
Crédito da foto: Isabela Kassow
À frente da diretoria de Ensino Técnico da Escola Nacional de Seguros, Maria Helena Monteiro começou sua carreira na área de Recursos Humanos em empresas de grande porte. “Hoje, a diretoria que comando me motiva muito, pelo fato de eu ter acumulado conhecimentos sobre seguros, treinamento e ensino ao longo de minha carreira, e que posso combinar no cargo atual”, diz.
Sobre a participação das mulheres no mercado de seguros, ela avalia que o setor ainda é conservador. “E por isso mesmo, investimos na mensuração da evolução das mulheres, que são maioria no setor de seguros. É uma maneira de conscientizarmos principalmente os executivos do setor e das áreas de RH, de que bastante ainda precisa ser feito para encorajar as carreiras femininas”.
Em relação aos desafios ao longo de sua carreira, a executiva comenta que eles são os clássicos que afetam as mulheres que são mães: como conciliar seus múltiplos papéis. “Acho que os homens não enfrentam esse tipo de dilema”, acrescenta.
E, ainda, “profissionalmente eu tive chefes competentes, que felizmente sempre me encorajaram muito. Por isso, tive oportunidades excelentes de trabalhar em várias partes do mundo, e ocupar cargos relevantes nas empresas em que atuei”, revela.
Para finalizar, Maria Helena Monteiro deixa uma mensagem: “vale muito a pena brigar pelo que se quer e perseguir seus sonhos. Em meio a algumas frustrações, muitas coisas gratificantes vão acontecendo”.
Por Karin Fuchs
Acompanhem a Revista Cobertura no Twitter, no Facebook e no Instagram
