Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA) da TEx traz análise completa do setor nos meses de março e abril

A TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, divulga nesta terça-feira (01) a nova edição do Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA) . O estudo traz a variação média de preços do seguro auto, a evolução mensal dos meses de janeiro a abril, através de diversas variáveis como gênero, região, faixa etária e idade do veículo.

Vale lembrar que o estudo foi produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx, com mais R﹩ 3,5 bilhões de prêmios transmitidos por ano e mais de 2.000.000 de cotações por mês realizadas no TELEPORT, solução de Gestão e MultiCálculo da empresa para Corretoras de Seguros. É possível afirmar que a TEx possui o maior dataset do mercado, com abrangência nacional e mais de 20 mil Corretores utilizando suas soluções diariamente. Essa penetração possibilitou a criação do Índice de Preços do Seguro Automóvel, o IPSA, que traz um panorama exato do cenário do seguro auto no Brasil.

IPSA indica que houve queda no valor do seguro em abril de 2021 se comparado aos meses anteriores. “Analisando o IPSA, que mede a inflação geral e leva em consideração o segurado de ambos os sexospodemos observar que em janeiro de 2021 o valor do seguro representava 5,6% no valor do veículo, caindo para 5,3% em março e 5,2% em abril“, revela Emir Zanatto, Sócio e COO da TEx.

O estudo indica ainda que em abril, o percentual do seguro para uma mulher (IPSAm) foi de 4,7%, enquanto para o homem (IPSAh), foi 5,6%. O executivo destaca que o seguro para homens foi quase 20% mais caro que para mulheres. “Isso acontece porque o homem se envolve mais em acidentes graves e perdas totais. Perda total é quando não é possível recuperar o veículo devido à extensão do dano“, explica.

No IPSA ainda é possível verificar dados referentes à variação de preço do seguro auto de forma regional e, como o Brasil é um país continental, a região metropolitana onde o segurado mora também interfere no preço que ele irá pagar de seguro. “Isso acontece tanto em comparação entre cidades, estados e regiões, quanto comparando à densidade populacional de onde o segurado reside. Por exemplo, o seguro em Belo Horizonte é em média 31% mais barato do que no Rio de Janeiro“. Lembrando que os dados são extraídos do TEx Analytics, plataforma de inteligência de dados de seguro auto, e referente às cotações realizadas no TELEPORT, entre os meses de janeiro a abril de 2021.

Clique para ler a íntegra da nova edição do Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA)

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas