Santuu completa dois anos de inovações em seguros, serviços e produtos voltados para as marcas e os consumidores da bicicleta

Santuu Bike Ecosystem nasceu em 2018 com a missão de se tornar um ecossistema em que marcas, produtos e serviços da bicicleta coexistam para identificar problemas e oferecer soluções inovadoras para facilitar a vida de ciclistas.

Com essa base de conexões e parcerias bem estruturada, a empresa lançou o Clube Santuu, plataforma digital que viabiliza todo o ecossistema. É lá onde acontece a comunicação com os atuais 16 mil clientes cadastrados e onde estão disponíveis todos os serviços e produtos do clube, tais como seguro, eventos, pontos de apoio, bikes de reparo móvel, rede de descontos, canal do pedal, entre outros.

Startup com atuação em todo o Brasil, a Santuu tem hoje 23 funcionários e espera alcançar um faturamento de R$ 3,5 milhões em 2021, tendo experimentado um crescimento de nove vezes no último ano.

O carro-chefe da empresa é o desenvolvimento, distribuição e operação de seguros para bicicletas novas ou usadas, um mercado atual de mais de 50 mil apólices por ano e grande potencial de crescimento, em razão do aumento da procura e venda de bicicletas em todo o País.

Cabeça de ciclista

A Santuu não inventou o seguro de bicicleta, mas tem se destacado por criar produtos inovadores, justamente porque são desenvolvidos com a cabeça de quem é ciclista. O Seguro de Bike Clube Santuu, criado do zero em parceria com a seguradora Sura, trouxe como novidade a redução do valor mínimo de cobertura para R$ 1 mil, enquanto o mercado trabalhava com R$ 3 mil. (Esse nicho representa mais de 90% das novas bikes vendidas no país).

Outra inovação é a forma de pagamento do sinistro. Ao invés do segurado ou segurada receber o valor do bem em dinheiro, a restituição acontece com a reposição por  uma bicicleta nova, igual ou com as mesmas características daquela segurada. Se, todavia, o acionamento do seguro for para reparar a bicicleta, o serviço será feito com a instalação de peças novas.

Pioneira nos massificados

A Santuu é também pioneira na criação e distribuição de seguros massificados de bicicletas, um nicho de mercado que ela desenvolve em conjunto com seguradoras e fabricantes de bike. No momento, são oito as marcas que oferecem seguros da Santuu, entre elas Trek, Scott e as bicicletas da Decatlhon.

Além de criar seguros exclusivos para as marcas, a Santuu é responsável pelos procedimentos de subscrição e moderação de sinistros e salvados. Isso significa que é ela quem intermedeia o processo de aprovação para reparação ou entrega e devolução do bem junto a segurados, seguradoras e oficinas. Com a vantagem de realizar tudo de forma digital, pela plataforma Clube Santuu.

A expertise da Santuu em formatar, distribuir e operar seguros de bicicletas fez com que ela fosse incluída no radar de insurtechs da Digital Insurance Latam, consultoria internacional que identifica oportunidades de investimentos em startups de seguros.

Foco no lojista

Quem também está se beneficiando do crescimento do Clube Santuu são as bike shops e bicicletarias, uma valiosa rede de distribuição de produtos. A empresa já oferece sistema, materiais de ponto de venda, treinamento e apoio para que os mais de 500 lojistas dessa rede possam reforçar o caixa com comissões, ao indicarem o Seguro Clube Santuu para os consumidores.

Num futuro próximo, os comerciantes também terão à disposição a possibilidade de vender mais bicicletas por meio de um financiamento ao consumidor que está sendo desenvolvido pela Santuu junto com uma instituição financeira. Um consórcio de bicicletas é outro produto a ser lançado ainda nesse semestre.

O Clube Santuu

A plataforma recebeu investimentos de R$ 1 milhão para ser redesenhada e se tornar totalmente amigável a navegadores de smartphones. Com isso, as atualizações do sistema ganham agilidade e flexibilidade e deixam de depender das condições das lojas de aplicativos, com o benefício de não ocupar espaço na memória do aparelho.

O ecossistema da Santuu é “tangibilizado” aos clientes por meio de diferentes serviços oferecidos pelo país. Ela já é reconhecida em São Paulo e Rio de Janeiro pelo seu SOS Bike, serviço de assistência emergencial com mecânicos que circulam nas principais ciclovias e locais com grande concentração de ciclistas.

Em Santana do Parnaíba e Cabreúva (SP), Rio de Janeiro e Niterói (RJ) e Brasília (DF), mantém pontos de apoio com tendas que oferecem água, serviços mecânicos, banheiro e outras facilidades.

Outra aposta da Santuu são os eventos de massa. Nesses primeiros dois anos de vida, ela foi responsável pelas duas edições do Passeio Ciclístico Shimano Fest & Santuu, realizadas em 2018 e 2019. Juntas, somaram seis mil ciclistas que pedalaram do Parque Ibirapuera ao Memorial da América Latina, onde a feira foi realizada.

Atuação diversificada

Para concretizar sua missão de ser referência em oferecer soluções inovadoras e atuar em diversas frentes com diferentes públicos, um de seus pilares é a construção de fortes parcerias. Objetivo que tem dado certo:hoje já tem ao seu lado as 50 marcas mais conhecidas do setor. Estão entre elas, além de bicicletas e componentes, empresas dos segmentos de acessórios, vestuário, cosméticos e aluguel de bikes.

Os frutos dessas parcerias são muitos. Em breve o Clube Santuu vai oferecer ofertas relâmpago de produtos e serviços para os membros do clube e ainda criar eventos presenciais para promover os negócios das marcas. Exemplo é o Natal com Pedal Santuu, feira realizada nos anos de 2018 e 2019 no Centro Empresarial Cenu, em São Paulo, onde as parceiras instalaram tendas e barracas no período pré-natalino.

A equipe

O CEO da Santuu, Rodrigo Del Claro, é um ex-executivo do mercado financeiro que resolveu apostar na paixão que possui pela bicicleta para empreender. A ideia inicial era criar um shopping de serviços e produtos da bicicleta, o Santuário da Bike, mas as condições adversas do Brasil na época motivaram a mudança de rumo. Rodrigo tem como sócios Luiz Fabregat, ex-diretor da Zurich Seguros, e Silvio Ribeiro, ex-diretor da Dorel e Caloi.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas