Vida, Previdência e AP

Estudo mapeia mais de 300 negócios inovadores focados nos desafios da longevidade

 

 

Realizado pela Pipe.Social e parte do FDC Longevidade, o mapeamento abarca dados sobre o mercado da longevidade, dimensões dos negócios, potencial de inovação, impacto social e perfil do empreendedor à frente das soluções para os desafios do envelhecimento.

Para investigar quais são os desafios e as oportunidades da Economia Prateada, a Fundação Dom Cabral tem desenvolvido uma série de estudos com o apoio técnico da Hype50+ e patrocínio da Unimed-BH. O segundo volume a ser lançado pelo projeto FDC Longevidade é o TrendBook Negócios.

De acordo com Michelle Queiroz, professora-associada da FDC e coordenadora do FDC Longevidade, o estudo apresenta conclusões propositivas em três grandes linhas-mestras: analisa o mercado da longevidade e o consumo dos maduros; revela a ascensão deste oceano prateado, destacando oportunidades e inovações; traz cases de investidores e empreendedores. “O resultado comprova o potencial consistente do mercado dos maduros, mostrando uma gama enorme de possibilidades, que ainda podem ser exploradas e que muitos desconhecem”, afirma a coordenadora.

Para tornar tangível esse potencial, TrendBook traz um levantamento inédito, realizado pela Pipe.Social, que abarca dados sobre o mercado da longevidade, dimensões dos negócios, potencial de inovação, impacto social e perfil do empreendedor à frente das soluções para os desafios do envelhecimento. O estudo mapeou 343 negócios voltados para atender a chamada revolução prateada. São produtos e serviços adequados aos 60+ que vão de aplicativos para gestão do cuidado, passando por soluções para construção de cidades inteligentes, experiências para bem-estar e melhorar a qualidade de vida dos maduros e até suporte para planejamento do fim da vida.

Do total de iniciativas levantadas na pesquisa, 40% delas destinam-se a soluções para o Cuidado e 25% na Gestão do CuidadoEngajamento e Propósito somaram 22%; Estilo de Vida e Mobilidade e Movimento ficaram com 17% e 9%, respectivamente. Neste cenário desafiador encontram-se ainda tecnologias para dar suporte aos desafios em Saúde Mental (8%), Saúde Financeira (5%) e Fim da Vida (1%). “Esse é um mercado extremamente novo, em ritmo acelerado de crescimento e com uma gama de oportunidades para empreender em todo o país. A região Sudeste com 64% concentrou, segundo o estudo, o maior número de soluções, seguido do Sul (13%) Nordeste (10%) Centro-Oeste (7%) e Norte (2%)”, detalha Mariana Fonseca, uma das coordenadoras do TrendBook. A íntegra do estudo FDC Longevidade – Negócios traz perfis das empresas mais inovadoras mapeadas.

Segundo Layla Vallias – especialista em Economia Prateada, cofundadora da Hype50+ e Janno, coordenadora do estudo Tsunami Prateado (maior mapeamento brasileiro sobre longevidade) –pode parecer um paradoxo, mas algumas das principais soluções para os problemas enfrentados pelos 60+ estão vindo de empresas jovens, com o foco em tecnologia de ponta e design. “Eles estão quebrando o padrão dos produtos e serviços pensados para essa geração, trazendo mais cor, alegria, facilidades e empoderamento aos maduros. São esses jovens empreendedores, à frente das mais diversas startups, que estão de olho no envelhecimento e aquecendo o mercado de investimentos. Essas startups direcionam seus esforços para solucionar desafios que vão desde reduzir a solidão à criação de gadgets que facilitam as tarefas do dia a dia e, algumas delas, têm acertado em cheio, chegando a altíssimos valuations e mostrando que estamos cada vez mais próximos do surgimento do primeiro unicórnio prateado”, analisa Layla.

| DESTAQUES 

Mais Vívida | www.maisvivida.com.br

Já imaginou ter “anjos” ao lado para acompanhar você em atividades do dia a dia, desde ajuda com compras a acompanhamento em consultas? A Mais Vívida promove uma relação intergeracional, conectando jovens em busca de trabalho com propósito e os vívidos (como costumam chamar os idosos) que necessitam de companhia em sua rotina, estímulo cognitivo e inclusão digital. A conexão acontece por meio da plataforma que busca na geolocalização, perfil pessoal, habilidades e histórico o fit perfeito para que o “jovem anjo” possa atender a demanda do maduro ou a uma solicitação do familiar cuidador.

 Maturi | www.maturi.com.br

Obsoletos? Os 60+ seguem ativos e querem continuar trabalhando, aprendendo, ensinando, se motivando e inspirando. Pioneira no Brasil, a Maturi reúne oportunidade de trabalho, desenvolvimento pessoal, capacitação profissional, empreendedorismo e networking para os seniores. A recrutadora surgiu com objetivo de conectar pessoas maduras e experientes com empresas e incentivar uma cultura que valoriza a sabedoria de quem tem uma longa história de vida e muitos aprendizados para compartilhar.

 Eu Vô | www.euvo.com.br

Criada a partir de uma necessidade familiar, os irmãos Victória e Gabriel Barboza criaram a primeira plataforma digital de transporte, acessível e seguro, para pessoas com mobilidade reduzida, uma espécie de “Uber” adequado às necessidades dos 60+. Com motoristas treinados em gerontologia e primeiros socorros, o serviço de transporte Eu Vô oferece solução para mobilidade, autonomia e qualidade de vida para os maduros que muitas vezes têm medo de sair de casa e fazer as coisas sozinhos.

Senior Concierge | seniorconcierge.com.br

Braço direito para familiares que se preocupam com idosos nos lares e sua autonomia, a Senior Concierge surgiu a partir da experiência pessoal da fundadora, Marcia Sena, que tinha dificuldades em conciliar a carreira, o cuidado com os filhos e a preocupação com os pais envelhecendo. Para manter a qualidade de vida e a organização da rotina dos maduros, a prestadora de cuidados para os 60+ usa o conceito Aging in Place para atender aos maduros nos locais onde eles preferem viver, seja em sua própria casa, de um familiar ou em um residencial.

 Gero360 | gero360.com

Gero360 também nasceu da preocupação de um filho no acompanhamento da rotina de cuidados de sua mãe de 84 anos. Foi daí que surgiu a ideia de desenvolver um aplicativo para facilitar a troca de informações e solucionar os três maiores desafios para quem cuida de um idoso: gestão de medicamentos, medições vitais e histórico de consultas. A iniciativa deu tão certo que a startup ampliou as soluções tecnológicas e desenvolveu uma versão premium voltada para auxiliar casas de repouso, Instituições de Longa Permanência para Idosos (ILPI), agências de cuidadores, entre outros negócios, para simplificar o cuidado e contribuir com a longevidade dos maduros.

ISGame | isgame.com.br

Jogar videogame com os netos? Imagine então aprender a programar os games? Impossível? Não para aISGAME que ensina maduros a jogar e desenvolver videogames com metodologia que contribui para melhorar a saúde física e mental. O Curso para 50+ promove a inclusão digital, socialização e integração intergeracional por meio das aulas. A International School of Game também criou o Aplicativo Cérebro Ativo com jogos de estímulos cognitivos, físicos e sociais e monitoramento da saúde que ajuda no desenvolvimento do raciocínio lógico, criatividade, trabalho em equipe, planejamento e concentração.

 

Comentários

Newsletter



Facebook

Instagram

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Seguros de pessoas em destaque na edição de novembro da Revista Cobertura - t.co/w7JEK9wM0k

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

NEXT passa a oferecer seguro residencial a partir de R$19,90 - t.co/zxTxUtJj9c

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Cursos da ENS com descontos imperdíveis durante a Black Week da TEx - t.co/EQXT8qj4VO

To Top