Notícias da Revista da Aconseg-SP

12 anos em 50 edições

 

Confira quais são os primeiros passos indicados por Fabio Medeiros, coordenador do MBA em Transformação Digital na Escola de Negócios e Seguros

Uma das missões do trabalho da Aconseg-SP é consolidar a parceria existente entre assessorias, seguradoras e corretores. O lançamento da Revista em 2008 fez parte da estratégia de estreitamento de um forte canal de comunicação com os corretores.

A publicação nasceu com o apoio de quatro companhias: Chubb, Grupo Bradesco, SulAmérica e Tokio Marine. Ao longo dos anos, empresas prestadoras de serviços como Marinho Despachantes e Ituran se juntaram a companhias como MAG, Sompo, Suhai e Amil no apoio ao trabalho realizado pelas assessorias aos corretores de seguros.

Em 2020, chegamos a uma edição histórica da Revista da Aconseg-SP. São 12 anos em 50 edições, que registraram conquistas, a consolidação e novas parcerias, mudanças e despedidas de profissionais que apoiaram o trabalho da Associação.

Quando a publicação começou a circular, eram 22 assessorias associadas, hoje são 33. “Com este quadro de associados, passamos a ter uma grade de 27 mil corretores, considerando que cada corretor opera com mais de uma assessoria e atualmente estamos atendendo 15 mil corretores no estado”, diz o atual presidente, Helio Opipari Junior.

Alguns temas são recorrentes na publicação, tais como a importância das assessorias na visão das seguradoras, o automóvel como porta de entrada para  diversificação de produtos, o apoio para que o corretor venda mais e melhor.

Conhecimento e  incentivo à diversificação

Desde o início, a publicação foi utilizada como uma ferramenta para compartilhar e incentivar o conhecimento de outros ramos aos corretores de seguros. Além disso, abordou temas em voga no mercado, tais como o microsseguro, que foi amplamente discutido em 2008.

Vale destacar que a Revista surgiu em outro ano desafiador para a economia brasileira e o setor. “Apesar de todas as especulações, 2008 foi um ano bom e de crescimento para o setor de seguros. Nos momentos difíceis, o nosso mercado tem demonstrado solidez e que exerce um papel importante na sociedade: a capacidade de reconstrução”, destacou o presidente Luiz Gustavo Miranda de Sousa, na edição 5, que circulou no início de 2009.

A 10ª edição da Revista, em 2010, trouxe um retrospecto dos quase sete anos de atuação da entidade, com grande trabalho e conquistas equivalentes.

Regulamentação e  relatório econômico

No começo de 2011, a edição 13 registrava os bastidores da regulamentação das assessorias. No mesmo ano, Jorge Teixeira Barbosa foi eleito o terceiro presidente da Aconseg-SP, uma entidade jovem, mas que conquistou o seu espaço no mercado com um trabalho calcado em ética e profissionalismo. No ano seguinte, com 7,3 mil corretores representados e uma produção que atinge R$ 680 milhões em prêmios nesse ano, a entidade festejou nove anos de existência como um braço essencial das seguradoras.

No final de outubro de 2013, o artigo 18, da Resolução CNSP nº 297, diz “o representante de seguros que atuar na representação de sociedade seguradora exclusivamente junto a corretores de seguros, na sua orientação e assistência, na forma do disposto no artigo 2, VIII, desta República, deverá utilizar a denominação de ‘assessoria em seguros’”. Nascia a regulamentação das assessorias.

O ano de 2016 terminou com o lançamento do Relatório Econômico Financeiro das Assessorias em Seguros associadas à entidade, produzido pela Rating de Seguros, uma prova da dimensão do trabalho das assessorias no suporte aos corretores como braço das seguradoras.

Campanha pelo Vida

Em 2017, a edição 41 registrou o lançamento da campanha institucional “Diga sim para o seguro de vida”, cuja proposta é gerar meios para que as assessorias melhorem ainda mais a performance de venda deste importante seguro junto aos corretores de suas bases e estabelecer vínculos mais profícuos com as áreas de Vida das seguradoras parceiras.

No mesmo ano, a entidade participou do 1º Encontro das entidades do mercado de seguros realizado pelo Sincor-SP. O evento foi registrado pela edição 38, que debateu a mudança de comportamento dos consumidores por conta da internet e das novas tecnologias.

A edição 47, de julho a setembro de 2019, registrou o 1º Encontro de Tecnologia da Aconseg-SP, evento no qual as assessorias puderam conhecer soluções que ajudam na administração e gestão de suas empresas. “Cada um de nós precisa entender que é vital fazermos algo diferente, não dá mais para se relacionar com os novos clientes da mesma forma que fizemos até hoje”, destacou o então presidente Marcos Colantonio.

União e força

A edição 49, do início deste ano, foi a primeira sob a gestão de Helio Opipari Junior, que assumiu em um dos momentos mais desafiadores, em decorrência dos efeitos causados pela pandemia de covid-19. O investimento em tecnologia se mostrou ainda mais eficiente para as assessorias apoiarem os corretores.

“Temos certeza que, com a resiliência característica do mercado segurador, enfrentaremos esse momento e, no final, estaremos mais fortes, unidos e prontos para continuar a nossa missão de atender, capacitar e auxiliar no crescimento dos corretores de seguros”.

Com um mercado unido e forte, a Revista da Aconseg-SP continuará a registrar os avanços da entidade e do mercado em suas próximas edições.

Conteúdo da edição de abril/maio/junho (número 50) da Aconseg-SP

Comentários

Newsletter



Facebook

Instagram

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Allianz aposta na simplicidade e na sofisticação dos produtos - t.co/yc3n1UCfBq

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Backoffice para o corretor vender mais - t.co/QSPfvdiSiK

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

2º Encontro de Tecnologia Aconseg-SP: O que a aviação tem em comum com as assessorias? - t.co/gLvUw9Oiaf

To Top