Novos produtos e coberturas no portfólio da Bradesco Seguros

“As assessorias são importantes no processo de democratizar o acesso dos corretores nos produtos e serviços da seguradora”, destaca o presidente Ivan Gontijo

Em entrevista à Revista Aconseg-SP, Ivan Gontijo, presidente da Bradesco Seguros, destacou a importância das assessorias, as mudanças que vieram com a pandemia, além de dar dicas e falar sobre oportunidades para os corretores de seguros. “A participação das assessorias de seguros do Estado de São Paulo nos negócios do Grupo Bradesco Seguros é indispensável. A capital paulista colabora com o movimento de propagação da cultura do seguro no País. Uma região conhecida pela sua visibilidade econômica e propícia para o empreendedorismo”.

Ele acrescentou que as assessorias são responsáveis por criar o elo entre a seguradora e os corretores de seguros. “Elas atuam como nosso braço direito comercial e dão suporte aos pequenos e médios corretores para agirem como um consultor de proteção do segurado. Destaco que, estrategicamente, as assessorias são importantes no processo de democratizar o acesso dos corretores nos produtos e serviços da seguradora”.

Em âmbito nacional, ele ressaltou que a Bradesco Seguros tem disponibilizado uma maior abrangência de atuação para as assessorias. “Devido à importância que elas têm na comercialização de nossos produtos e em todo o relacionamento de confiança que desenvolvemos com o trabalho conjunto de muitos anos”.

Capacitação

Um importante foco da Bradesco Seguros é a capacitação das assessorias de seguros, com o objetivo de que elas estejam sempre à frente das necessidades do mercado. “Com apoio da equipe de Organização de Vendas e da área de Recursos Humanos, trouxemos para as nossas parcerias de negócios uma agenda regular de lives e treinamentos sobre as tendências e inovações do nosso mercado”, comenta Gontijo.

Também foram apresentados novos direcionamentos para a oferta de seguros, a partir da implementação de ferramentas que auxiliam diretamente no desenvolvimento diário desses profissionais, reforçando a necessidade de as assessorias apostarem na diversificação das suas carteiras, visando ampliar as soluções para cada tipo de demanda, tanto do corretor quanto do cliente.

“Durante a pandemia, procuramos oferecer o suporte necessário para tornar a atuação das assessorias ainda mais ampla e eficiente, além de aprimorar a interface dos canais, como o Portal de Negócios e o Aplicativo BS Corretor. E, certamente, não poderia deixar de mencionar o nosso investimento na plataforma Universeg, pensada para apoiar os parceiros comerciais no âmbito educacional”.

Movimentos

Entre as mudanças mais significativas durante a pandemia, Gontijo mencionou a telemedicina. “A plataforma Saúde Digital, que oferece consultas via app e site, já superou a marca de meio milhão de atendimentos. Essa ferramenta se destaca pelo elevado índice de satisfação, superior a 90%, e pela expressiva resolubilidade: em 85% dos casos não foi necessário encaminhar o paciente a um pronto-atendimento presencial”. Ainda em saúde, 94% dos processos de reembolso são realizados de forma totalmente on-line.

Em auto, 80% das vistorias de sinistro hoje já são concluídas por processo digital, garantindo conveniência ao cliente. “Outro destaque do ramo é o Bradesco Auto Center (BAC) Virtual, que possibilita a realização do orçamento do sinistro para clientes e terceiros por meio remoto. E no acionamento das assistências, tanto no seguro de automóvel quanto no residencial, o segurado conta com a facilidade e a agilidade do atendimento via WhatsApp”.

No segmento de previdência privada, a Bradesco Vida e Previdência expandiu a disponibilização de autosserviços para os clientes via aplicativo do Bradesco e Internet Banking, contemplando, entre outros, gestão de beneficiários e resumo dos saldos dos planos. “O nosso propósito durante esse período de pandemia foi estreitar ainda mais o relacionamento entre o segurado, corretor e a seguradora”.

Para isso, acrescentou ele, “buscamos trazer o olhar humano para toda a jornada de experiência com o cliente, disponibilizando as assistências necessárias para diferentes perfis de pessoas. Além de auxiliar os corretores de seguros. Com o intuito de contribuir para o autodesenvolvimento e aprimoramento de novas competências e habilidades; reforçando a missão da companhia para consolidação da cultura do seguro no País”.

Oportunidades

Na avaliação de Gontijo, alguns ramos têm mais potencial para penetração na vida dos brasileiros, mas há oportunidades para avançarem em todos os segmentos, dada a importância cada vez maior que a sociedade dá à proteção do seguro. “O fortalecimento da atividade de seguros é um legado da pandemia. O ramo de seguro de vida, por exemplo, está em evidência em razão dessa maior percepção das pessoas sobre a importância da proteção”.

Nesse segmento, a Bradesco Seguros tem desenvolvido produtos flexíveis, com coberturas e assistências que podem ser utilizadas em vida, de forma a oferecer soluções de proteção para o cliente ao longo de sua jornada. “Também evidencio as operações de saúde, que devem continuar com crescimento importante”.

Segundo ele, o lançamento de novos planos, inclusive com produtos regionais, tem tornado o portfólio da companhia cada vez mais completo e competitivo, para atender aos mais diversos perfis de empresas. “Esses produtos têm sido muito bem recebidos por corretores e pelas empresas. Assim como o saúde, o dental é outro produto que tem crescido de forma significativa e ganha importância, com excelente potencial para negócios”.

Destaque também para os seguros patrimoniais. “A casa passou a ter ainda mais importância na rotina de todos nós, com a experiência do home office, que veio para ficar para muitas pessoas, a educação a distância e as reuniões virtuais. São novos hábitos que fazem as pessoas estarem cada vez mais em casa e buscar protegê-la. Da mesma forma, a proteção do carro, que sempre foi valorizada, segue relevante, pois ninguém quer se expor ao risco de perda desse bem”.

Recentemente, a companhia lançou o Bradesco Seguro Auto Lar, produto combo, protegendo a casa e o automóvel em um único produto. “Além disso, implantamos uma nova segmentação para o produto residencial, personalizando a proteção de acordo com o estilo de vida e moradia de cada consumidor”. Para as empresas, foram desenvolvidas novas segmentações de seguros empresariais, voltados às necessidades específicas de cada tipo de negócio, como bares e restaurantes, clínicas e consultórios.

Gontijo também ressalta a previdência privada, nas palavras dele, “outro segmento fundamental e cada vez mais importante para garantir o futuro da família”. Além disso, a Bradesco Vida e Previdência complementou seu portfólio de produtos individuais, lançando novos fundos de investimento para todos os perfis de clientes.

Corretores

Para os corretores de seguros, Gontijo deixou algumas dicas. “Há uma importante mudança cultural em curso, em que o seguro ganha mais relevância para as pessoas. Ele deixa de ser um produto exclusivamente de oferta, para se tornar um produto desejado pelo cliente. E é preciso saber captar as oportunidades para levar a proteção a cada vez mais brasileiros”.

Quatro dicas para os corretores impulsionarem os negócios

Ivan Gontijo, presidente da Bradesco Seguros, compartilha dicas para os corretores continuarem a avançar no oferecimento da proteção adequada aos diferentes ciclos e momentos de vida de cada cliente e empresa.

– Seja um profissional híbrido. Embora o processo de transição para meios digitais seja irreversível e esteja em curso acelerado, não podemos esquecer que uma grande parcela de clientes permanece no mundo analógico e, com isso, precisa ser atendida com a mesma assertividade, agilidade e eficiência.

– Atualize seu conhecimento. Quanto maior o conhecimento dos corretores, maior será sua capacidade de ofertar consultoria e proteção, alinhado ao momento do cliente, além de permitir um engajamento efetivo com as estratégias de negócios.

– Ofereça um atendimento personalizado. O corretor de seguros deve desempenhar cada vez mais o papel de um consultor de proteção. É ele o profissional indicado para ajudar o cliente a identificar o seu perfil financeiro, a mensurar o seu patrimônio e a construir o seguro ideal para si e para a família.

– Esclareça sempre todos os riscos cobertos e excluídos dos contratos. Na maior parte das vezes, auxilie o segurado no momento mais importante, que é o do sinistro. Essa troca com o cliente é essencial para que o segurado se sinta mais confiante com o produto e serviço, e ainda permite que o corretor avance na oferta de novos produtos e serviços.

Conteúdo da edição de outubro/novembro/dezembro da Revista Aconseg-SP

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