Sindsegnne: 66 anos de trabalho em prol do setor de seguros no Norte e Nordeste

Ronaldo Dalcin, presidente do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne)

Temos discutido muito acerca da nossa responsabilidade enquanto condutores do Sindicato das Seguradoras Norte e Nordeste (Sindsegnne). Gestão essa que foi recentemente alçada a um segundo mandato, o que exprime a confiança dos atores do nosso mercado, bem como da Confederação Nacional das Seguradoras – CNseg, entidade que abarca os oito sindicatos patronais sob sua égide. No próximo dia 15 de março, a instituição que representamos completará 66 anos de sua fundação, o que nos permite afirmar que a história do mercado segurador local se confunde com a trajetória desse sindicato e isso é motivo de muito orgulho a todos.

Ronaldo Dalcin

Enquanto representantes regionais da categoria, diria que nossa missão vai muito além do escopo estatutário que, integralmente, cumprimos. Mais do que isso, a máxima de fortalecer a cultura de seguros, propagando para a sociedade a grande importância do ecossistema segurador, tem norteado boa parte das nossas ações. Para elucidar essa relevância, imaginem subtrair da economia dos 13 estados sob a nossa liderança o valor de R$7,375 bi em 2021 que é a exata monta retornada à sociedade sob forma de indenizações (sinistros) e resgates/premiações (PGBL/VGBL e Capitalização).

A importância do nosso setor vai muito além desse suntuoso aporte. Somos responsáveis por um recolhimento considerável de impostos e acumulamos ativos que equivalem a 23,5% da dívida pública. Além disso, estamos responsáveis por 177 mil empregos diretos, temos 48,7 milhões de beneficiários de planos de assistência médica e nossa receita anual de prêmios representa cerca de 6,7% do PIB. Números muito expressivos que espelham a verdadeira dimensão desse segmento que tem entre seus principais pilares a proteção.

Encerramos o ano de 2021 com mais um ciclo virtuoso. Enquanto alguns segmentos têm amargado os efeitos da crise sanitária e da conjuntura econômica, nosso setor demonstra uma solidez digna de honrarias. O mercado segurador brasileiro, sem saúde e DPVAT, fechou 2021 com 306,4 bilhões em prêmios, apresentando um crescimento de 11,9%. Verificando especificamente nossa região sindical, auferimos crescimento maior do que o cenário nacional com 14,3% e prêmios na ordem de R$ 28,7 bilhões. Protagonizaram regionalmente esse crescimento os seguintes nichos: Seguro viagem (79,3%), Risco de Engenharia (55%), Seguro transportador (33,8%) e Vida (27,3%).

Ao passo que temos percebido uma maior proximidade do fim dessa pandemia, o que de fato irá ajudar a alavancar nossa economia, temos ciência do quanto 2022 será um ano desafiador: eleições, crise econômica mundial, ameaças geopolíticas, uma possível reedição da guerra fria, inflação alta e as tão antigas, sonhadas e pendentes reformas fiscal e tributária. Todos esses fatores contribuem para que continuemos atentos aos movimentos nacionais, mundiais e aos respectivos indicadores e impactos que possam afetar nosso segmento.

Em nome do Sindsegnne, queremos aqui referendar nosso compromisso de continuar servindo a sociedade continuamente. Dar nossa contribuição de uma forma irrestrita, defendendo e desenvolvendo essa indústria que traduz os mais amplos conceitos de proteção ampla e educação securitária, primando e praticando os valores de responsabilidade ambiental, social e de governança. Cada vez mais vamos buscar a integração de todos que estão conosco nessa jornada para que, juntos, possamos continuar somando esforços e potencializando resultados.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas