Cobertura Especial

Mais uma vitória dos corretores de seguros

 

Liminar que suspende a Resolução 382/20 do CNSP foi um dos assuntos comentados por Armando Vergilio e Alexandre Camillo no Fórum com a Imprensa Especializada 

Por Karin Fuchs 

Hoje os corretores de seguros tiveram uma boa notícia: a juíza Andrea de Araújo Peixoto, da 10ª Vara Federal do Rio de Janeiro, concedeu a liminar que suspende os efeitos de dispositivos da Resolução 382/20 do CNSP. Entre outras exigências, a Resolução determinava informar ao segurado o valor da comissão do corretor antes da assinatura da proposta.

Presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, lembrou que não é de hoje que as entidades vêm enfrentando uma verdadeira batalha a favor do setor, desde que Solange Vieira assumiu o cargo. A exemplo da MP 905 que acabou com a necessidade do registro profissional de várias categorias, incluindo a do corretor de seguros, o que de fato aconteceu por pouco mais de cinco meses. Porém, antes disso, uma audiência pública que não progrediu tratava da autorregulação. 

“Na época, a superintendente da Susep nos disse para não nos preocuparmos com a audiência pública, alegando que isso era um assunto morto. Logo depois, a MP 905 foi editada e a nossa profissão foi desregulamentada. Vencemos essa batalha, mas nesse ano teríamos mais uma a vencer, a Resolução 382/20 do CNSP”, disse Camillo.

Para isso, eles buscaram estratégias para serem mais assertivos, o que envolveu também as seguradoras. “Na última terça-feira (30 de junho), protocolamos nossa peça jurídica e ontem fomos agraciados com a manifestação da juíza, deferindo nosso processo de uma maneira juridicamente que nos dá uma estrutura de resposta muito boa”.

Segundo ele, o jogo ainda não acabou. “Mas nós promovemos uma rachadura bem grande na armadura do outro lado (Susep), que será de difícil reversão. A nossa recompensa é o bem que promovemos para todos, esse é o nosso maior ganho. É uma vitória de nós todos, lideranças, e para todos nós do setor. A nossa expectativa daqui para frente é do reconhecimento da nossa luta por parte dos corretores para que eles percebam suas lideranças não medem esforços e não diminuiremos a nossa intensidade de luta em nenhum segundo, até que isso definitivamente se encerre”.

Presidente da Fenacor, Armando Vergilio também falou dessa vitória. “Não tendo conseguido acabar com a categoria, nós ficamos extintos por pouco mais de 5 meses, dois dias depois que a MP 905 caiu, ela (Solange Vieira) veio com o recadastramento dos corretores. E na sequência, com a Resolução 382/20 e coisas que não foram colocadas em audiência pública constavam na norma”.

Vergilio esclareceu que a comissão não é propriamente o ganho do corretor, já que ele tem uma série de despesas como: aluguel, folha de pagamento, impostos e a própria estrutura para atender o segurado ao longo da vigência da sua apólice. “Se mostrar para o cliente a comissão ele vai querer negociar e isso traria um prejuízo enorme. Todo mundo sabe que o corretor não ganha a comissão que está ali, do outro lado, ele tem uma série de despesas”.

Ainda de acordo com o executivo, a liminar não está estabilizada, ela foi concedida por uma juíza em primeiro grau. “Provavelmente, a Susep está tentando derrubar essa liminar. Esperamos que a justiça seja mantida. Já é uma vitória, mas será uma vitória consagrada”.

Campanha

Também no Fórum com a Imprensa Especializada foi anunciado a criação de uma campanha que mostre para a sociedade a real importância dos corretores e propriamente do seguro. “Seguros têm muitas peculiaridades que são desconhecidas pelo consumidor final. O nosso propósito é fazermos uma campanha institucional que há muito não temos e que é muito apropriada para esse momento. Algo como a brilhante campanha do Agro (veiculada na televisão, que mostra a importância do agronegócio na vida das pessoas)”.

Para que ela seja concretizada, Boris Ber, 1º vice-presidente do Sincor-SP, convidou todas a participarem. “Queremos fazer uma campanha muito mais ampla e peço que vocês nos ajudem com ideias, para que ela seja uma campanha na visão de vocês”.

 

 

Comentários

Newsletter



Facebook

Instagram

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

“Corretor não vende seguros, ele é um comprador de seguros” e tem um grande papel no combate à fraude - t.co/zq9tkL0uOZ

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

AllCare vence Prêmio SMART Customer 2020 - t.co/7ZNjBJdm36

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Susep publica norma que simplifica o atendimento aos consumidores do setor de seguros - t.co/WnTIVVH442

To Top