Auto & Serviços

Programa Direção Segura autua 163 motoristas em sete cidades

 

Blitze de fiscalização da Lei Seca foram realizadas entre a noite de sexta-feira (31) e a madrugada de domingo (2). Ao todo, 2.496 condutores foram submetidos ao teste do etilômetro

O Programa Direção Segura –ação coordenada pelo Detran.SP para a prevenção e redução de acidentes e mortes no trânsito causados pelo consumo de álcool combinado com direção– autuou 163 pessoas em operações de fiscalização da Lei Seca realizadas em sete cidades do Estado entre a noite de sexta-feira (31) e a madrugada de domingo (2).

Durante as blitze, realizadas na zona norte da capital e nos municípios de Fernandópolis, São José dos Campos, São Vicente, Suzano, Registro e Ribeirão Preto, foram aplicados, ao todo, 2.496 testes do etilômetro (popularmente conhecidos como bafômetro).

No total, 74 condutores foram autuados por embriaguez ao volante e terão de pagar multa no valor de R$ 2.934,70 e responder a processo administrativo junto ao Detran.SP para a suspensão do direito de dirigir por 12 meses.

Outros 89 motoristas foram autuados por recusa ao teste do bafômetro e receberão as mesmas penalidades.

Além disso, sete desses condutores também responderão na Justiça por crime de trânsito. Eles apresentaram índice acima de 0,34 miligramas de álcool por litro de ar expelido no teste do etilômetro ou tiveram a embriaguez atestada por exame clínico do médico perito. Se condenados, poderão cumprir de seis meses a três anos de prisão, conforme prevê a Lei Seca, também conhecida como “tolerância zero”.

Ação integrada – Lançado no Carnaval de 2013, o Programa Direção Segura integra equipes do Detran.SP, das polícias Militar, Civil e Técnico-Científica. Pela Lei Seca (lei 12.760/2012), todos os motoristas flagrados em fiscalizações têm direito a ampla defesa, até que a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) seja efetivamente suspensa. Se o condutor voltar a cometer a mesma infração dentro de 12 meses, o valor da multa será dobrado.

Comentários

Newsletter



Facebook

Instagram

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Tossir para combater a COVID-19: Coalizão global convoca brasileiros para ajudarem a desenvolver aplicativo que det… t.co/CzGHB5eRIE

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Plataforma PromoDigital da Porto Seguro oferece aos corretores novas soluções integradas para construção de campanh… t.co/k3nABlJo3l

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Tokio Marine incorpora o Apple Business Chat aos seus canais digitais de atendimento - t.co/z1jl4lf6u7

To Top