Fórum com Imprensa aborda vitórias do setor de seguros

Presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, falou com jornalistas sobre open insurance, a retirada da emenda que regularizava as associações da MP 1040, além de ações do Sincor-SP

Alexandre Camillo

Para estreitar o relacionamento com os jornalistas do mercado de seguros, o Sincor-SP realiza, periodicamente, o Fórum com a Imprensa Especializada. E, nesta quarta-feira (21/07), o presidente do Sincor-SP, Alexandre Camillo, conversou com os profissionais sobre open insurance, a retirada da emenda que regulamentava as associações de proteção veicular da Medida Provisória nº 1.040, entre outras ações da entidade.

Com relação ao Open Insurance, que permite aos consumidores acessarem e compartilharem seus dados com outras seguradoras ou terceiros, Camillo se mostrou apreensivo. “Não temos nada contra inovação, mas é uma cópia do Open Banking. A diferença é que a relação é banco e consumidor. No caso do Open Insurance, a relação é seguradora com seguradora, mais o consumidor. Para os bancos, faz todo sentido, mas para o mercado de seguros não, pois já temos a figura do corretor. Outra questão é: vai diminuir o valor final para o consumidor? Não vai. Nós, como setor, não só os corretores de seguros, Fenacor e CNseg, já nos posicionamos, durante a audiência pública, contrários às disposições trazidas no open Insurance. Principalmente, sobre as sociedades iniciadoras em seguros. Isto não está previsto em lei”, declara.

A MP 1040, que facilita a abertura de empresas no Brasil, foi aprovada na Câmara e agora segue para o Senado. O texto original continha uma emenda que pretendia regulamentar as associações de proteção veicular, no entanto, foi barrada pelo relator, deputado federal Marco Bertaiolli (PSD-SP), após conversas com o setor. “A Medida trazia a emenda 162, que regulamentava as associações de proteção veicular às avessas, sem requisitos técnicos, sem reservas financeiras. A emenda foi retirada com embasamento jurídico, pois era inconstitucional. Conseguimos vencer mais esse desafio”, explica Camillo.

O presidente do Sincor-SP ainda comentou sobre a reforma na sede da entidade, após sinistro ocorrido em 2019, convidando os jornalistas a visitarem as novas instalações. “Finalmente, poderemos mostrar o novo espaço do Sincor-SP, que ficou moderno, convidativo e é um legado para os corretores de seguros associados”.

Na transmissão, o 1º vice-presidente do Sincor-SP, Boris Ber, revelou que os jornalistas poderão utilizar o estúdio da TV, mediante agendamento, bem como usufruir de alguns benefícios oferecidos aos associados da entidade.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas