Conectividade e interação

 

Conteúdo da edição de março (218) da Revista Cobertura

Por Karin Fuchs
Companhias colocam ferramentas digitais, serviços personalizados e seguros on demand à disposição dos corretores de seguros, além de desenvolver experiências rápidas e intuitivas focadas na transparência e eficiência

Seguindo as tendências do digital, as companhias de seguros têm se voltado para investimentos em tecnologia, no desenvolvimento de produtos que atendam os novos consumidores e na proximidade com os corretores de seguros. Na opinião de Carlos Magnarelli, presidente da Liberty Seguros, nos próximos anos, os produtos não-auto devem continuar se destacando.

“Com o envelhecimento da população, a busca por produtos voltados para esse perfil de consumidor ganhará relevância. Outra tendência é os novos produtos que estão surgindo graças às demandas da nova economia, baseada no compartilhamento de carros, bikes e consolidação de apps de transportes e serviços como Uber, Rappi, entre outros”, afirma.

No Grupo Bradesco Seguros, o diretor de Organização de Vendas, Leonardo Freitas, informa que o Grupo tem consciência e visão das transformações pelas quais os mercados estão passando e de que, cada vez mais, os clientes desejam ser atendidos em diversos canais e contar com a agilidade dos processos organizacionais.

“Observando esse novo perfil de consumidor, é importante os corretores exercerem ainda mais o papel de consultores. Por isso, buscamos ter as melhores tecnologias disponíveis no mercado para garantir a segurança das informações, dos dados e o relacionamento do nosso cliente. Esse tem sido um ponto relevante sobre a importância da segurança da informação e a Bradesco Seguros procura proporcionar as melhores experiências para os clientes”.

Personalização
Na opinião de André Lauzana, vice-presidente Comercial e de Marketing da SulAmérica, a personalização deve ser a tendência do setor de seguros. “As empresas devem inovar, pois os consumidores se sentem especiais e bem atendidos com serviços personalizados. Além disso, a transparência com o consumidor é essencial para qualquer tipo de relacionamento”.

Ismael José, superintendente de Estratégia e Inovação da Zurich, diz que a tendência são os seguros on demand, nos quais as coberturas podem ser acionadas (desligadas e ligadas) em momentos específicos conforme as necessidades dos segurados. “Essa nova prática de mercado, será impulsionada por user experience agradável, tecnologias e data bases eficientes”.

Um destaque são as inovações que acompanham a saúde dos clientes Zurich, por meio de novas tecnologias baseadas em sinais vitais. “Esses dados são coletados através de wearables, que ao terem essas informações analisadas, poderão proporcionar uma vida mais saudável. Essa iniciativa fica diretamente ligada ao foco em prevenção de risco, mas também proporciona uma qualidade de vida melhor aos segurados”.

Na Porto Seguro, o presidente Roberto Santos, comenta que todas as áreas tendem a ter bons resultados nos próximos anos e que alguns serviços e produtos têm um grande potencial para se destacarem. “Como o seguro de vida, cada vez mais temos notado que os brasileiros têm se conscientizado sobre a importância deste seguro, em casos de imprevistos. O Reppara!, primeiro plano de assinatura para serviços residenciais, deve ser um dos mais requisitados nesse ano, e o Carro Fácil, pois hoje em dia é comum vermos uma tendência de as pessoas optarem pelo uso das coisas e não pela posse”.

Para Emerson Bueno, diretor comercial da Fator Seguradora, as perspectivas macroeconômicas para 2020 são positivas e com isso podemos esperar boas oportunidades. “A confiança dos investidores trará oportunidades para fazer seguros de garantia, engenharia, Property e de Responsabilidade Civil”.
CEO da Argo Seguros, Newton Queiroz expõe que novas demandas e tipos de coberturas serão essenciais. “70% da população brasileira vive com menos de dois salários mínimos. Como oferecer produtos para essas pessoas que hoje não estão cobertas? Como fazer isso através de tecnologia, baixando custo e com um produto eficiente que realmente funcione? Lembrando que um grande vilão das empresas é a despesa administrativa, para que isso seja reduzido é preciso ter eficiência e investimento em tecnologia e processo”.

Em sua opinião, não adianta ser somente eficiente, tem que ser eficaz. “Ser bom em algo que alguém queira. Talvez não tanto com novos produtos, mas sim, com produtos adequados. E em um cenário de queda das taxas de juros e de investimentos, as seguradoras terão que dar cada vez mais resultados operacionais, para isso, tem que ter o combinado sempre abaixo de 100, o que requer um underwriting muito correto e ser muito eficaz”.

Foco no digital
Para otimizar o trabalho dos corretores de seguros, as seguradoras não poupam investimentos em ferramentas digitais. Na Porto Seguro, algumas das iniciativas são o Porto Educ, uma plataforma de treinamento, o ProDigital, disponível no Corretor Online, que recentemente foi reestruturada.

“Entre as mudanças apresentadas estão a facilidade para incluir logotipos em qualquer formato, um novo menu lateral para facilitar a localização dos relatórios, a possibilidade de personalizar gratuitamente peças digitais e o acompanhamento da performance das suas campanhas de marketing em tempo real e sem custo adicional. Uma central de ajuda categorizada também foi inserida para tornar o atendimento mais rápido e efetivo”, menciona Santos.

Além da atualização do Corretor Online, segundo ele, por meio de biometria, os corretores têm acesso à plataforma, onde podem acompanhar as propostas pendentes, apólices em andamento e cobrança.

“Regularização da parcela, emissão de segunda via de boleto, compartilhamento do boleto pelo WhatsApp e e-mail e contato com o cliente também podem ser feitos pela ferramenta. E, ainda, acessar os gráficos referentes à sua carteira e verificar a performance da produção, cotação e conversão, renovações e perdas e ganhos”.

Na Argo Seguros, a novidade é o lançamento de um novo portal, o Argo Digital. “Ele atenderá todos os corretores, os especializados e os generalizados, e de todos os portes. Não apenas para a área de consumer, mas também para a corporativa. Na de consumer, a ideia é que quase todas as cotações sejam feitas pelo portal, e na corporativa, que o fluxo seja feito por uma ferramenta digital e que isso facilidade e efetive tanto a cotação como a emissão de apólices. Esta é a principal ferramenta que disponibilizaremos para o corretor, onde ele também poderá acessar, por exemplo, o status de sua comissão”.

Queiroz informa, ainda, que a companhia tem focado muito no digital e em produtos, nos combos. “Cada vez mais teremos combinações de produtos especializados nossos, que descobriremos pela análise de nossa carteira, isso será uma novidade. E com coberturas mais interessantes, como os seguros de D&O sob medida, os de bike e os de transporte. As nossas inovações sempre vêm ao encontro com as nossas especializações”.

Proximidade
Na Bradesco Seguros, os corretores contam com o Portal de Negócios e o Aplicativo BS Corretor. “O Grupo Bradesco Seguros investe de maneira crescente em inovação e tecnologia para capturar os novos padrões de consumo, precificar adequadamente os produtos, habilitar novos canais de distribuição e, assim, proporcionar aos clientes experiências mais positivas e inspiradoras. A seguradora aprimorou sua forma de trabalhar, trazendo uma nova visão para a jornada do cliente, com a realização de pesquisas e focus group ao longo do desenvolvimento dos canais e revisão de processos digitais”, comenta Freitas.

Recentemente, a Liberty deu início à segunda edição de seu Conselho de Corretores, durante o qual as lideranças da seguradora se juntam aos corretores para trabalhar, em conjunto, em soluções inovadoras para o setor. “Ao todo, 120 parceiros de todo o país trabalharão durante dois anos em contato direto com executivos da companhia, propondo e desenhando soluções que atendam ao tema: ‘Agilidade nos Processos Digitais’”, conta Magnarelli.

Além disso, a companhia investe no Cresça com a Liberty, posicionamento com corretores que engloba todas as iniciativas da seguradora com foco no crescimento e no desenvolvimento dos parceiros.

“Acabamos de encerrar mais uma edição da Academia Digital, treinamento inovador para profissionais de seguros se especializarem em vendas de produtos por meio das mídias sociais. O treinamento já contabiliza a participação de mais de 650 corretores em suas aulas”.

A companhia tem também o Meu Marketing desde 2018. “Uma ferramenta que oferece aos corretores parceiros uma série de materiais de comunicação pré-formatados para que eles possam personalizar com seus logotipos, dados para contato e conteúdo, de acordo com as suas necessidades, facilitando ainda mais a entrada dos parceiros no ambiente online”, especifica Magnarelli.

Na Fator Seguradora, Bueno conta que já são mais de 30 profissões disponibilizadas no Portal. “Atuamos hoje no Portal com o E&O, no qual atendemos mais de 30 profissões e estamos expandindo a nossa plataforma digital. Em breve teremos novos produtos no Portal como o seguro garantia”, antecipa.
Entre as inovações mais recentes da Zurich, José menciona o novo canal para seguro automóvel, o chatbot, canal para seguro automóvel e celulares, equipamento eletrônicos, a apólice digital Zurich Automóvel, a vistoria Mobile Auto, o Zurich Driver e o Voucher para agilizar reposição de celular para cliente vítima de roubo. “A Zurich já investiu e continua investindo em uma série de melhorias de serviços digitais para tornar a organização mais ágil e descomplicada. São soluções que simplificam processos, melhoram a qualidade dos serviços e a experiência do cliente, corretor e parceiros”.

Ainda de acordo com ele, o grupo vem avançando em diversos projetos, alguns voltados para modernizar e digitalizar tudo o que existia na companhia, e outros com viés de inovação. “Por exemplo, remodelamos os portais institucionais do corretor e do cliente para ter uma comunicação mais fluida e eficiente. Dentro das evoluções realizadas para os corretores, hoje ele pode ter acesso a ferramentas que facilitem e transformem o seu dia a dia com a Zurich.

Além da criação de uma home page com as melhores informações para que os corretores possam acompanhar seus negócios com a companhia”.

Na SulAmérica, Lauzana conta que um dos diferenciais é que todas as soluções digitais, seja uma ferramenta ou um app, são construídas a quatro mãos. “Nossos parceiros participam de todas as etapas, desde a concepção até o lançamento. Eles opinam, sugerem e testam as novidades para que elas sejam úteis e façam a diferença para os nossos parceiros. Na SulAmérica, o relacionamento, a comunicação e o cuidado são primordiais”.

Exemplo disso é o Portal do Corretor, reformulado em 2019. “Trouxemos corretores para construírem conosco cada funcionalidade, trazendo uma experiência mais rápida e intuitiva. A companhia passou a exibir as informações de gestão de negócios, cotações e comissões na primeira tela do portal. Os corretores também podem encontrar dados dos clientes por meio da nova busca inteligente, que mostra os produtos adquiridos pelo segurado e os serviços que ainda podem ser ofertados”.

A SulAmérica também disponibiliza um chat em todas as telas da nova ferramenta para que o corretor possa dar feedbacks em tempo real à companhia e esclarecer dúvidas, atendimento 24 horas para assuntos referentes a emissões e sinistros de seguro de automóvel e o cotador online, que abrange todos os produtos da companhia.

E, ainda, a opção de assinatura digital para a contratação de produtos individuais de Vida e Previdência. “Essa iniciativa tornou o processo de aquisição muito mais rápido, tanto para o corretor quanto para o cliente, já que emissão, assinatura digital e aceitação acontecem sempre online”.

Soluções TEx
A TEx desenvolve soluções online para todo o mercado segurador, integrando e otimizando o relacionamento de corretoras de seguros, seguradoras e segurados. A sua principal solução é o TELEPORT, disponível para corretores a partir de um único usuário. “Até 2018, só atendíamos corretoras com mais de dez usuários e desde o lançamento do TELEPORT Pro, conseguimos atender o mercado em sua totalidade”, diz Omar Ajame, fundador e CEO da TEx.

Ele explica que o TELEPORT é uma plataforma completa e totalmente web de multicálculo via WebService, gestão de clientes e apólices, financeiro, CRM, gerenciamento eletrônico de documentos e assinaturas eletrônicas, tudo em uma única solução. “Ele integra todas as seguradoras do mercado que trabalham com seguro de automóvel via WebService e todos os seus produtos neste segmento, descontos e condições comerciais”.

A gestão do TELEPORT atende todos os ramos do mercado. O multicálculo calcula caminhão, motocicleta e automóvel. Em breve também estarão disponíveis as cotações de seguro residencial, empresarial e vida. Outra solução é o Nimble. “Única solução do mercado capaz de transformar rapidamente qualquer corretora de seguros em uma corretora online, sem grandes investimentos, desenvolvimentos ou demora”.

O Nimble é aplicado diretamente no site da corretora e de seus parceiros e totalmente integrado ao TELEPORT. “Depois de aplicado em seu site, seus visitantes conseguem fazer cotações e contratações sozinhos. Ou apenas enviar solicitações de cotação, como o corretor preferir”.

Em 2019, a novidade foi o TEx Analytics. “Primeira e única plataforma de inteligência de mercado de seguro de automóvel para seguradoras e, em breve, também para as corretoras. O TEx Analytics ajuda as seguradoras a serem mais competitivas e eficientes em todos os mercados e perfis”.

São mais de 10 mil usuários em mais de 500 corretoras no Brasil que utilizam as soluções da TEx. “A maioria de médio e grande porte, mas graças ao lançamento do TELEPORT Pro, o número de corretoras menores está crescendo de forma extremamente veloz. Temos uma equipe dedicada de dez colaboradores trabalhando full-time em inovação, novidades no TELEPORT e nas nossas demais plataformas e em novos e revolucionários produtos”.

Soluções Quiver
Na Quiver, o CEO Fernando Rodrigues, informa que a linha de produtos foi criada para atender por completo toda a operação de uma corretora de seguros de qualquer porte, desde a gestão das vendas, gestão de todo o processo operacional, financeiro e de sinistros. “Independentemente do ramo em que atue, nossas soluções irão atender por completo toda a operação”.

As soluções Multicálculo da Quiver atendem os ramos auto, caminhão e moto, seguros residencial e empresarial. “Nosso produto de Business Intelligence (BI) fornece, de forma ágil, toda informação gerencial para tomada de decisão. O produto de Assinatura Eletrônica agiliza a comercialização e a assinatura da proposta por parte do cliente, e o mobile conecta o cliente da corretora a seus negócios por meio de um app exclusivo da corretora nas lojas Apple Store e Google Play”, especifica.

A Quiver atende mais de 4 mil corretoras em todas as regiões do país, com mais de 50 mil usuários conectados em sua plataforma Cloud, “que podem utilizar nossas soluções todos os dias em qualquer horário e de qualquer lugar do mundo, isso é conectividade e interação com seu negócio”. Para seus clientes, ela criou a Universidade Quiver.

“Uma plataforma de ensino a distância em que as corretoras clientes e seus colaboradores podem fazer os cursos de aprendizagem em cada solução, adquirirem todo o conhecimento e utilizarem 100% das funcionalidades em seu dia a dia, gerando valor em seu trabalho e superando limites. Não quer fazer a Universidade, sem problemas, temos uma equipe de treinamento e de suporte especialista que poderá auxiliar as corretoras sempre que necessário”, conclui.

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