Tecnologia & Serviços

Squad estendido: modelo de serviço da Provider IT, mantém operação de TI das empresas, durante crise do coronavírus

 

Formato desenvolvido e aplicado desde 2019, está permitindo a continuidade de projetos de TI, sem prejuízo de entregas e prazos

O trabalho de desenvolvimento remoto de projetos de TI, com equipes dedicadas aos clientes, é um modelo de serviços que incorpora profissionais capacitados, processos, ferramentas de colaboração e metodologia. Esse é o serviço o que a Provider IT – uma das principais consultorias e provedoras de serviços de TI do país –, chama de squad estendido, um formato que vem sendo aplicado desde 2019 e que hoje está permitindo a continuidade de projetos de TI, sem prejuízo de entregas e prazos, mesmo durante o período de afastamento social.

Um banco, uma seguradora e uma empresa de energia, são três exemplos dos clientes da consultoria, onde projetos de diferentes complexidades, vêm sendo conduzidos neste formato de squad estendido. Mesmo antes da determinação de afastamento social, as equipes dedicadas já trabalhavam à distância nas sedes da Provider IT e agora, em regime de home office.

De acordo com Reginaldo Santos, Diretor Executivo da Provider IT, a companhia possui este modelo de estrutura remota já maduro. “Para manter as operações funcionando, as empresas estão investindo em melhoria de processos internos. Nossos projetos com gestão ágil, já eram realidade e têm sido um diferencial para garantir o ritmo de entregas. Desenvolvemos o squad estendido em um período anterior à essa crise e neste momento, a oferta possui ainda mais confluência com a necessidade dos mercados que atendemos”, explica.

As empresas estão enfrentando novas questões e precisam estar aptas a operar nessa nova realidade, com suas equipes trabalhando, a maior parte delas, à distância. Como o grande desafio do mercado é manter as operações funcionando, o modelo de serviço da Provider IT – devido ao caráter inovador –, pode gerar grande vantagem competitiva. “As empresas precisam continuar, senão, pode ser que não se recuperem. Trabalhamos com determinados segmentos como bancos, financeiro e seguradoras, por exemplo, em que é imprescindível dar continuidade aos serviços prestados”, ressalta Santos.

Squad estendido em tempos de COVID-19

Squad, conceito introduzido na gestão de projetos ágeis, refere-se à construção de um time de recursos com habilidades multifuncionais (Devs, Testers, DBA, Arquitetura, Segurança, Product Owner, Scrum Master), voltado geralmente ao atendimento de uma única vertical de negócio de uma empresa. O termo estendido, refere-se ao fato do trabalho ser executado fora dos limites do escritório do cliente. Em um projeto realizado em um banco cliente da Provider IT, por exemplo, a equipe do projeto está fisicamente locada no escritório da Provider IT em São Paulo – agora, por conta da COVID-19, atuando em home office –, e interage com o Product Owner (PO) e o Scrum Master (SM), funcionários do banco e, que são responsáveis por controlar o escopo do projeto e remover os impedimentos técnicos, respectivamente.

“Esse tipo de oferta cai como uma luva nesse momento, pois, não é necessário manter o time todo reunido no escritório. Como já tínhamos a cultura do trabalho remoto, independentemente de uma situação relacionada a um momento de crise, o local onde a atividade é realizada passa a ser irrelevante e o impacto para o projeto, mínimo. A única diferença, é que ao invés do profissional trabalhar no escritório da Provider IT, atua de sua casa. Parece simples, mas não são todas as empresas que se adaptam a este modelo. Por isso, consideramos este o nosso verdadeiro diferencial: realizar projetos na metodologia ágil e de forma estendida”, esclarece Evandro Abreu, Diretor Executivo da Provider IT.

A Provider IT aposta também no conceito de “PO Proxy”, como grande diferencial em novos projetos. Este profissional atua em par com os PO’s do cliente e internaliza, com autoridade, o conhecimento do negócio para o time de Devs, o que minimiza conflitos de entendimento das necessidades a serem contruídas.

Foco no engajamento e na produtividade

Para passar por este momento de incertezas decorrente da pandemia do Coronavírus, a Provider IT criou comitês para aproximar as equipes e estimular a troca de experiências entre os colaboradores. “Percebemos que as ideias estão sendo aprimoradas durantes as reuniões virtuais e melhor aproveitadas nos projetos. Não tivemos qualquer impacto na produtividade e nosso intuito é tangibilizar esses pontos para que os clientes saibam que estamos monitorando as equipes e oferecendo todo o suporte para que os projetos sejam otimizados, aponta Abreu”.

O executivo ressalta que antes as empresas estavam focadas na questão da disrupção de tecnologia e, na sequência, de negócio. “Agora chegamos em um terceiro momento, em que o foco é a disrupção de pessoas. Nossa maior preocupação, hoje está ligada em manter nossos profissionais, já que esse é o caminho para suportar nossa capacidade de prestação de serviço. Manter nosso time engajado e produtivo, é nossa maior prioridade”, diz.

“Nossa empresa reinventou-se e já vinha trazendo modelos de trabalho aderentes às novas necessidades do mercado. As mudanças que realizamos só reforçam a intenção de tornar ainda mais dinâmico o nosso trabalho, com maior governança interna e produtividade. A Provider IT é uma empresa reconhecida pela qualidade dos seus serviços. Continuaremos empenhados em entregar o que o mercado precisa, para tornar real o processo de transformação digital das empresas”, finaliza Evandro.

Comentários

Newsletter



Facebook

Instagram

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

“Corretor não vende seguros, ele é um comprador de seguros” e tem um grande papel no combate à fraude - t.co/zq9tkL0uOZ

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

AllCare vence Prêmio SMART Customer 2020 - t.co/7ZNjBJdm36

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Susep publica norma que simplifica o atendimento aos consumidores do setor de seguros - t.co/WnTIVVH442

To Top