Cobertura Especial

Allianz aposta na simplicidade e na sofisticação dos produtos

 

Em novembro, companhia apresentará mudanças em Auto e no Residencial como resultado dos cem primeiros dias da integração das operações das SulAmérica

Por Carol Rodrigues

Simplicidade e sofisticação caminham juntos quando o assunto é seguro.  “Para apresentar um produto simples e facilitar a vida do corretor e do cliente, é necessário ser sofisticado”, enfatizou Eduardo Dal Ri, diretor Comercial da Allianz Seguros, durante entrevista coletiva com a imprensa especializada.

É o refinamento do trabalho sofisticado que faz com que a companhia tenha apenas três perguntas no questionário de aceitação do Seguro Condomínio. “Isso faz com que o corretor, que não é especializado, venha trabalhar conosco”, acrescentou.

Segundo o presidente Eduard Folch, nos 100 dias transcorridos desde a conclusão da compra da SulAmérica Auto e Massificados, o trabalho foi focado na cultura organizacional, na integração e unificação da área comercial, e nas melhorias nos produtos da companhia, que estarão disponíveis aos parceiros comerciais a partir de 9 de novembro.

Um hotsite de seguro de Residencial será disponibilizado aos corretores para auxiliar no cross-sell. “Temos quase 3 milhões de clientes de seguro Automóvel e no Residencial estamos bem longe disso. O prêmio médio é menor e, às vezes, não compensa ao corretor investir muito tempo. Por isso, disponibilizaremos um hotsite com a marca da Allianz e da corretora que o corretor poderá divulgar para os seus clientes”, antecipou David Beatham, diretor executivo de Massificados e Vida.

Em Auto, a companhia disponibilizará novas opções de carros reservas e de franquias. Segundo Folch, as mudanças nos produtos têm como objetivo melhorar a experiência do cliente. “A melhora das seguradoras segue pelo caminho da melhora das relações com o cliente em  momentos como o do sinistro”, disse.

Uma aquisição afinada

De um lado uma companhia multinacional de origem alemã com experiência em outros mercados, solidez financeira e capacidade de inovação. De outro, uma seguradora brasileira, centenária e com um conhecimento local importante. A compra da SulAmérica Auto e Massificados parece ter trazido o “tempero” necessário para a Allianz alavancar as operações no mercado de seguros brasileiro.

Quando consideradas as duas empresas – Allianz e SulAmérica -, as operações de Automóvel e Ramos Elementares atingiram, entre julho e agosto, R$ 1,2 bilhão em prêmios, de acordo com informações da Susep. A companhia fechou o primeiro semestre de 2020 com crescimento de 12,5% nas carteira de Automóvel, 47,1% no Residência e 2,4% em Empresas PME, segundo dados da Susep.

Durante os primeiros dias de integração, além da preocupação com os colaboradores, a companhia focou nos corretores. “Precisávamos deixá-los tranquilos e cientes do que estávamos fazendo. Por isso, tratamos com muita transparência cada passo”, disse Dal Ri.

O resultado, segundo ele, é que, hoje, a companhia conta com 30 mil corretores, cada um com o seu account que reúne o atendimento dos produtos Allianz e SulAmérica. “Fizemos a união das duas áreas comerciais e 200 horas de treinamento para atender o corretor”, completa Dal Ri, ao enfatizar a maior proximidade com os corretores. “Com o número de filiais e accounts, a Allianz está 22% mais próxima ao corretor. Isso demonstra mais contato com o corretor, que nos dará ainda mais preferência”, acrescenta o diretor comercial, ao  comentar que os corretores vindos da SulAmérica estão ávidos para conhecer todos produtos Allianz.

Já as assessorias em seguros, uma novidade dentro da companhia, foram as primeiras a terem o sistema próprio construído. “A Allianz conta, hoje, com cerca de 70 assessorias em todo o país. E, desde o início, nós estamos construindo um sistema capaz de dar suporte e prover toda a atuação da companhia junto a esse canal, para não só oferecer o seguro Automóvel, mas diversificar a atuação com outros produtos, como Residência, Condomínio e Empresarial”.

 

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