Seguros Gerais

Café com Seguro abordou a Lei de Liberdade Econômica e os impactos no Setor do Seguros

 

Dia 11 de março, a Academia Nacional de Seguros e Previdência (ANSP) realizou o Café com Seguro que abordou o tema “Lei de Liberdade Econômica e impactos no Setor de Seguros”. O evento teve como objetivo colocar em pauta os princípios da Lei, a extensão de sua aplicação, os impactos macro e microeconômicos, o que as seguradoras devem esperar e os impactos da distribuição de seguros. O evento aconteceu no auditório do Sindseg SP, em São Paulo.

A primeira palestra abordou o tema “Aspectos Gerais da Lei de Liberdade Econômica” e foi conduzida pela Ac. Leatrice Bez, advogada sócia do escritório Franco Advogados. Para Beatriz, a Lei trouxe modificações principalmente nas relações entre empregados, empregadores, empresas e governo. “Essa Lei tem um amplo caráter liberal com o propósito de tornar menos engessadas as relações entre o setor privado e o setor público, sem tantas amarras”, explica.

Em seguida, o Ac. Voltaire Marensi ministrou a palestra com o tema “Futuro Panorama das Medidas Provisórias 904 e 905. “No contrato do Seguro, a boa-fé, a ética e a lealdade devem sempre imperar nas relações empresariais, seja por parte do empresário, do consumidor, do segurado e do próprio corretor de seguros”, disse.

Logo após, o Ac. Francisco Galiza apresentou a palestra com o tema “Impactos Econômicos Esperados pelo Mercado de Seguros”. Segundo ele, o cenário é positivo diante da crise econômica que o Brasil passou nos últimos três anos. “O setor conseguiu crescer acima da inflação, é claro que o setor de seguros depende muito do mercado. De qualquer maneira, é um saldo positivo”, disse.

Em seguida, o Ac. Bento Zanzini colocou em pauta a “Influência da Nova Lei e os seus Reflexos no Mercado Segurador frente à revogação de dois dispositivos insertos no Decreto-Lei nº 73/66”. Para Zanzini, basta um olhar para o mercado brasileiro e vemos que tem muito para se desenvolver. “Quanto mais nós tirarmos as amarras desse mercado e deixarmos crescer, mais ou menos livremente, melhor para o país. E, nesse sentido, essa Lei tem sido bastante oportuna”, relatou.

Logo depois, o tema “Os impactos na distribuição de seguros no Brasil” foi conduzido por Edson Fecher, advogado, diretor da CAMARA SIN e coordenador da comissão jurídica do SINCOR-SP. “Nosso cliente é o nosso patrimônio, nós temos um desdobramento de negócios dentro do cliente que temos que enxergar e para isso precisamos estar presentes e entendermos o cliente, a necessidade dele e oferecer o melhor produto”, explica.

Por fim, o tema “Desburocratização da Saúde Suplementar” foi ministrado pelo Ac. Josafá Ferreira Primo, administrador de Empresas pela Escola de Negócios e Seguros – ENS e coordenador da Cátedra de Saúde da ANSP. “A função do profissional corretor de seguros e da Operadora de Saúde é educar o tempo todo. Além disso, é preciso que o beneficiário não seja tratado com um número”, conclui.

A abertura do evento foi realizada pelo Ac. Paulo Marraccini, vice-presidente do Conselho Superior da ANSP e o Ac. Edmur de Almeida, diretor da ANSP, fez a apresentação e a composição da mesa. O encerramento do vento ficou a cargo do presidente da ANSP, João Marcelo dos Santos.

A coordenação do evento foi do Ac. Edmur de Almeida, Diretor de Fóruns Acadêmicos da ANSP, Coordenador das comissões técnicas dos seguros de crédito, garantia e fiança locatícia do SINCOR-SP e da FENACOR e do Ac. Voltaire Marensi, Coordenador da Cátedra de Direito do Seguro.

Comentários

Newsletter



Facebook

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Confiança do consumidor aumenta, mas é preciso cautela - t.co/rwEpvbxb0H

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Mapeamento eletrônico de saúde reforça argumentação para Corretores nas vendas do Porto Seguro Saúde - t.co/MVWegmkJEU

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

SUSEP homologa CERC e CSD que já podem registrar operações do mercado de seguros - t.co/PsBMBgXhoO

To Top