Saúde e Odonto

Omint avança no debate sobre telemedicina e saúde digital

 

Durante evento Global Summit Telemedicine & Digital Health, companhia aborda importância da telemedicina como ferramenta logística em um ecossistema de saúde conectada para agilizar cuidado médico

São Paulo, 15 de outubro de 2020 – Durante a semana, a Omint esteve presente no evento Global Summit Telemedicine & Digital Health, representada pelo seu diretor Médico Técnico, Dr. Marcos Loreto, no painel “Telemedicina e Saúde Digital: Experiência e Visão das Operadoras de Saúde”, com a palestra “Telemedicina como ferramenta de logística para o acesso e cuidado em tempos de pandemia”.

Marcos Loreto

O debate online, promovido pela Associação Paulista de Medicina (APM), abordou o fortalecimento da telemedicina como plataforma logística que colabora com a agilização do atendimento e triagem dos pacientes para um encaminhamento mais assertivo. Outro tema das discussões foi a estruturação de um ecossistema de saúde conectada, com a participação da academia, atendendo às necessidades e anseios da sociedade, aderente às normas estabelecidas pelo governo e também permitindo acesso da iniciativa privada, a fim de garantir eficiência, segurança, sustentabilidade, qualidade e humanização do atendimento prestado pela telemedicina.

Desde o início da pandemia, a empresa, contabilizou um aumento exponencial dos atendimentos por telemedicina, chegando a mais de 18 mil interações não presenciais. “Além da teleconsulta e da teleterapia, o atendimento telefônico também sofreu um boom. Partimos de uma série histórica na casa de 150 atendimentos por mês e, com o surgimento da pandemia, nossos números de atendimento telefônico tiveram um aumento médio de 306%”, explica Dr. Marcos Loreto, diretor Médico Técnico da Omint. A companhia também otimizou sua gestão de tempo e recursos para proporcionar conforto ao paciente na tomada de decisão, por meio de treinamentos com a equipe médica e da digitalização dos processos e consultas. “Os índices da pesquisa de satisfação comprovam o quanto esse suporte é necessário. Em mais de 94% dos casos, os pacientes usariam novamente o serviço. Isso nos deixa ainda mais confiantes sobre como a telemedicina irá trilhar no futuro”, declara Loreto.

Gestão da saúde e orientação qualificada – Ao falar sobre as ações estratégicas diante da pandemia, Loreto ressaltou a criação do Comitê de projetos em parceria com os principais diretores e médicos de prestadores Omint, a fim de levar informação embasada sobre a Covid-19 e orientar a população e gestores de RH sobre as medidas de mitigação de risco de contágio. “Produzimos e divulgamos diversos conteúdos, lives e vídeos com esses especialistas de forma gratuita e aberta para apoiar a população. Também começamos um projeto específico para prestar consultorias junto às empresas clientes neste momento e lançamos guias com orientações sobre retomada do trabalho presencial para gestores de RH e colaboradores”, explica.

Já ao expor experiências bem-sucedidas em saúde digital, Loreto abordou o case do Dr. Omint Digital e a criação do Checklist Covid dentro do aplicativo Minha Omint. “Trata-se de um questionário que funciona com o apoio da inteligência artificial e de algoritmos pré-definidos para apoiar pacientes e médicos na tomada de decisão e na avaliação de sinais e sintomas”, explicou, acrescentando: “Desta forma, agilizamos o encaminhamento médico e a análise dos dados para uma orientação, feita pelo próprio médico do paciente ou pelo time Omint de telemedicina. Ou até mesmo por meio do cadastro de telefone para que, em até 60 minutos, um médico de plantão da orientação telefônica, retorne a ligação para orientar o paciente”, conclui.

Por fim, Loreto ressaltou a importância de promover monitoramento remoto e suporte ao cuidado à saúde de pacientes por meio de dispositivos móveis, com acompanhamento em tempo real. “Nosso foco é ampliar esse cuidado médico, com recursos interativos digitais seguros para que a telemedicina se estabeleça ainda mais no cenário pós-pandemia”, completou.

Comentários

Newsletter



Facebook

Instagram

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

“O seguro de Vida Individual é a bola da vez”, afirmou Molina - t.co/kkkAErhkpl

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Allianz aposta na simplicidade e na sofisticação dos produtos - t.co/yc3n1UCfBq

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Backoffice para o corretor vender mais - t.co/QSPfvdiSiK

To Top