Estado de São Paulo tem 50 desmanches de veículos pesados mapeados

Em uma hora um caminhão é completamente desmontado e uma peça ilegal pode custar entre 40% e 50% do valor real. Modelos mais roubados são Scania R440, Hyundai HR e Scania G420

Somente no Estado de São Paulo, o Comando de Operações do Grupo Tracker, já mapeou 50 desmanches especializados em veículos pesados. Cerca de 70% estão localizados na Grande São Paulo, com destaque para os municípios de Osasco (8), São Paulo (7) e Guarulhos (4). “Fora colaborar com a recuperação de um caminhão pontualmente, com a descoberta destes locais clandestinos, centenas de outros caminhões, indiretamente, acabam sendo salvos”, afirma o coordenador do Comando de Operações do Grupo Tracker, Vitor Correa.

Uma peça ilegal pode custar entre 40% e 50% do valor real, em um mercado paralelo que, segundo estimativas, movimenta mais de R$ 600 milhões por ano. “Milhares de motoristas e proprietários de caminhões recorrem aos desmanches, fornecendo tacitamente o aval necessário para que estes estabelecimentos continuem a existir, sem nenhuma certeza de que esses consumidores de hoje não sejam as vítimas de amanhã”, ressalta Correa.

Outros fatores também favorecem a infração: penalidades mais brandas, principalmente para furtos; facilidade de encontrar o veículo-alvo e dificuldade das autoridades para descobrir novos locais de desmanche. “Neste sentido, os operativos de rastreamento possuem papel importante, auxiliando a polícia no combate a este crime”. Segundo Vitor Correa, em média, o processo de desmontar um caminhão, separar e embalar as peças de interesse dura em torno de 50 e 80 minutos, dependendo do grau de habilidade e experiência dos profissionais envolvidos.

Top 10 – Modelos mais visados

A frequência média mensal de roubos e furtos de caminhões da base de clientes do Grupo Tracker, entre janeiro e julho deste ano, aponta os veículos mais visados pelos bandidos: Scania R440 (0,20%), Hyundai HR (0,20%), Scania G420 (0,12%), Volvo FH460 (0,09%), Mercedes-Benz Atego (0,09%), Scania R124 (0,07%), Iveco Stralis (0,06%), Mercedes-Benz Axor (0,06%), Volvo FH540 (0,04%) e Mercedes-Benz Accelo (0,03%). “Apesar de inferiores às frequências de roubo e furto de automóveis e motos, o valor desses veículos é muito maior, o que representa um grande motivo de preocupação para motoristas e proprietários de caminhões”, afirma Correa.

Texto

Descrição gerada automaticamente com confiança média

“As autoridades empregam grandes esforços para descobrir e desmantelar novos locais de desmanche e contam com o apoio e as informações de empresas do setor privado para obter êxito em suas buscas. O Grupo Tracker investe continuamente em inteligência e em tecnologia, a fim de oferecer os melhores serviços de rastreamento à sociedade e colaborar no que for possível para frear o avanço dos desmanches e da criminalidade como um todo”, finaliza o coordenador do Comando de Operações.

Horários mais perigosos

Os dados do Boletim Econômico Tracker-FECAP, recém divulgados, mostram que 57,12% das ocorrências de roubos de caminhões e reboques ocorreram em via pública, nos seis primeiros meses de 2021. Os roubos são, majoritariamente, pela manhã. Já os furtos acontecem mais na madrugada.

Interface gráfica do usuário, Site

Descrição gerada automaticamente

O Estado de São Paulo registrou 2338 ocorrências de roubo ou furto de caminhões, caminhões-trator, reboques e semirreboques, nos seis primeiros meses de 2021. Uma alta de 2,19% em relação ao primeiro semestre do ano passado. Foram 1937 roubos (alta de 4,65%) e 401 furtos (queda de 8,24%). Cubatão, Cajamar, Itaquaquecetuba, Osasco, São Bernardo do Campo, Embu das Artes subiram no ranking de roubo. Já Ribeirão Preto, Osasco, São Carlos, Jaguariúna e Valinhos ganharam destaque negativo por furto.

 

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas