Levantamento apontou que 49% dos brasileiros desejam mudar de emprego

Metade dos brasileiros está insatisfeita com o emprego atual e gostaria de uma nova oportunidade na carreira. A conclusão é de pesquisa realizada pelo LinkedIn, em dezembro de 2021. Com mil entrevistados, o levantamento apontou que 49% dos profissionais não estão satisfeitos em suas atuais posições e gostariam de mudar de carreira.

Outro estudo realizado pela rede social, em janeiro deste ano, identificou que o desejo é maior entre os jovens de 18 a 24 anos, e cerca de 61% dos profissionais nessa faixa etária querem uma mudança profissional.

Tecnologia como responsável

A busca por melhores remunerações e o equilíbrio entre vida pessoal e profissional estão entre as principais causas que geram o anseio pela mudança. Outro fator apontado pela pesquisa é o reflexo direto da ascensão de determinadas carreiras nos últimos quatro anos e meio, em parte sob influência das novas tecnologias, que aparecem como “profissões do futuro”.

Para o diretor-geral do LinkedIn, Milton Beck, a tecnologia movimenta o mundo corporativo e está mudando a demanda por competências, direcionando o mercado de trabalho do futuro. “As habilidades comportamentais continuam sendo essenciais, mas estamos vendo uma procura maior por especialização nestas áreas. Este cenário está se replicando em diversos países e a necessidade das empresas por cargos de tecnologia aumenta ano após ano”.

Confira a seguir detalhes de algumas carreiras destacadas na pesquisa, apontadas como “profissões do futuro”:

– Cyber Security

O aumento do uso de ferramentas online fez com que os crimes digitais crescessem 950% no Brasil em 2021, na comparação com o ano anterior. Diante desse cenário, o especialista em cibersegurança se torna cada vez mais necessário, por ser o responsável pelo combate às ameaças digitais e ataques ransomware, visando manter a segurança da informação das empresas.

A demanda por esse tipo de profissional cresce a cada ano e as perspectivas de salário também. Segundo informações de estudo divulgado pela Robert Half, a remuneração inicial para um analista de cyber security é de R$ 18 mil.

– Negócios e Data Science

Conhecido no mercado como “Data Science Specialist”, o profissional deste setor atua nas áreas de tecnologia da informação, serviços bancários e serviços financeiros. Fazendo uso de ferramentas Big DataData Analytics e Inteligência Artificial, estes especialistas podem ocupar posições como cientista de dados, analista de dados ou engenheiro de software.

Aquecido e promissor, o mercado de inteligência de sistemas é um dos que mais atrai o interesse de investidores. Somente no segundo trimestre de 2021, o segmento ultrapassou a marca de US$ 20 bilhões em investimentos, segundo apurou o site da revista Época Negócios.

– Gestão de Dados

De acordo com o relatório do Fórum Econômico Mundial de 2020 sobre profissões do futuro, a análise e a ciência de dados serão os empregos com maior aumento de demanda até 2025. Até lá, são previstos 97 milhões de novos empregos nestas áreas.

Uma grande demanda exige familiarização com recursos voltados à Gestão de Dados. O manuseio e o desenvolvimento de informações de dados são fundamentais nos processos de tomada de decisão dos profissionais que desempenham esta atividade.

Entre as competências mais comuns para esses profissionais estão o aprendizado de máquinas (machine learning), ferramentas de automação como Big Data e Python, e ciência de dados.

– User Experience

Buscando estabelecer estratégias que visam proporcionar a melhor experiência aos usuários, o User Experience Researcher (pesquisador em experiência do usuário) destaca-se pela capacidade de elaboração de testes de usabilidade, pela experiência com o usuário e por ações que perpassam pelo Design Thinking.

Descubra sua vocação!

Para cada uma dessas áreas, a Escola de Negócios e Seguros (ENS) oferece cursos de formação e capacitação. Cyber Security para Gestores, Negócios e Data Science, Gestão de Dados, Gestão de User Experience e Marketing, todos com matrículas abertas no site da Instituição. A pós Negócios e Data Science tem turma confirmada com início marcado para 16 de agosto.

Descubra o curso que mais te cativa e atue em uma das carreiras em ascensão!

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas