Seguro viagem: especialista explica em que casos se deve acioná-lo

 

O seguro viagem é um dos itens essenciais para os viajantes, porém muitos esquecem ou não fazem questão de contratar por puro desconhecimento. Em primeiro lugar, ao contratar o serviço é importante avaliar a cobertura e seus valores máximos, inclusive de reembolso. O destino da viagem também influencia na tomada de decisão, pois há lugares que pedem seguros específicos, e outros a que o mais barato já atende bem. Na Europa, por exemplo, é estipulado um valor mínimo obrigatório, de aproximadamente € 80,00, já que os serviços de emergências são mais caros.

 

Qual o seguro ideal para mim?

 

Paulo Zamboni, CEO da plataforma Seguros Promo, explica que definir qual é a cobertura mais adequada exige bastante pesquisa. Além da assistência médica, o seguro viagem também cobre casos de extravio ou danos, cancelamento de viagem, assistência jurídica, repatriação, assistência para gestantes e idosos.

 

“Para as pessoas que farão uma viagem para praticar esportes, por exemplo, há planos específicos com cobertura para acidentes relacionados à prática. Apesar de algumas pessoas não terem esse conhecimento, a contratação do benefício é uma prevenção necessária”, ressalta Zamboni.

 

Antes de embarcar, Zamboni enfatiza a importância do viajante manter as documentações organizadas. “É importante já deixar separados a carteirinha, a apólice e/ou manual do seguro e os contatos para acioná-lo em caso de emergência ou mesmo para tirar dúvidas. 

O ideal é ter tudo digitalizado e também impresso. Além disso, é bom guardar essas informações junto com o seu passaporte, que deve sempre estar em local seguro e de fácil acesso”, alerta o especialista. 

 

Como acionar o seguro de viagem?

 

O CEO da Seguros Promo pontua que é fácil e simples acionar o seguro de viagem. “Afinal, o objetivo é solucionar os problemas da forma mais objetiva para evitar grandes transtornos ao cliente. Então, é fundamental ter conhecimento de toda a cobertura do seguro viagem que você contratou antes de viajar. Assim, você saberá o momento certo para acionar o seguro, se precisar”, conta. 

 

Em caso de qualquer imprevisto na viagem, o contratante deve entrar em contato com a seguradora contratada, de preferência com o número da apólice e demais informações em mãos. “Basta ligar no telefone, que certamente pode ser encontrado no seu certificado do plano, e seguir as instruções para solucionar o problema. A assistência é 24h, e muitas seguradoras aceitam chamadas a cobrar e fazem atendimento em português, mesmo no exterior”, destaca Zamboni.

 

Em caso de emergência, o viajante também pode procurar um médico. “Contudo, é imprescindível que ele guarde todos os documentos do atendimento e de pagamento, pois eles serão necessários para solicitar o reembolso, conforme as regras da empresa do seguro. O ressarcimento pode ser solicitado quando voltar da viagem, lembrando que cada empresa tem seus próprios prazos”, explica. 

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas