permanece a responsabilidade do dono do imóvel”, explica.

Segundo ele, haveria o amparo de uma apólice de seguro de evento contratada, caso o muro tivesse cedido em decorrência do evento realizado. “Mas no evento ocorrido na Faculdade de Medicina Santa Marcelina, mesmo que ela tivesse um seguro, a responsabilidade continuaria do proprietário do imóvel, pois a palavra-chave para ter uma indenização em uma seguradora é o nexo causal”, esclarece.

Rodrigo Gonçalves alerta sobre a importância de conhecer bem o seguro contratado. “O fator decisivo para saber se uma apólice está ou não bem contratada é conhecer até onde vai o seguro e até onde vai a parte jurídica de determinada situação”, pontua, acrescentando que para a contratação de seguros de eventos, não somente a Liberty, mas o mercado comercializa uma gama de coberturas que podem ser contratadas.

Acompanhem a Revista Cobertura no Twitter, no Facebook e no Instagram.

Conteúdo exclusivo

Foto: Folha de São Paulo

Newsletter



Facebook

Instagram

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Leonardo Lourenço assume como diretor da Simple2u - t.co/DJX8ttb1J5

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

AllCare planeja concluir expansão nacional e interiorização em 2021 - t.co/4fd7IRoLPs

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

A Tractable e a Mitchell oferecem uma solução conjunta para estimativas de reparação de veículos por IA - t.co/FaANgT8rWA

To Top