Cobertura Especial

Seguros de pessoas em alta

 

No treinamento e no apoio aos corretores de seguros, cada vez mais as ferramentas digitais estão presentes

 Por Karin Fuchs

No primeiro semestre deste ano, em se tratando de seguros de pessoas e mais especificamente falando de Vida e Previdência, as companhias aceleraram seus processos digitais, passaram a oferecer novos serviços, como a telemedicina, novos produtos e novas coberturas. Para os corretores de seguros, todo o apoio tem sido dado e com treinamentos a distância. Confira a seguir o que as companhias disponibilizam.

Porto Seguro

Recentemente, a Porto Seguro lançou no Instagram o perfil @corretoreprasempre. “Neste canal, a companhia aproveita a linguagem das redes sociais para facilitar o entendimento das informações e notícias divulgadas pela empresa, contribuindo para gerar ações que possam potencializar o negócio dos profissionais. No espaço, os corretores podem acompanhar as dicas dos diretores da Porto Seguro por meio de lives realizadas todas às terças-feiras e tirar dúvidas sobre produtos e estratégia de vendas”, informa a diretora de Vida e Previdência, Fernanda Pasquarelli.

A companhia também segue com o atendimento digital no Portal do Corretor e oferece outras plataformas e ferramentas de comunicação, entre elas, o Porto Educ (plataforma de treinamento da companhia), Corretor 2.0 (ferramenta que ajuda os corretores a gerenciarem a sua própria carteira de clientes) e PromoDigital (ferramenta on-line que fornece materiais promocionais personalizados para os corretores).

Tokio Marine

Desde 2013, a Tokio Marine tem uma área totalmente dedicada ao treinamento comercial de corretores e assessorias. Para seguro de Vida, por se tratar de proteção pessoal, proteção familiar e proteção financeira, a companhia trabalha nesse processo de conscientização do mercado como um todo e com o corretor realiza o trabalho de capacitação.

“Não é um treinamento simples de produto, é fazer a jornada. Entre os meses de fevereiro e setembro, já realizamos 12 treinamentos focados no produto. Ainda no primeiro semestre deste ano, fizemos uma chamada para um treinamento sobre o seguro de Vida com foco em argumentos de venda. Nossa ferramenta tem capacidade para mais de 1 mil participantes e tivemos mais de 2 mil inscrições. Um recorde entre os treinamentos oferecidos pela Companhia”, diz Marcos Kobayashi, Diretor Comercial Nacional Vida.

Em setembro, a Tokio Marine promoveu o Green Vida Brasil, um dia que, além de ser pensado para fomentar vendas, foi também fundamental para a conscientização sobre a importância do produto, esclarecendo suas diferenças e benefícios, inclusive em vida. “O resultado foi tão bom que, em um único dia, alcançamos a produção média mensal do produto, aumentamos o número de corretores produtivos e inserimos novos corretores no segmento”.

MAG Seguros

A MAG Seguros tem uma universidade corporativa que oferece formas de desenvolvimento profissional, presencial e à distância. “Apenas de março a agosto deste ano, foram mais de 50 mil horas de treinamento on-line. A plataforma da MAG Universidade conta, ainda, com mais de 350 cursos. Vale destacar, ainda, que a companhia oferece profissionais do time comercial altamente especializados e qualificados para prestar todo suporte para os corretores parceiros da MAG Seguros”, informa o diretor de Mercado, Alfeo Marchi.

Bradesco Vida e Previdência

Com o apoio da UniverSeg – Universo do Seguro e da UniBrad – Universidade Bradesco, Bernardo Castello, diretor da Bradesco Vida e Previdência, conta que eles desenvolvem uma série de lives, treinamentos virtuais e videoconferências visando aprimorar o conhecimento dos corretores nesse cenário de pandemia. “Para isso, incluímos ferramentas e processos mais ágeis, intuitivos e digitais, desde o primeiro contato do cliente para contratação do produto, até o momento da regulação do seguro”.

Outras ações são trabalhar temas focados na ética no relacionamento com o cliente, transformação digital, reinvenção pessoal e diferentes caminhos para a oferta de seguros com o objetivo de potencializar a comercialização de produtos de Vida e Previdência.

Liberty Seguros

A companhia investe fortemente na capacitação dos corretores parceiros e, desde 2018, são realizadas campanhas de Vida para incentivar e apoiar os corretores a expandirem seus negócios. Recentemente, foi anunciada a mais nova campanha: “Com a Vida Ganha”. “A iniciativa irá premiar os profissionais que se destacarem nas vendas de seguro de Vida com bonificações no cartão de crédito, além de conscientizar as pessoas sobre Outubro Rosa e Novembro Azul com 200 vouchers das marcas O Boticário e Netshoes”, especifica o diretor de Seguros de Pessoas, Alexandre Vicente.

Outra ação de Vda para corretores realizada este ano foi a “Na Vibe do Vida”, que mostrou a importância do seguro de Vida e a gama de produtos que a companhia oferece para cada tipo de consumidor desse nicho. 

Zurich no Brasil

Para alavancar as vendas, a companhia dispõe ferramentas para os corretores, como Cotador Online, no Portal do Corretor, no qual é possível cotar e gerar a proposta de contratação. “Trata-se de um sistema de fácil utilização, ágil e flexível, que possibilita dentro de uma mesma cotação ter opções de coberturas e capitais diferenciados por subestipulante”, informa Fabiano Lima, diretor Executivo de Vida, Previdência e Capitalização.

No Portal do Corretor há também instrumentos para o pós-venda, já que é possível fazer a gestão de documentos e faturamento, como fazer o download de certificado e segunda via de boleto, além da movimentação no faturamento mensal.

Omint

Recentemente, por meio da plataforma Omint Infinity Learn, destinada a cursos, treinamentos e capacitações de suas equipes e profissionais parceiros, foram realizados treinamentos tanto das verticais de saúde quanto seguros com 4 mil corretores, processo ainda mais intensificado durante esse período de pandemia.

“Seguimos sempre com novas atualizações e temas. Desta forma, os corretores começam a se reinventar e os clientes passam a notar essa venda mais próxima, consultiva, e entendem melhor a importância de cada solução para a proteção da sua vida e do seu patrimônio. Por isso, alcançamos números que não tínhamos conquistado antes da pandemia, com reuniões de treinamento, que já engajaram cerca de 2 mil corretores na vertical de seguros”, especifica o diretor Comercial e de Marketing, Cícero Barreto.

Além de informações sobre os produtos, a Omint disponibiliza vídeos com influenciadores de finanças pessoais e um e-book gratuito com 10 dicas para contratação de Seguro de Vida. Todo esse conteúdo está disponível em https://www.omint.com.br/seguro-vida/individual/.

Mapfre

André Serebrinic, diretor de Vida, Previdência, Capitalização e Odonto, diz que a pandemia alterou completamente a forma do suporte ao corretor. “O que, em um primeiro momento, pareceu um afastamento, de forma muito rápida se inverteu. Com as várias plataformas de comunicação digitais disponíveis, pudemos fazer reuniões comerciais e estratégicas de forma rápida e com baixo custo, tornando a força comercial ainda mais próxima”.

A matéria completa sobre Vida e Previdência você confere na edição nº 226, da Revista Cobertura

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