Tecnologia & Serviços

Algar Telecom entra no mercado de veículos inteligentes

 

Next Move Car, produto lançado em parceria com a Drive On, transforma veículos comuns em smart

 

São Paulo, 30 outubro de 2020 – A Algar Telecom, empresa de telecomunicações e TI do Grupo Algar, inaugura sua atuação no segmento de inteligência automotiva com o lançamento do Next Move Car. O produto, que transforma veículos comuns (leves, pesados e de duas rodas) em smart, já fazia parte do portfólio da Drive On, empresa parceira. A ideia agora é unir forças para aprimorar e escalar a solução com tecnologia Algar. A Drive On entra com a plataforma e o know how do negócio, enquanto a Algar Telecom entrega alta capacidade de sinal com seu chip multiconnect (inserido no hardware à escolha do cliente), inteligência de dados e acesso ao mercado B2B graças ao relacionamento com sua ampla base de clientes.

A solução, via assinatura mensal, é agnóstica, já que o cliente pode optar pela compra do dispositivo a ser plugado no veículo (via porta OBD ou CAN) e plataforma, ou utilizar seu próprio dispositivo e contratar apenas o serviço de telemetria da plataforma. Ela dá voz ao veículo e lhe conecta 24 horas por dia, empoderando o cliente. Uma série de funções que podem ser acessadas de maneira simples via aplicativo ou web, entre elas estão: geolocalização em tempo real; controle de velocidade e alertas de excesso; status de peças e saúde do veículo; além de dados com foco em economia (com relatórios de consumo, custos e trajetórias das viagens). O grande diferencial da solução é a análise e combinação inteligente dos dados coletados, que permitirão gerar insumos para monitoramento do comportamento da direção tanto do motorista quanto do veículo.

O plano inicial é focar em quatro segmentos B2B: seguradoras, frotistas, locadoras e concessionárias. Dentro desses públicos, há diferentes propostas de valor. Para as seguradoras e locadoras, por exemplo, o benefício é a possibilidade de precificação do serviço conforme o uso e o comportamento do usuário, gerando mais receita e menores custos.

Atualmente, as seguradoras fazem o cálculo dos seguros com base em critérios de risco genéricos, como idade do motorista, sexo, tempo de habilitação, localidade etc. A partir do momento em que elas receberem dados precisos sobre o uso daquele carro, será viável customizar esse seguro conforme o uso. A modelagem UBI (Usage Based Insurance – UBI) é um modelo de seguro baseado no consumo, permitindo uma contratação mais justa, atrativa e adequada às necessidades reais de cada perfil de cliente.

Os frotistas, por sua vez, podem obter muito mais eficiência, por meio de uma melhor gestão e redução de custos com trajeto e manutenção.

Já para as concessionárias, outros benefícios podem ser entregues. “A vantagem é bastante significativa, pois hoje as concessionárias e revendas têm dificuldade nessa abordagem, realizando seus pontos de contato apenas quando o cliente atinge um número específico de tempo de compra ou uma estimativa de quilômetros rodados. Agora, recebendo da Algar Telecom as informações coletadas pelo Next Move Car, elas terão a chance de planejar ações muito mais assertivas e efetivas”, destaca Zaima Milazzo, presidente do Brain, centro de inovação da Algar Telecom onde a solução está sendo incubada.

“Nessa primeira etapa, nosso objetivo é criar uma estrutura de inteligência para capturar os dados do carro e transformá-los em insumos para decisões estratégicas em diversos negócios, além de auxiliar o usuário em suas rotinas. É uma evolução do negócio de IoT dentro da Algar Telecom e certamente temos a ambição de trabalhar no nosso portfólio mais soluções voltadas para esse importante segmento do mercado”, conclui Zaima.

Segundo o Gartner, até 2023 o mercado para vendas de dados de veículos conectados será maior que U$ 1 bilhão e o marketing e a publicidade direcionada para esses veículos vão superar U$ 500 milhões.

 
     

 

Comentários

Newsletter



Facebook

Instagram

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Seguros de pessoas em destaque na edição de novembro da Revista Cobertura - t.co/w7JEK9wM0k

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

NEXT passa a oferecer seguro residencial a partir de R$19,90 - t.co/zxTxUtJj9c

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Cursos da ENS com descontos imperdíveis durante a Black Week da TEx - t.co/EQXT8qj4VO

To Top