Seguros Gerais

Zurich recomenda checklist de 14 itens antes do retorno às atividades presenciais no comércio, indústria e serviços

 

 

São Paulo – Para auxiliar e orientar as organizações privadas e públicas no retorno gradual e seguro das atividades presenciais, após as medidas de flexibilização do isolamento social em alguns Estados, a seguradora Zurich desenvolveu um checklist com orientações e ações prioritárias para minimizar as exposições aos riscos de contaminação pela Covid-19. 

Carlos Cortés

Segundo Carlos Cortés, superintendente de Engenharia de Riscos da Zurich no Brasil, a adaptação das empresas é uma realidade. Todas estão reconfigurando os seus espaços de trabalho e repensando, em conjunto com arquitetos e consultores sanitários, na disposição dos escritórios, que passarão a ter uma distância maior entre os trabalhadores, janelas abertas, evitando a utilização de ar condicionado, salas de reuniões com novas configurações e foco total na higiene. “Nosso objetivo é orientar e auxiliar as empresas na implantação de estratégias para um retorno seguro e que, ao mesmo tempo, possibilite a continuidade dos negócios”, diz o executivo. 

No checklist elaborado pela seguradora, há elementos-chave que devem ser levados em consideração para que a volta seja segura, com as precauções necessárias. Para Cortés, ter um planejamento estratégico é vital para que as atividades de trabalho sejam retomadas de forma gradativa, seguindo todos protocolos de saúde pública local e internacional.  

A seguir, conheça os 14 itens importantes neste checklist antes do retorno às atividades presenciais:

 

 

Considerações importantes

Informações Adicionais

Você consultou o conselho

atual do governo referente ao

Covid-19?

Consulte o conselho atual do

Executivo ao planejar uma

retomada do presencial: https://coronavirus.saude.gov.br/

Onde necessário, você confirmou a disponibilidade de suporte especializado

de terceiros para os equipamentos e para operações importantes?

Muitas organizações possuem serviços especializados de terceiros para o fornecimento de equipamentos e suporte. É importante que

esses terceiros sejam incluídos no planejamento de retorno ao local de trabalho.

Você precisa revisar disposições para a limpeza especializada da sede da empresa antes da reabertura?

Considere revisar os protocolos de limpeza especializada do seu ambiente

de trabalho, usando a orientação atual dos governos e, se necessário, elabore um

procedimento formal.

Existem materiais de limpeza suficientes e recursos para executar as atividades de

higiene?

Verifique os requerimentos dos protocolos que serão avaliados pela Vigilância Sanitária.

Há necessidade de estações

de higienização para a reabertura do

prédio?

Avalie a necessidade de estações de higienização para reduzir o risco de transmissão

do vírus – ex.: estações de sanitização das mãos nos acessos principais.

Os sistemas de ventilação e/ ou ar-condicionado requerem inspeção? Foi confirmado o atendimento de todos os

requisitos legais antes de ligar os sistemas?

Sempre que necessário, os sistemas devem ser verificados por pessoas qualificadas; e os

registros, disponibilizados para consulta.

A funcionalidade e eficácia dos sistemas de ventilação, água potável e sanitária, bem como elevadores foi verificada por uma

Pessoa ou empresa qualificada?

Procure manter registros de todas as análises de segurança que foram realizadas.

Você comunicou a informação de indução para os funcionários que retornarão ao local de trabalho?

Pode ser benéfico emitir informação de indução ao pessoal na volta ao trabalho,

comunicando as alterações temporárias ou permanentes nas atividades.

Foi fornecido e registrado um treinamento de conscientização/ atualização operacional para atividades críticas de segurança

para os funcionários que retornam à sede da empresa?

Se necessário, deve ser fornecido um treinamento de atualização para os envolvidos em tarefas críticas de segurança e registros retidos.

Foram realizadas verificações de todos os equipamentos de segurança?

Considere equipamentos de segurança como guardas de máquinas, paradas de emergência, chuveiros de segurança, lava-olhos e kits de derrames químicos; e confirme que as verificações necessárias foram concluídas; e os registros,

retidos.

Se a sua empresa tiver acesso a uma câmera de termo visão, faça uma ronda para identificar pontos quentes.

 

Foi implementado um sistema de monitoramento dos equipamentos da planta após o reinício das operações?

É uma boa prática realizar um monitoramento para confirmar se as instalações e os equipamentos estão operando corretamente uma vez que retornaram a operação.

Existe supervisão adequada?

Considere se é necessária a supervisão adicional, ao levar em conta potenciais ausências e mudanças nos arranjos

operacionais e normais do local.

Equipamento de Proteção Individual

Foi introduzido algum EPI novo? Em caso afirmativo, foi fornecido algum treinamento formal sobre o uso adequado e

seguro assim como o descarte do material?

 

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