Saúde e Odonto

O papel da Atenção Primária à Saúde e da medicina de família no combate às fake news sobre tratamentos para Covid-19

 

Nos últimos meses, os brasileiros foram inundados por diversas informações imprecisas e falsas sobre os possíveis tratamentos para a Covid-19. Das redes sociais aos canais oficiais do governo, que estimulavam tratamentos alternativos sem comprovação científica. Em paralelo, grupos seguem questionando a eficiência das vacinas. Diante de um contexto como esse, a Atenção Primária à Saúde (APS) e a medicina de família podem ter um papel fundamental no esclarecimento dessas fake news e também na indicação dos tratamentos adequados. 

A Amparo Saúde é uma healthtech que desenvolveu um sistema proprietário que coloca o médico de família “a um mensagem no celular de distância do paciente”. O uso da tecnologia na Atenção Primária à Saúde é uma importante estratégia frente a situações emergenciais, uma vez que o atendimento prestado pelo médico é feito via aplicativo, 24 horas por dia e 7 dias por semana. Em média, 90% das queixas dos pacientes da Amparo Saúde são resolvidas sem a necessidade de encaminhamento para um médico especialista.

Ter atendimento médico via aplicativo, além de garantir essa agilidade, ajuda a desmistificar as Fake News, pois o médico de família está à disposição sempre que necessário, seja para tirar dúvidas ou fazer uma teleconsulta. A mesma rede social que ajuda a desinformar é a que o paciente poderá acessar o médico.

A integralidade da assistência e o vínculo entre o paciente e sua equipe de saúde são estratégias fundamentais para a contenção da pandemia e para o não agravamento do estado de saúde de pessoas já diagnosticadas com Covid19, que recebem orientações à distância, evitando os riscos da exposição desnecessária.

Para falar mais sobre o tema, colocamos à disposição o Dr. Rodrigo Barbosa, médico de família e infectologista da Amparo Saúde – healthtech pioneira em Atenção Primária à Saúde presencial e remota no Brasil.

Na Amparo Saúde, o paciente é atendido por um Médico de Família e uma equipe de enfermagem dedicados em conhecer todo o seu histórico de saúde e, assim oferecer um cuidado personalizado, presencial e à distância.

 
Comentários

Newsletter



Facebook

Instagram

Twitter

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

ADI da CNseg questiona decretos de SP que majoram ICMS nas compras de itens de saúde - t.co/KwadPQ20Sb

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

Bradesco Seguros realiza mais de 135 mil atendimentos na rede de clínicas Meu Doutor Novamed em 2020 - t.co/NZPpFOAw4Z

Revista Cobertura's Twitter avatar
Revista Cobertura
@RevCobertura

SulAmérica expande programa de saúde emocional para cidades no RJ e PE - t.co/MsY5ISHrSy

To Top