Cobertura Especial

“Assessoria é um modelo que traz uma racionalidade econômica muito grande para as seguradoras”, destaca o CEO da HDI

 

Confira no Canal Cobertura no YouTube a íntegra do bate-papo entre os executivos de seguradoras, lideranças das Aconsegs e profissionais de assessorias durante o 2º Encontro Magno das Aconsegs

Por Karin Fuchs

Com o apoio das Aconsegs de São Paulo, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul e Paraná, a Associação das Agências, Assessorias e Consultorias de Seguros do Estado de Minas Gerais (Aconseg-MG) iniciou ontem, 22 de setembro, o 2º Encontro Magno das Aconsegs. Com duração de dois dias, o evento digital tem a participação de executivos das seguradoras que discorrem sobre o tema: “Novo cenário do mercado pós-pandemia”. 

Até há pouco tempo, a HDI não tinha o braço das assessorias. Murilo Setti Riedel, CEO da HDI Seguros, disse que na época em que decidiram não trabalhar com elas, talvez não tivessem claro o valor que elas têm. “Hoje, eu não tenho dúvida de que elas são importantíssimas para o corretor. As seguradoras não têm condições físicas de dar o suporte à totalidade de corretores e as assessorias estão se tornando uma alternativa econômica e tecnológica tão eficiente que até corretores de médio e grande portes podem utilizar essa plataforma”.

Para Riedel, a assessoria é um modelo que traz uma racionalidade econômica muito grande para as seguradoras, principalmente para um mercado que começa a racionalizar cada vez mais os seus investimentos, e que tem se mostrado eficiente para a HDI Seguros. “Nós entramos recentemente no mundo das assessorias e estamos tendo ótimas experiências. Elas têm se mostrado uma solução que traz uma racionalidade econômica muito grande e que põe braço na seguradora onde não conseguimos chegar”.

Durante o encontro, Riedel também comentou o quanto as seguradoras e os corretores se adequaram rapidamente no momento de isolamento social, em que as empresas tiveram que colocar as suas equipes em home office, o que ele chamou de um exemplo para vários outros setores da economia.

“A crise acelerou várias coisas que sabíamos que iriam acontecer em três, quatro ou cinco anos. Em quatro meses, nós aceleramos esse processo com o uso intensivo de ferramentas digitais e vimos 100% desse ferramental sendo utilizado. Segurados e corretores se acostumaram com o digital.

Em sua opinião, a segunda fase é os corretores adotarem a robotização no relacionamento, não apenas utilizarem todas as ferramentas, mas fazerem uso intensivo delas, uma vez que aumentou consideravelmente o contato pelo canais digitais. “Antes da pandemia, as ferramentas digitais eram utilizadas mais para eventos como sinistros e assistências 24 horas. A pandemia nos trouxe a necessidade de nos mostrarmos presente. Isso é uma lição de casa importante que teremos daqui em diante: utilizar todos os recursos com profundidade”.

Questionado qual será a estratégia da HDI Seguros nesse mundo digital, Riedel  disse que a companhia já tem filiais que se relacionam 100% digitalmente com os corretores de seguros, “parte do atendimento é contato humano e parte é robotizado (inteligência artificial)”, e que é preciso simplificar os processos. “O mundo digital não é usar a ferramenta, mas ter um processo digital que simplifica”.

Como exemplo, ele citou o Waze, que não é um satélite, mas que simplesmente escolhe o melhor caminho pela modelagem matemática. Para seguros, a partir de dados estatísticos, isso seria oferecer a melhor oferta ao corretor. Na HDI Seguros, ele mencionou que a cotação do seguro de automóvel já é feita a partir de duas perguntas básicas. O resto é “adivinhado” pelo cálculo matemático.

Perdeu o Encontro das Aconsegs? Confira a transmissão no Canal da Revista Cobertura no YouTube

Clique aqui, ative o lembrete e acompanhe ao vivo o segundo dia de transmissão do Encontro das Aconsegs.

 

Comentários

Newsletter



Facebook

Instagram

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Caixa Econômica Federal é o novo gestor do DPVAT  - t.co/V5lVXPZ3nJ

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Assessorias em seguros estreiam projeto do CCS-SP na terça-feira   - t.co/KSAePN30HR

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Desempenho da economia impacta os seguros de modo diverso - t.co/8AQb1WezBe

To Top