Índice de Preços do Seguro Automóvel (IPSA) – Valor do seguro segue estável em março

Estudo realizado pela TEx, com base no dataset de maior abrangência nacional, traz novidades como gráfico com variações mensais e ranking dos carros mais cotados

A TEx, insurtech especializada em soluções online para o mercado segurador, divulga os números de março do IPSA – Índice de Preços do Seguro Automóvel. O estudo aponta a variação mensal dos preços do seguro auto de acordo com gênero, região, faixa etária, perfil do segurado, idade do veículo, gráfico com as variações mensais do Índice, e o Ranking do Carros mais cotados pelo TELEPORT, plataforma de gestão e MultiCálculo da TEx. Para baixar o IPSA completo acesse o link.

De acordo com o IPSA, o índice de março apresenta aumento de 1,8% se comparado ao mês anterior. Já se compararmos março deste ano com o mesmo período de 2021 observamos um aumento de 9,4%.

O estudo da TEx também traz informações quanto a evolução dos valores por gênero. Em março, o valor do seguro para o sexo masculino apresentou crescimento tímido, com 6,2% ante 6,0% em feverero. Em relação ao feminino também houve um leve aumento, passando de 5,2% em fevereiro para 5,3% em março. Ainda assim, o valor final do seguro segue mais caro para os homens, uma vez que há maior reincidência em acidentes graves e com perda total do veículo.

O IPSA ainda destaca dados referentes a evolução dos valores por faixa etária. Em março, observa-se crescimento de forma geral. “Podemos observar que o índice aumentou para todas as faixas etárias no mês de março. Porém os jovens até 25 anos seguem pagando mais que o dobro que pessoas com 56 anos ou mais”, explica Genildo Dantas,

Segundo dados de março, os nascidos entre 1990 e 2014, conhecidos como geração Z, podem pagar quase o dobro (8,5%) do que os nascidos entre 1943 e 1964, conhecidos como Baby Boomers (4,5%).

Para baixar o Índice de Preços do Seguro Automóvel completo acesse o link

Vale lembrar que o IPSA é produzido com base nos dados do TEx Analytics, ferramenta de inteligência de mercado desenvolvida pela TEx e dividido em seis indicadores: IPSA, que mede a inflação geral e leva em consideração segurados de ambos os sexos de todo o país, IPSA por gênero, IPSA por faixa etária, IPSA por população, IPSA por idade do veículo, e IPSA por valor da tabela Fipe.

Com mais R$ 3,5 bilhões de prêmios transmitidos por ano e mais de 2.000.000 de cotações por mês realizadas no TELEPORT, solução de Gestão e MultiCálculo da empresa para Corretoras de Seguros, é possível afirmar que a TEx possui o maior dataset do mercado, com abrangência nacional e mais de 20 mil Corretores utilizando suas soluções diariamente. “Essa penetração possibilitou a criação do Índice de Preços do Seguro Automóvel. O IPSA traz um panorama exato do cenário do seguro auto no Brasil”, revela Emir Zanatto, CEO da TEx.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas