Notícias da Revista da Aconseg-SP

Novas oportunidades de diversificação no pós-pandemia

 

George Dutra, diretor da Tokio Marine, fala sobre as ações da companhia em prol das assessorias e dos corretores, a importância delas para a diversificação da carteira e o papel cada vez mais relevante da tecnologia na realização de negócios

George Dutra
Tokio Marine

“As assessorias formam um importante braço comercial da companhia e a equipe da Tokio segue completamente dedicada à contínua melhoria dos produtos e serviços, além de investir fortemente no relacionamento cada vez mais estreito com nossos parceiros”, afirma o diretor Comercial Regional SP Capital da Tokio Marine, George Dutra.

Uma das estratégias tem sido apostar em um portfólio diversificado de produtos para que os corretores parceiros das assessorias diversifiquem sua atuação e façam cada vez mais negócios. “Alguns segmentos têm tido maior participação das assessorias, além do Automóvel. São eles o Vida Individual, Empresarial e Residencial, nos quais o canal representa cerca de 20% da nossa carteira”.

Segundo ele, a diversificação é fundamental para que as assessorias aumentem a sua capilaridade, gerando cada vez mais negócios, e o momento também abre uma oportunidade para os corretores

José Adalberto Ferrara Tokio Marine

diversificarem suas carteiras e trabalharem modalidades de seguros que estão mais em evidência. “Como seguro de Vida, seguro Garantia na modalidade Recursal, Imobiliário, Empresarial e seguro de Riscos Digitais, por exemplo. Para isso, é indispensável que eles estejam atentos às tendências e mudanças de comportamento do consumidor e da indústria, além dos desafios recentes que impactam diretamente o setor de seguros”.

Ambiente digital

Desde 2011, a Tokio Marine oferece treinamentos constantes, sejam presenciais ou on-line para os corretores. A companhia também tem uma área especialmente dedicada ao treinamento comercial dos corretores e assessorias  para os mais de 33 mil corretores que, além dos treinamentos on-line, antes da pandemia eram ministrados nas sucursais.

“Com a pandemia da covid-19, passamos a focar exclusivamente nos treinamentos on-line. Disponibilizamos esses conteúdos em vários formatos: webinar, vídeos gravados que ficam disponíveis em uma plataforma interna similar ao YouTube, chamada YouTokio, lives com os parceiros, entre outros”.

Dutra destaca que eles têm intensificado, por exemplo, os treinamentos de produtos como Empresarial, Garantia e Imobiliário para que o corretor tenha alternativas de vendas. “Além disso, demos prioridade aos treinamentos do produto Vida Individual, um tema da maior relevância especialmente no momento que estamos vivendo”.

Preparar o corretor para o ambiente digital tem sido um compromisso de longa data da companhia. “Acreditamos que o empreendedorismo dos corretores e das assessorias é fundamental para o fortalecimento da cultura do seguro e para o crescimento deste mercado, na medida em que temos o grande desafio de aumentar a capilaridade da oferta de proteção aos mais de 210 milhões de brasileiros e milhares de empresas no Brasil”.

Para isso, o corretor conta com uma série de plataformas e soluções para não apenas continuar vendendo, como também para fazer a gestão da sua carteira, automatizar processos, vistorias digitais, aberturas de sinistros, entre outros. “Esta é mais uma forma do corretor estar próximo ao seu cliente diante da necessidade de isolamento e restrições nas cidades”.

Outra iniciativa foi o desenvolvimento do Brokertech para mostrar aos corretores como aumentar vendas e reduzir custos operacionais. “Atualmente, a plataforma conta com 16 ferramentas digitais para uso imediato por Corretores e Assessorias, distribuídas em quatro pilares: Empreendedorismo Digital, Vendas, Marketing Digital e Gestão Eficiente”.

Um marco em Auto

A Tokio Marine chegou à marca de 2 milhões de veículos segurados, o que a consolidou como a terceira maior frota protegida do mercado. “Em 2019, o crescimento da carteira de Auto foi de 10% e, neste ano, mesmo com a pandemia, temos conseguido nos manter estáveis ante um mercado em queda”.

Resultado que Dutra atribui também ao trabalho árduo e constante das assessorias e seus corretores. “Elas representam quase 1/4 de nossa carteira de Automóvel e estão sempre em consonância com as estratégias da Tokio Marine, oferecendo aos seus clientes o padrão de qualidade e atendimento que fazem parte do DNA da companhia”.

Sem dúvidas, acrescenta ele, “este trabalho é feito em um esforço conjunto para identificar e mostrar aos clientes as inúmeras opções de proteção existentes no portfólio de Automóvel da Tokio e como cada uma delas atende às suas necessidades”.

Incentivos

Em agosto, a Tokio Marine melhorou ainda mais o tradicional Programa Plus Auto. “Até dia 31 de outubro, além da comissão adicional, o corretor pode ganhar também mais R$ 30 de Comissão Extra por apólice. Aos parceiros que quiserem saber mais, recomendamos procurarem seu gerente comercial para receberem todas as informações”. 

Dutra aproveita para deixar algumas dicas. “A forma como trabalhamos vai se sustentar cada vez mais na tecnologia, e veremos mudanças irreversíveis em nossas estratégias, prioridades e comunicação. Devemos pensar estrategicamente e agir rapidamente para que sejamos protagonistas, seguradoras e corretores, neste contexto de mudança”.

O que, de acordo com ele, contribui muito para os corretores e as assessorias constatarem que a tecnologia é uma aliada, sobretudo na agilização dos processos de abordagem comercial, realização de negócios, entrega de propostas às seguradoras e ampliação da capilaridade junto à base de clientes.

Sobre tendências, diz ele: “avaliamos que teremos um cenário de crescimento pela procura do seguro em alguns segmentos como infraestrutura, impulsionado pela necessidade de investimento em saneamento básico e, enquanto atividade essencial para a economia do país, o seguro de safras é extremamente relevante nesse momento”.

Destaque também para o seguro de ataques cibernéticos. “Principalmente por conta do aumento da adoção de home office pelas empresas e maior exposição aos riscos e também às modalidades de Seguro de Vida, que têm ganhado cada vez mais representatividade ao longo dos anos”, conclui.

Diretoria reforça a função social do seguro

“Sem dúvida, a função social do seguro, de proteger a Vida e o Patrimônio de Pessoas e Empresas, está ainda mais evidente neste momento. Além disso, a pandemia deixou muito claro o quanto a tecnologia é uma grande aliada do corretor na expansão dos negócios, uma vez que os conceitos de espaço e limite territorial não existem mais. Desta forma, nós, seguradores, corretores e assessorias, temos a oportunidade de nos reinventar, repensar e adaptar nossa visão de negócio, criando novas oportunidades em termos de produtos e serviços para atender às necessidades dos clientes”, José Adalberto Ferrara, presidente da Tokio Marine

“Todas as nossas energias estão voltadas para honrar com o nosso compromisso de manter o pleno atendimento aos mais de 30 mil corretores e assessorias que operam com a Tokio Marine. Isso é fruto do trabalho determinado e incansável de toda a equipe, que nos permite estar disponíveis em tempo integral para nossos parceiros provendo todos os serviços com muita agilidade e alta qualidade de entrega”, Valmir Rodrigues, diretor Executivo Comercial da Tokio Marine

“Temos muito orgulho de atuar de maneira muito próxima às assessorias, principalmente no desenvolvimento de soluções apoiadas em tecnologia. Trabalhamos constantemente para oferecer o maior aproveitamento possível das oportunidades que o mundo digital proporciona aos nossos parceiros na geração de leads, oferta de produtos digitais e prestação de serviços pós-venda”, João Luiz de Lima, diretor Comercial Nacional Varejo da Tokio Marine

“Antes mesmo das mudanças causadas pela pandemia, nosso foco principal em 2020 era a carteira de Vida, por meio dos produtos para PMEs e o Vida Individual. Em PJ, demos foco aos seguros Agro Safra, Riscos Nomeados/Empresarial, Transportes, Garantia e Responsabilidade Civil Geral, pois são carteiras que sustentarão o nosso crescimento nos próximos anos”, Julio Sato, diretor Comercial Varejo SP Interior I

“Além de promover treinamentos e capacitação constante de nossos mais de 1,9 mil corretores, buscamos manter uma relação muito próxima com eles, por meio de nossas sucursais (assessorias), criando oportunidades de negócios para crescermos juntos”, Marcia Radavelli, diretora Comercial Varejo SP Interior II

Conteúdo da edição de julho/agosto/setembro (número 51) da Aconseg-SP

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