Modelo de associativismo fortalece operadoras de planos odontológicos

Setor cresce no país e busca diminuir déficit com o cuidado que os brasileiros possuem com a saúde bucal. Operadoras de planos odontológicos se associam à SINOG e buscam unir forças.

Nos últimos 25 anos, a Associação Brasileira de Planos Odontológicos (SINOG) tem atuado para consolidar os planos odontológicos como o principal agente da democratização do acesso à saúde bucal dos brasileiros. Para que este acesso seja ampliado é necessário esforço, comprometimento e uma ação conjunta entre diversas entidades e órgãos para o fortalecimento da categoria. É com o objetivo de unir forças para gerar soluções e agregar valor que a SINOG desempenha sua atividade associativa e de representação sindical patronal.

No atual cenário brasileiro, a saúde bucal, embora tenha apresentado melhora nos últimos anos, segue precária para grande parte da população. De acordo com a mais recente Pesquisa Nacional de Saúde, realizada pelo IBGE e divulgada em setembro de 2020, dos 162 milhões de brasileiros acima de 18 anos, 21% perderam 13 dentes ou mais. Dados da ANS (Agência Nacional de Saúde Suplementar) dão conta que apenas 14,4% dos brasileiros possuem algum tipo de plano odontológico.

Diante de todos estes desafios, Dr. Roberto Cury, presidente da SINOG, faz uma análise positiva do modelo de associativismo: “ele permite maior representatividade do segmento, proporcionando evoluções que cheguem aos brasileiros que não possuem acesso aos cuidados com a saúde bucal. Além de ir ao encontro dos nossos objetivos em promover o intercâmbio de informações entre as operadoras de planos odontológicos gerando um constante aprendizado, incentivamos as melhorias das técnicas de gestão. Sem esquecer a defesa dos interesses do nosso setor econômico junto aos órgãos reguladores e governamentais”.

Outra importante vantagem do associativismo é o poder de negociação no mercado. É mais vantajoso buscar parcerias com fornecedores de materiais para grandes compras em grupo, do que individualmente. Em outras atuações, como é o caso da SINOG, como a representatividade, o associativismo pode gerar resultados mais sólidos para os interesses coletivos da categoria. O associativismo trás exatamente estes objetivos: cooperação, integração e fortalecimento entre seus pares.

Vale ressaltar que atualmente a SINOG representa 72% do mercado em número de beneficiários de planos odontológicos. Muitas conquistas recentes foram obtidas por meio da maior representatividade que a categoria obteve nos últimos anos, como propostas de mudanças legislativas, criação de movimentos e eventos em nível nacional como campanhas de conscientização, além da promoção de cursos e atividades para o aprimoramento dos profissionais que integram este segmento.

Revista Cobertura desde 1991 levando informação aos profissionais do mercado de seguros.

Anuncie

Entre em contato e descubra as opções de anúncios que a Revista Cobertura pode te oferecer.

Eventos

Próximos Eventos

Mais lidas da semana

Mais lidas