Pesquisa da Mercer identifica desafios nas políticas do automóvel como benefício

Edição especial analisa como as áreas de Recursos Humanos estão lidando com o benefício após os impactos da pandemia

Com a pandemia do novo coronavírus, as empresas precisaram se adaptar rapidamente aos novos desafios em praticamente todas as frentes. Sem dúvidas, a área de Recursos Humanos foi uma das mais afetadas no contexto atual. Por isso, a Mercer Brasil realizou uma série de pesquisas junto à comunidade de RH, dentre elas a pesquisa Impactos na Política de Automóvel, com a finalidade de identificar como as organizações estão lidando com esse benefício e quais as principais tendências na gestão.

De acordo com as empresas pesquisadas, os principais desafios foram a Falta de veículos disponíveis (36%), Preço muito alto (31%), Prazo muito longo (22%), além da própria pandemia (6%), Fechamento da montadora que atendia (4%) e Dificuldade na gestão do carro como ferramenta de trabalho (2%). A substituição do benefício do automóvel foi uma das alternativas que grande parte das empresas participantes realizaram: 31% optaram por benefícios flexíveis, uma das grandes tendências de RH no momento, 29% direcionaram a verba para deslocamentos por aplicativos, 24% alteraram para bônus no lugar do carro, 19% adotaram carro híbrido e apenas 9% não consideraram trocar o benefício.

“Com essa pesquisa inédita, até pela própria situação, buscamos entender o processo de adaptação e as tendências na gestão desse ainda importante benefício. Já há muito debate ao redor do benefício por questões como mobilidade urbana, sustentabilidade e novas expectativas da força de trabalho. Agora, pelas razões apontadas pela pesquisa, a gestão se tornou mais difícil e novas soluções despontam como tendências relevantes, como o benefício flexível e ‘auxílio deslocamento’ por meio de aplicativos, por exemplo”, destaca Rafael Ricarte, Líder de Produtos de Carreira da Mercer Brasil.

A pesquisa identificou também os benefícios aplicados, os tipos de políticas de automóveis (alugados e frota), a área responsável pela sua gestão, além de apresentar os pontos de vista dos Departamentos de Recursos Humanos sobre a sua importância. Com aplicação em mais de 100 empresas do estado de São Paulo e nas regiões Sudeste, Sul, Norte e Nordeste, contou com profissionais em cargos de presidência, diretores, gerente executivo/suporte, gerentes, coordenadores, profissionais de venda e profissionais de suporte facilities.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas