Notícias da Revista da Aconseg-SP

Assessorias exploram o ambiente digital

 

No período de pandemia, assessorias filiadas à Aconseg-SP inovam e utilizam novas ferramentas para disseminar ambientes de aprendizagem digital aos corretores de seguros

Devido aos desafios surgidos em decorrência da pandemia gerada pelo novo coronavírus, as assessorias filiadas à Aconseg-SP estão preparadas tecnologicamente para oferecer o atendimento digital ao corretor. “As assessorias já têm ampla estrutura desenvolvida para atendimento aos corretores e estão trabalhando fortemente no meio digital”, observa Leandro Henrique, responsável pelo comitê de Tecnologia e diretor administrativo da Aconseg-SP.

A rápida adequação ao universo digital é fruto dos investimentos feitos pelas assessorias ainda em 2019, após o primeiro evento sobre o tema realizado pela entidade. Inclusive, foi criado um fórum colaborativo para manter a sinergia entre as assessorias e debater e implementar soluções tecnológicas.

Segundo Henrique, o atendimento aos parceiros tem se dado também pelo WhatsApp e redes sociais com objetivos distintos. “Na maioria das vezes, nas redes sociais o contato se desenvolve a fim de criar maior comunicação e estreitamento de relacionamento, sendo que as vias telefônicas e demais canais digitais desenvolvem toda a fluidez do atendimento comercial e operacional”, explica.

As reuniões e os treinamentos têm sido on-line. “Além disso, a atuação nas redes sociais digitais se tornou massiva, uma verdadeira substituição ao modelo anterior para manter corretores amparados e conectados com as novidades do setor”, observa Henrique.

O diretor também destaca o fato de as seguradoras terem se adaptado e implementado diversos processos digitais substituindo os meios físicos, o que contribuiu para uma aceleração dos processos de envio de documentos para análise de riscos.

No entanto, a grande inovação das assessorias neste período de pandemia, na visão de Henrique, foi o fato de ousar utilizar novas ferramentas para disseminar ambientes de aprendizagem digital aos corretores de seguros.

Embora as assessorias filiadas à Aconseg-SP não utilizem um sistema padrão, de forma colaborativa, os gestores mantêm conversas sobre as novidades do mercado e as melhores condutas que possam se adequar às suas realidades.

Uma nova forma de gestão

Junto ao home office, surgem outros desafios, tais como a gestão de processos e atendimentos, e a gestão de qualidade de vida.

Afinal, segundo Henrique, novas formas de medir desempenho são necessárias para manter o fluxo da melhor maneira possível, pois muito tempo em casa pode diminuir a produtividade abaixo de um nível adequado, o que exige das empresas maior auxílio à qualidade de vida dos profissionais por meio de uma liderança motivacional e manutenção de análises de desempenho.

“Neste cenário, investir em mentorias, sessões de coaching e consultorias que contribuam com desenvolvimento comportamental e gerencial deve ser a grande alternativa para a sustentação dos negócios”, recomenda ele, para quem tecnologia e comportamento caminham juntos.

Quando a pandemia passar, deixará um legado, como um futuro com maior colaboração, agilidade e arrojo para utilizar novas ferramentas para otimizar processos. “Novas profissões surgirão e a partir destas, maiores necessidades de proteção patrimonial e pessoal. Vale destacar que a sociedade evoluirá sobre a necessidade de autocuidado, gestão e qualidade dos relacionamentos interpessoais, tanto presenciais como digitais”.

Conteúdo da edição de abril/maio/junho (número 50) da Aconseg-SP

Comentários

Newsletter



Facebook

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Confiança do consumidor aumenta, mas é preciso cautela - t.co/rwEpvbxb0H

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Mapeamento eletrônico de saúde reforça argumentação para Corretores nas vendas do Porto Seguro Saúde - t.co/MVWegmkJEU

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

SUSEP homologa CERC e CSD que já podem registrar operações do mercado de seguros - t.co/PsBMBgXhoO

To Top