Auto & Serviços

Scanner identifica avarias em veículos e reduz o tempo de avaliação

 

Solução conta com Inteligência Artificial para gerar um relatório completo de danos em minutos

 

São Paulo, 09 de novembro de 2020 – A TÜV Rheinland, líder global em serviços de testes, inspeção e certificação, está trazendo para o Brasil o Adomea, um scanner com 10m de comprimento, 6m de largura e 4m de altura. A estrutura fechada realiza, com a utilização de Inteligência Artificial e tecnologia, a avaliação de danos causados por chuva de granizo em veículos, com a geração de um relatório personalizado. O processo total leva cerca de dez minutos.

“O Adomea será uma tecnologia única no Brasil, e que fornece a avaliação rápida e precisa de amassados e danos no veículo, gerando um relatório completo em poucos minutos”, explica Stela Kos, gerente de Mobility na TÜV Rheinland.

O equipamento traz muitas vantagens em relação à inspeção visual padrão que, além de demandar mais tempo, é suscetível ao erro humano, como a não identificação de pequenos danos. “Além disso, até mesmo grandes avarias na funilaria podem passar despercebidas se o profissional não for muito bem treinado para identificar alguns pontos sutis, e que nem sempre são visíveis a olho nu”, explica a especialista.

Tecnologia alemã
O Adomea tem um tempo de medição de 2 a 3 minutos, e um tempo de avaliação entre 5 e 7 minutos. A estrutura, que pode ser montada sobre qualquer terreno, conta com câmeras que executam uma minuciosa análise da superfície do veículo – fornecendo dados como profundidade e diâmetro de todos os amassados na lataria do veículo, o que possibilita a identificação rápida dos prejuízos causados pelo granizo.

O que torna o scanner especial é sua capacidade de combinar três sinais de medição diferentes – imagem colorida, curvatura da superfície e refletividade – para gerar uma imagem exterior completa com qualidade excepcional.

Ao usar IA (inteligência artificial) e algoritmos avançados, o Adomea tem um sistema baseado na melhoria da geração de dados, por meio de sistemas avançados de resolução, além da implementação contínua de Deep Learning – que envolve o aprendizado e o aprimoramento contínuo do scanner.

Toda essa tecnologia também vai permitir que, no futuro, o Adomea seja capaz de detectar e classificar automaticamente tais danos – incluindo o cálculo dos custos de reparo e diminuição dos valores. As versões mais recentes do scanner contarão com hardware que já possui a tecnologia necessária para desenvolvimentos futuros, portanto, nenhuma expansão ou retrofit será necessária.

Além disso, o Adomea possui interface com sistemas de orçamentos, como o Audatex, para calcular custos de reparo automaticamente, além de gerar uma representação visual dos danos, facilitando a avaliação.

O Adomea é indicado para montadoras, seguradoras, empresas de aluguel ou leasing de automóveis, pois possibilita a verificação rápida e minuciosa do estado do veículo.

Comentários

Newsletter



Facebook

Instagram

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Evento digital da Bradesco Seguros destaca novidades no segmento de automóveis - t.co/quvzWsKUXS

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Prudential do Brasil tem novo modelo de franquias - t.co/E7mJd3wf8B

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Porto Seguro renegocia R$ 50 milhões em aluguéis entre os meses de abril e outubro - t.co/xIatGyDSPV

To Top