Cuidado! Conheça as categorias de sites mais perigosas para se navegar

Três décadas após o surgimento da Internet comercial em todo o mundo, o hábito de navegar na web se tornou tão comum quanto viver. Das gerações mais jovens aos mais velhos, acessar páginas no computador ou no smartphone traz informação, conhecimento, diversão e relacionamento. Contudo, também traz ameaças às pessoas, que precisam redobrar a atenção para não ter prejuízo – inclusive financeiro. Há sites maliciosos que buscam atrair os usuários para justamente roubar seus dados ou instalar vírus em seus equipamentos. Como prevenir é bem melhor do que remediar, é importante saber quais tipos de sites são mais perigosos. Confira:

1 – Conteúdo adulto

Desde que a Internet saiu do âmbito governamental e tornou-se comercial nos anos 1990, os sites pornográficos e de conteúdo adulto surgem e crescem exponencialmente – e não há sinal de que isso irá parar no futuro. O problema é que essas páginas estão carregadas de ameaças digitais que podem trazer graves consequências aos usuários. Entre os principais perigos estão os links maliciosos, anúncios na página e pop-ups que pulam na tela. O recomendado, aqui, é evitar a navegação nesses sites e utilizar soluções atualizadas de antivírus nos dispositivos.

2 – Downloads de arquivos

Outra atividade comum desde o início da web é a proliferação de sites que oferecem conteúdos piratas aos usuários, como músicas, videogames e filmes. Nesse caso, trata-se de um risco duplo: além de cometer um crime por infringir direitos autorais, a pessoa também fica exposta à ação de cibercriminosos. A maioria desses sites serve como isca para atrair o usuário interessado em conteúdo grátis: os links são portas de entrada para vírus e malwares que podem roubar dados do computador. A principal dica, além de não incentivar pirataria, é apostar em um bom antivírus.

3 – Jogos on-line

Uma das principais características da internet é a possibilidade de entreter os usuários na mesma tela em que trabalham, estudam e se relacionam. Dessa forma, há uma grande quantidade de sites e plataformas on-line que oferecem todos os tipos de jogos eletrônicos. O problema é que não são todos os sites que merecem confiança das pessoas. Tome cuidado, principalmente, com aqueles que são gratuitos. Na web, o ditado popular é sempre válido: quando a esmola é demais, o santo desconfia. A dica de proteção é, além do antivírus, proteja sua navegação com uma VPN para evitar possíveis vazamentos de dados.

4 – Lojas virtuais ‘duvidosas’

Uma das faces mais conhecidas das ameaças digitais é a fraude que ocorre no comércio eletrônico. Isso porque a ameaça é bem real, ou melhor, em reais, com prejuízo financeiro devido ao vazamento de dados bancários e de cartões de crédito. Evidentemente, não são todas as lojas virtuais que representam perigo à navegação do usuário. Hoje, a grande maioria oferece condições seguras para a compra, mas o estrago causado por uma pequena parcela costuma assustar os consumidores. Por conta disso, todo cuidado é pouco: utilize um antivírus, navegue com uma VPN e evite salvar informações financeiras nos sites.

5 – Blogs e sites de fake news

Essa é uma ameaça mais recente, porém igualmente perigosa. Os sites que proliferam fake news estão atraindo um número cada vez maior de usuários em todo o mundo com uma tática antiga, mas ainda eficiente: o phishing. Isto é, por meio de “notícias” polêmicas, que envolvem assuntos de interesse público, eles fisgam os leitores, que acabam clicando em links maliciosos e, assim, são expostos a malwares e vírus que irão infectar os dispositivos. A dica aqui é a mesma das demais: busque se informar em sites confiáveis e reforce a navegação com uma VPN e um antivírus atualizado e potente.

* Laura Tyrell, é Head de PR da NordVPN, empresa especializada em soluções de privacidade, segurança e rede privada virtual (VPN) – e-mail: nordsec@nbpress.com

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas