Empresa detecta 2,8 mil possíveis ocorrências de sinistro em carros por mês em SP e RJ

Tecnologia da Maxtrack já monitora 118 mil veículos com modelos matemáticos estatísticos para prever ocorrências

Descobrir quais bairros e horários existem maior probabilidade de ocorrência de roubo e furto é um dos objetivos de uma tecnologia criada pela Maxtrack, empresa com foco em IoT (Internet das Coisas) e monitoramento, para prever o roubo e furto de carros. A partir do uso de Inteligência Artificial e modelos matemáticos estatísticos, a companhia já detecta preventivamente mais de 2,8 mil possíveis ocorrências em veículos nas regiões metropolitanas de São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ).

“A tecnologia consegue ajudar associações, seguradoras e empresas a reduzir a incidência de furto e roubo nestas cidades, com um percentual grande de assertividade, antes mesmo que os donos deem falta do veículo”, explica Bráulio Carvalho, CEO da Maxtrack.

A partir de uma base de mais de 118 mil veículos monitorados, o sistema registra mais de 623 mil incidentes semanais de diversas criticidades e, por meio de robôs baseados em Inteligência Artificial, avalia, descarta e refina dados, facilitando o monitoramento e obtenção de indicadores por parte dos clientes – geralmente seguradoras e empresas com grandes frotas.

Com base nessa amostragem, a solução indica, por exemplo, as regiões mais suscetíveis a risco de sinistros. Na capital paulista, os bairros apontados são Jardim Recantos das Rosas, Jardim Diogo, Chácara Belenzinho e Rudge Ramos. Já na baixada fluminense, os bairros de maior probabilidade são a Pavuna, Belford Roxo, Bangu e Realengo.

Nestas regiões com maior chance de sinistros, são mapeadas as microáreas de grande incidência a partir da tecnologia, retroalimentada pelo banco de ocorrências dos próprios clientes. “Com essas informações, as empresas que utilizarem o serviço podem agir de forma proativa, informando em tempo real o perigo ao motorista através de aplicativo ou contato telefônico”, diz o CEO da Maxtrack.

Inteligência Artificial

Além de prever incidência de roubo e furto de automóveis, os rastreadores Maxtrack estão instalados em mais de 3 milhões de veículos que compõe a base de monitoramento da empresa para identificar informações de posicionamento, velocidade, padrão de condução, status do veículo e até indicativo de colisão são coletados segundo a segundo. Esse monitoramento transmite os dados dos veículos através do Sistema Global para Comunicações Móveis (GSM), e os carros se comunicam entre si por meio de tecnologia de radiofrequência com baixo consumo energético e atuação em grandes distâncias, chamada LoRa, formando uma grande malha de controle. São monitorados carros, motos, ônibus e caminhões em todo o Brasil.

São mais de 10 terabytes de dados processados diariamente gerando padrões e dados estratégicos para serem analisados pela empresa. Em caso de anomalias, um alerta é enviado às seguradoras ou empresa dona da frota que identificam o veículo. Em paralelo, os motoristas são notificados para descartar a possibilidade de sinistros.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas