Notícias da Revista da Aconseg-SP

Aumenta o leque de parceiros das assessorias

 

Recentemente, as empresas Amil, HDI, Liberty, MAG e Mitsui Sumitomo se tornaram disponíveis e com fácil acesso para os corretores das assessorias filiadas à Aconseg-SP

Nos últimos anos, os avanços das assessorias impressionam. Hoje podemos ver empresas organizadas e especializadas em vários segmentos, assegurando sua grande capacidade de distribuição de produtos no maior canal de distribuição, que é o corretor de seguros. De olho neste segmento que tem crescido, mais cinco companhias se tornaram parceiras da Aconseg-SP, disponibilizando acesso aos corretores por meio das assessorias filiadas.

O canal de assessoria na Amil é muito novo do ponto de vista da experiência do modelo comercial, portanto ainda há muito a construir. “A área de Assessorias surgiu na Amil em meados de 2017 como uma iniciativa de ampliar o canal distribuição de forma diversificada com foco no corretor de seguros. Todo histórico positivo em prestação de serviços para o corretor de seguros nos deu segurança para investir e ampliar essas parcerias”, afirma Claudia Rizzo, diretora Comercial Nacional da Amil. Para ela, estar junto à Aconseg-SP só reforça esse ponto de sinergia entre as três partes: operadora, assessoria e corretor de seguros.

A Liberty Seguros também deu início ao trabalho com as assessorias de seguros no mesmo período. “Iniciamos o nosso piloto em meados de 2017. Nessa fase inicial fomos, fundamentalmente, apoiados por um grupo restrito de assessorias e pela direção da Aconseg-SP e ambos se mostraram muito aderentes ao nosso plano de negócios e às etapas de desenvolvimento que estabelecemos no período”, conta Marcos Machini, vice-presidente Comercial da Liberty Seguros. “Precisávamos conhecer esse novo modelo de trabalho, adaptar nossa estrutura comercial e quebrar nossos próprios paradigmas, pois havia uma intenção clara de ampliarmos dois de nossos principais pilares de distribuição: a capilaridade e a capacidade de abordagem”, completa.

A parceria com as assessorias na Mitsui Sumitomo Seguros iniciou há seis anos, por meio da Aconseg-SP, e se tornou um canal de vendas estratégico – hoje representa em torno de 15% do total da produção da companhia. “Com o apoio das assessorias conseguimos acessar os pequenos corretores de varejo de cada região de forma estratégica e trazer uma significante contribuição na comercialização dos nossos produtos”, afirma Helio Kinoshita, vice-presidente da empresa. 

Flávio Rodrigues, vice-presidente Comercial da HDI, ressalta que as assessorias exercem uma função bastante importante no mercado atualmente. “Prestam um serviço de muita qualidade aos nossos corretores e ao mesmo tempo se mostram um excelente parceiro para nós seguradores. O fato de possuírem muitos corretores em suas bases nos proporciona a oportunidade de disponibilizarmos nossos produtos a eles e de maneira muito prática e ágil”. Em sua visão, neste sentido, a parceria com a Aconseg tem sido essencial para o avanço no estado de São Paulo, pois amplia a base de corretores de forma simples e eficiente.

Alfeo Marchi, diretor de Mercado da MAG Seguros, defende que um dos valores corporativos da companhia é construir relações duradouras. “Orgulhamo-nos de contar com mais de 800 parceiros institucionais e comerciais. Entendemos a grande relevância e importância da atuação das assessorias no mercado segurador brasileiro”.

Ampliação de mercado

O setor de seguros, assim como outros segmentos da economia, vem passando por diversas transformações e, diante desse cenário que é totalmente novo para todos, é fundamental intensificar os relacionamentos.

“Na HDI estamos no processo de diversificação de nossas ofertas de produtos e serviços e as assessorias têm um papel muito importante, pois criam facilities para os corretores, por meio de atendimento técnico personalizado e de uma estrutura comercial completa que impulsiona toda a operação”, diz Flávio Rodrigues.

A Amil tem em seu DNA uma cultura expansionista. “Ampliar o canal de distribuição e ter mais penetração de mercado em diversas regiões é um dos nossos objetivos. As assessorias tornaram-se peça fundamental para dar agilidade na busca de novos mercados, buscando sempre uma relação de longo prazo focada na sustentabilidade do negócio”, diz Claudia.

Machini aponta que com a ajuda das assessorias foi possível acelerar o ritmo de crescimento da Liberty. “Essa foi, seguramente, uma das principais razões para optarmos por trabalhar em parceria com o público assessor. O nosso trabalho e o das assessorias se complementam e esses profissionais são importantes geradores de informações para nossas decisões comerciais em São Paulo”.

Kinoshita ressalta que São Paulo é o estado que detêm a maior participação do PIB e de seguros do País. “Diante do cenário desafiante da economia, a Mitsui Sumitomo Seguros busca dobrar o seu tamanho nos próximos três anos com sustentabilidade e resultado. E, acredito que, por meio do canal de assessoria atingiremos juntos este desafio. #tomoni (tomoni é estar junto em japonês, nosso tema)”.

“Acreditamos fortemente no grande trabalho realizado pela Aconseg-SP e temos a certeza de que é este o tipo de parceiro que desejamos ter”, declara Marchi. “Nosso papel é contribuir ainda mais com a geração de negócios para todos deste ecossistema: assessorias, corretores e segurados”, finaliza.

“Oportunidade de estar próximo a mais de 12 mil corretores, ou seja, trata-se de uma força de vendas indiscutível. Vemos na assessoria uma realidade que envolve, além do suporte operacional, o viés de capacitação e geração de novos negócios, o que é fundamental para o crescimento de qualquer empresa”. Claudia Rizzo , Amil

“As assessorias contam com times altamente capacitados, backoffice estruturado e especializado em vários segmentos que garante a melhor experiência aos corretores de seguros. Outro ponto importante é a proximidade com o time comercial, todo suporte operacional que atua como facilitador em todas as etapas, simplificando processos e tornando a jornada dos corretores extremamente prazerosa”.  Flávio Rodrigues, HDI

“Permite à seguradora acessar um número grande de corretores sem a necessidade do contato individual, o que tornaria o processo moroso. As assessorias prestam um serviço de excelência ao ajudar os corretores a efetuarem a gestão das suas carteiras, um maior portfólio de produtos e treinamentos e, principalmente, com a infraestrutura necessária para que o corretor possa desenvolver seu trabalho com tranquilidade”. Alfeo Marchi, MAG

“É um modelo que tem uma estrutura operacional eficiente e isso atende às necessidades dos mais diversos corretores. A proximidade e o relacionamento que as assessorias têm com esse público é um diferencial muito importante. Há muitos investimentos sendo feitos para a profissionalização das equipes comerciais das assessorias e isso é percebido pelos corretores, agregando valor aos serviços prestados”. Marcos Machini, Liberty

“Conseguimos acessar os pequenos corretores de varejo de cada região de forma estratégica e trazer uma significante contribuição na comercialização dos nossos produtos”. Helio Kinoshita, Mitsui Sumitomo

Conteúdo da edição de outubro/novembro/dezembro (número 52) da Aconseg-SP

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