Saúde e Odonto

Ansiedade e depressão são os principais diagnósticos dos programas de saúde mental da SulAmérica

 

No mês da campanha Janeiro Branco, a gestora de saúde evidencia o aumento pela procura nos serviços de saúde mental oferecidos aos beneficiários

A exemplo do que apresentou os estudos da Organização Mundial da Saúde (OMS) e da Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS), ansiedade e depressão foram as patologias mais frequentes em 2020 entre os beneficiários acompanhados pelos programas e serviços com foco na saúde emocional e física da SulAmérica. São eles o Psicólogo na Tela (apenas teleatendimentos), Cuidado Coordenado (atendimento presencial e tele, via Terapeuta na Tela) e Única Mente – este último um programa multidisciplinar focado em prevenção, diagnose, tratamento e reabilitação de beneficiários com depressão, ansiedade, transtorno de pânico, burnout e estresse pós-traumático. Segundo a OMS e OPAS, o Brasil é o país mais ansioso do mundo e o segundo maior das Américas em depressão.

“Falar de saúde mental é urgente e o ano de 2020 deixou isso ainda mais claro. No mês em que temos a campanha Janeiro Branco, que alerta para a importância da saúde mental, a SulAmérica reforça o compromisso de cuidar do indivíduo em todas as suas dimensões. Em 2021, seguiremos investindo em modelos diferenciados de gestão de saúde, que colocam as pessoas no centro do cuidado”, afirma a Diretora Técnica e de Relacionamento com Prestadores da SulAmérica, Tereza Veloso.

Foi no segundo semestre do último ano que os atendimentos em psicoterapia atingiram seu maior volume. De acordo com o raio-x levantado dos atendimentos presenciais e remotos do programa Única Mente, os meses de julho e agosto foram os que apresentaram o maior número de consultas de psiquiatria e psicologia, com aumento de 75% em relação ao período anterior (maio e junho de 2020). No programa, após uma primeira avaliação clínica, os participantes diagnosticados com alguma alteração psíquica são encaminhados para atendimento psiquiátrico e psicológico em uma rede altamente qualificada. A jornada de acompanhamento cria um plano personalizado para as necessidades de cada um, sem limitações de sessões, buscando sempre o tratamento mais efetivo e os melhores desfechos clínicos.

O perfil mais atendido pelo Única Mente foi o de mulheres na faixa etária de 26 a 46 anos (+ de 70%) com ansiedade e depressão em suas mais diversas apresentações. A boa notícia é que cerca de 80% dos acompanhados pelo programa referiram melhora do quadro depois que buscaram ajuda e iniciaram o tratamento.

No ambiente corporativo, a SulAmérica oferece o mesmo programa in company, que apoia as empresas clientes na construção de ambientes de trabalho cada vez mais saudáveis e produtivos. Em tempos de pandemia, cerca de 40% dos colaboradores das empresas que participaram do Única Mente tiveram indicação de acompanhamento clínico. “Por isso é importante não apenas o diagnóstico, mas também o tratamento precoce, pois as chances de eficácia da terapêutica crescem consideravelmente quando as patologias estão em estágio inicial”, explica Veloso.

Teleatendimento a serviço da saúde mental

O teleatendimento também foi um grande aliado na garantia de diagnóstico e tratamento de distúrbios emocionais em um ano de isolamento social e desafios para a saúde emocional. No ano passado, foram mais de 88 mil atendimentos realizados pelo Psicólogo na Tela, serviço no qual é possível agendar sessões de terapia por videochamada diretamente com profissionais da rede referenciada. O salto na procura mensal chama atenção: saiu de 115 atendimentos realizados em janeiro e foi para mais de 13.000 em outubro, mês de pico de utilização do serviço em 2020. A maioria das motivações sinalizadas pelos pacientes foram ansiedade, depressão e estresse, seguidas por neuropsicologia, adolescência e relacionamento afetivo.

Além da psicologia, os beneficiários da SulAmérica também puderam manter ou iniciar seus acompanhamentos com especialistas em psiquiatria desde março de 2020, por meio de consultas online, já que a prática foi reconhecida em caráter excepcional, pela pandemia. Com esse recurso, foi expandido o cuidado em saúde mental, com a manutenção das pessoas em suas casas, em segurança, e evitando contato com o novo coronavírus.

“O autocuidado e a busca por ajuda especializada é muito importante, principalmente neste período de pandemia e isolamento social. Aqui na SulAmérica nós valorizamos os cuidados com a saúde mental como parte da busca pela Saúde Integral, por isso investimos constantemente na capacitação de nossos prestadores, para que eles possam oferecer atendimentos cada vez mais qualificados e precisos para quem necessita”, finaliza Veloso.

 

 
     

 

Comentários

Newsletter



Facebook

Instagram

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

ADI da CNseg questiona decretos de SP que majoram ICMS nas compras de itens de saúde - t.co/KwadPQ20Sb

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Bradesco Seguros realiza mais de 135 mil atendimentos na rede de clínicas Meu Doutor Novamed em 2020 - t.co/NZPpFOAw4Z

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

SulAmérica expande programa de saúde emocional para cidades no RJ e PE - t.co/MsY5ISHrSy

To Top